Ver e Olhar - Seminário Integrador III
No meu
retrato da escola iniciei com o ver, sendo que iniciei pela localização,
caracterização do município e região, seguindo com os dados gerais com dados estatísticos do INEP/MEC (2014). Com olhar distraído, por conseguinte 2,4% não realizaram matrícula na escola e sem realizar
olhar de quanto isto significa na proporção da população na cidade de Esteio.
O meu ver era o
atendimento dos 240 alunos que estavam matriculados na escola, onde de acesso
ao PPP (projeto político pedagógico) despertou meu olhar, pois muitas daquelas
crianças viviam sob a responsabilidade de parentes ou adotantes segundo as
fichas de inscrição, pois os pais não puderam acolhê-los por diferentes motivos
e a diversidade no grau de escolarização entre os responsáveis pelos alunos
que se dá deste o analfabetismo até o nível superior, influenciando diretamente
na bagagem cultural que cada estudante trás para a escola.
O olhar foi
então se aperfeiçoando, pois estava acostumada apenas a ver. Passei a admirar a
construção de murais, os quais estava habituada apenas correr os olhos pelos
corredores. Foi olhar para a importância que tem uma administração escolar para
o desenvolvimento do nosso trabalho em sala de aula.
E ampliar este olhar para as crianças, buscando
melhor atendimentos para situações quais chamamos ‘corriqueiras’, de pequenos
conflitos na educação infantil. O qual permitiu melhorar o ambiente escolar
como um todo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário