INÍCIO: 01/02/2016
PREVISÃO DE TÉRMINO: 01/04/2016
PROJETO: Músicas misturadas com Histórias
JUSTIFICATIVA:
A turma NB1 apresentou logo de início seu interesse
e apreciação pelo cantinho da leitura, fantasias e uma identificação importante
com a música, e foi possível de perceber diante de diferentes momentos em que estes
elementos se fazem presentes na rotina das crianças: na ida para o pátio, no
banheiro, no refeitório e até mesmo na hora do descanso em que solicitam a
contação de histórias e sempre tem uma canção que surge espontaneamente por
parte das crianças e que contagia a todos principalmente nas brincadeiras
livres.
Salientando que o período é de adaptação e que
estamos recebendo amigos novos na turma, optou-se então por desenvolvermos um
projeto oportunizando: a integração, afeto, amizade e ao mesmo tempo enriquecer
a imaginação e de forma prazerosa fazendo muitas descobertas em um ambiente
repleto de histórias, músicas e faz de conta.
OBJETIVOS DO PROJETO:
º
Desenvolver e estimular a criatividade, a
imaginação e o gosto por histórias e músicas variadas;
º Conhecer as características de personagens e
de alguns instrumentos musicais.
º
Inventar e reproduzir histórias e canções;
º Ouvir, perceber e discriminar diferentes sons ampliando o repertório
musical e linguagem oral;
º Dramatizar e fantasiar diferentes histórias e canções;
º Fornecer subsídios para a construção da independência, autonomia e
autocuidado;
º Adquirir novos conhecimentos e habilidades;
º Ressaltar a importância da afetividade na escola e na família;
º Adotar atitudes de solidariedade, companheirismo, respeito e cooperação;
º
Aprender a resolver conflitos por meio do diálogo,
ouvir e respeitar os outros.
COMPETÊNCIAS/HABILIDADES A SEREM
DESENVOLVIDAS:
MOVIMENTO
º
Conhecer e reconhecer a si e ao outro;
º
Desenvolver a autoestima;
º
Interagir e socializar no coletivo;
º
Estabelecer boas relações de convivência;
º
Movimentar-se de acordo com brincadeiras, ritmos e
estímulos musicais;
ARTES VISUAIS
º
Ampliar o conhecimento de mundo, explorando
características e propriedades de diferentes objetos, materiais e suportes
gráficos;
º
Explorar e manipular materiais diversificados;
º
Descobrir o prazer advindo do fazer artístico;
º
Aprender a organizar, preservar e cuidar do espaço
e dos materiais.
MÚSICA
º Improvisar,
compor e interpretar músicas.
º Organizar
e relacionar som/silêncio.
º Desenvolver
a sensibilidade e o gosto musical.
º Explorar
os sons que o corpo produz
º Explorar
instrumentos musicais.
º Criar
e reproduzir melodias e músicas
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
º Reconhecer
e escrever seu nome, e ampliar gradativamente seu repertório de palavras;
º Comunicar-se
com clareza, riqueza de detalhes e usando o vocabulário adequadamente;
º Acompanhar
letras de músicas e jogos verbais;
º Familiarizar-se
com a escrita, em diferentes situações, inclusive no contato/cuidado com
diferentes portadores de texto.
NATUREZA E SOCIEDADE
º
Formular perguntas;
º
Utilizar, diferentes fontes para buscar
informações;
º
Ler e interpretar registros;
º Registrar informações, utilizando diferentes
formas;
MATEMÁTICA
º Identificar
números em diferentes contextos;
º Representar
a figura humana em diversas formas;
º Explorar
e identificar propriedades geométricas e físicas dos objetos;
IDENTIDADE
E AUTONOMIA
º Ampliar
sua autoconfiança, identificando suas limitações e possibilidades, e agindo de
acordo com elas;
º
Desenvolver atitudes de cooperação e solidariedade;
ESTRATÉGIAS
QUE SERÃO UTILIZADAS:
-Interpretação e dramatização de diferentes
músicas e histórias infantis;
-Ilustrações e pintura variadas;
-Confecção de fantoches de personagens,
fantasias e instrumentos musicais;
-Culinária de acordo com histórias e
músicas em destaque;
-Horas do conto com diferentes recursos,
principalmente músicas;
-Pinturas, recortes e colagem de gravuras.
-Rodas de conversas e cantadas;
-Modelagem de personagens com massa de
modelar, argila e variados materiais;
-Movimentos e expressões corporais;
-Criar textos coletivos a partir de imagens
e músicas;
-Técnicas diversas para registro de
histórias e observações;
-Manuseio e exploração de livros, revistas,
jornais e gibis;
-Campanha com as famílias intitulada:
“Canta pra mim uma história?”.
-Show de talentos para as demais turmas da
escola.
Recursos:
Livros didáticos; Livros infantis; rádio;
CDs; cantigas; filmes; internet; vídeos(documentários); papeis diversos;
folhas; sucatas; massinha de modelar; tintas e Pincéis; figuras diversas;
revistas e jornais; cola; tesoura; lápis colorido; giz de cera; caneta
hidrocor. * CD/DVD; balão; tecidos.
CULMINÂNCIA: Organizaremos um Sarau ao ar
livre e convidar os alunos da escola para assistir e participar se tiverem
interesse, socializando músicas, histórias, poemas e o que assim desejarem
envolvendo o tema do projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário