sexta-feira, 18 de março de 2016

Ver e Olhar







Ver e Olhar - Seminário  Integrador III

No meu retrato da escola iniciei com o ver, sendo que iniciei pela localização, caracterização do município e região, seguindo com os dados gerais com dados estatísticos do INEP/MEC (2014). Com olhar distraído, por conseguinte 2,4% não realizaram matrícula na escola e sem realizar olhar de quanto isto significa na proporção da população na cidade de Esteio.
O meu ver era o atendimento dos 240 alunos que estavam matriculados na escola, onde de acesso ao PPP (projeto político pedagógico) despertou meu olhar, pois muitas daquelas crianças viviam sob a responsabilidade de parentes ou adotantes segundo as fichas de inscrição, pois os pais não puderam acolhê-los por diferentes motivos e a diversidade no grau de escolarização entre os responsáveis pelos alunos que se dá deste o analfabetismo até o nível superior, influenciando diretamente na bagagem cultural que cada estudante trás para a escola.
O olhar foi então se aperfeiçoando, pois estava acostumada apenas a ver. Passei a admirar a construção de murais, os quais estava habituada apenas correr os olhos pelos corredores. Foi olhar para a importância que tem uma administração escolar para o desenvolvimento do nosso trabalho em sala de aula.
E ampliar este olhar para as crianças, buscando melhor atendimentos para situações quais chamamos ‘corriqueiras’, de pequenos conflitos na educação infantil. O qual permitiu melhorar o ambiente escolar como um todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário