segunda-feira, 30 de maio de 2016

Planejamento do Projeto de Música

INÍCIO: 01/02/2016      PREVISÃO DE TÉRMINO: 01/04/2016
PROJETO: Músicas misturadas com Histórias


JUSTIFICATIVA:

A turma NB1 apresentou logo de início seu interesse e apreciação pelo cantinho da leitura, fantasias e uma identificação importante com a música, e foi possível de perceber diante de diferentes momentos em que estes elementos se fazem presentes na rotina das crianças: na ida para o pátio, no banheiro, no refeitório e até mesmo na hora do descanso em que solicitam a contação de histórias e sempre tem uma canção que surge espontaneamente por parte das crianças e que contagia a todos principalmente nas brincadeiras livres.
Salientando que o período é de adaptação e que estamos recebendo amigos novos na turma, optou-se então por desenvolvermos um projeto oportunizando: a integração, afeto, amizade e ao mesmo tempo enriquecer a imaginação e de forma prazerosa fazendo muitas descobertas em um ambiente repleto de histórias, músicas e faz de conta.

OBJETIVOS DO PROJETO:
º    Desenvolver e estimular a criatividade, a imaginação e o gosto por histórias e músicas variadas;
º    Conhecer as características de personagens e de alguns instrumentos musicais.
º    Inventar e reproduzir histórias e canções;
º    Ouvir, perceber e discriminar diferentes sons ampliando o repertório musical e linguagem oral;
º    Dramatizar e fantasiar diferentes histórias e canções;
º    Fornecer subsídios para a construção da independência, autonomia e autocuidado;
º    Adquirir novos conhecimentos e habilidades;
º    Ressaltar a importância da afetividade na escola e na família;
º    Adotar atitudes de solidariedade, companheirismo, respeito e cooperação;
º    Aprender a resolver conflitos por meio do diálogo, ouvir e respeitar os outros.


COMPETÊNCIAS/HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS:
MOVIMENTO
º    Conhecer e reconhecer a si e ao outro;
º    Desenvolver a autoestima;
º    Interagir e socializar no coletivo;
º    Estabelecer boas relações de convivência;
º    Movimentar-se de acordo com brincadeiras, ritmos e estímulos musicais;

ARTES VISUAIS
º    Ampliar o conhecimento de mundo, explorando características e propriedades de diferentes objetos, materiais e suportes gráficos;
º    Explorar e manipular materiais diversificados;
º    Descobrir o prazer advindo do fazer artístico;
º    Aprender a organizar, preservar e cuidar do espaço e dos materiais.

            MÚSICA
º     Improvisar, compor e interpretar músicas.
º     Organizar e relacionar som/silêncio.
º     Desenvolver a sensibilidade e o gosto musical.
º     Explorar os sons que o corpo produz
º     Explorar instrumentos musicais.
º     Criar e reproduzir melodias e músicas

 LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
º     Reconhecer e escrever seu nome, e ampliar gradativamente seu repertório de palavras;
º     Comunicar-se com clareza, riqueza de detalhes e usando o vocabulário adequadamente;
º     Acompanhar letras de músicas e jogos verbais;
º     Familiarizar-se com a escrita, em diferentes situações, inclusive no contato/cuidado com diferentes portadores de texto.

  NATUREZA E SOCIEDADE
º     Formular perguntas;
º     Utilizar, diferentes fontes para buscar informações;
º     Ler e interpretar registros;
º    Registrar informações, utilizando diferentes formas;

MATEMÁTICA
º     Identificar números em diferentes contextos;
º     Representar a figura humana em diversas formas;
º     Explorar e identificar propriedades geométricas e físicas dos objetos;

IDENTIDADE E AUTONOMIA
º     Ampliar sua autoconfiança, identificando suas limitações e possibilidades, e agindo de acordo com elas;
º     Desenvolver atitudes de cooperação e solidariedade;

ESTRATÉGIAS QUE SERÃO UTILIZADAS:
-Interpretação e dramatização de diferentes músicas e histórias infantis;
-Ilustrações e pintura variadas;
-Confecção de fantoches de personagens, fantasias e instrumentos musicais;
-Culinária de acordo com histórias e músicas em destaque;
-Horas do conto com diferentes recursos, principalmente músicas;
-Pinturas, recortes e colagem de gravuras.
-Rodas de conversas e cantadas;
-Modelagem de personagens com massa de modelar, argila e variados materiais;
-Movimentos e expressões corporais;
-Criar textos coletivos a partir de imagens e músicas;
-Técnicas diversas para registro de histórias e observações;
-Manuseio e exploração de livros, revistas, jornais e gibis;
-Campanha com as famílias intitulada: “Canta pra mim uma história?”.
-Show de talentos para as demais turmas da escola.

Recursos:
Livros didáticos; Livros infantis; rádio; CDs; cantigas; filmes; internet; vídeos(documentários); papeis diversos; folhas; sucatas; massinha de modelar; tintas e Pincéis; figuras diversas; revistas e jornais; cola; tesoura; lápis colorido; giz de cera; caneta hidrocor. * CD/DVD; balão; tecidos.


CULMINÂNCIA: Organizaremos um Sarau ao ar livre e convidar os alunos da escola para assistir e participar se tiverem interesse, socializando músicas, histórias, poemas e o que assim desejarem envolvendo o tema do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário