sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Reflexões Reunião Pedagógica


Podemos perceber que nossa rotina se aproxima da estruturante, pois é flexível em diversos momentos. Qual a concepção desta criança? E pensar como que essa criança de hoje  é protagonista e exige mais dos professores. E de que forma podemos envolve-la na organização do Tempo Pedagógico!!

na Educação Infantil? 









quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

ativ 12 estudos sociais

1 Mostra de trabalhos da educação infantil e Dia Saudavel- atendimento da comunidade pela área da saúde


Apresentação do CTG N.Hartz semana farroupilha

Ativ. 12 Estudos Sociais

Apresentação do CTG N.Hartz na semana farroupilha, convite da escola ed.infantil SESI N.Hartz.


quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Ativ 8-9 Quais são os nossos comprovantes de memória docente?

Me identifiquei muito com a parte do artigo no qual diz que : É importante salientar o papel da mãe como retratista e mantenedora das lembranças familiares. Pode-se até afirmar que é ela quem tem o papel e a preocupação em acompanhar o crescimento dos filhos, em preservar, organizar, catalogar as fotos, a memória fotográfica da família.
Pois meu bebê está com três meses e me vejo neste papel de mantenedora das lembranças, fazendo impressão das fotos, organizando álbuns, registrando momentos importantes...











sábado, 4 de fevereiro de 2017

Ativ. 4 FÓRUM CLASSIFICAÇÃO- ciencias


Classificar é fazer ciências?

Na turma Nível A- 4 e 5 anos, entregamos para grupos de 5 crianças propagandas de supermercado para recortar e depois classificar, colando os alimentos bons para colar no cartaz coletivo. O interessante é que para alguns entra o refrigerante e a bolachinha recheada nos alimentos bons que tinham o hábito de comer todos os dias.


sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Experiência de Ciências

Experiência de Ciências













Não consegui acessar o link , mas lendo e maravilhada com as postagens das colegas lembrei de uma aula aplicada no meu estágio do curso de química anos atrás , trabalhando sobre a terra com o 5º ano na escola municipal de Esteio, desenvolvemos um filtro caseiro em grupos durante a aula.
Por um pedido dos alunos, que não tinham o hábito de realizar experimentos, realizamos em aula o desenvolvimento de um filtro caseiro. O qual foi possível observar um tratamento simplificado da água. Eles ficaram curiosos no primeiro momento, depois na atividade todos estavam muito envolvidos e dedicados. E cada dia durante a semana, um integrante do grupo levou para casa o filtro feito de garrafa pet, explicando para a família o que haviam aprendido.  Foi muito gratificante para mim acompanhar o empenho da turma na atividade, refletindo na importância de uma aula que instigue os alunos e que façam com que eles participem.
Os materiais necessários para a construção do filtro caseiro são:
- Garrafa pet;
- Tesoura sem ponta;
- Chumaço de algodão;
- Areia fina;
- Areia grossa;
- Cascalho fino;
- Cascalho grosso;
- Água barrenta;
Com os materiais em mãos, divida a turma em grupos de até quatro alunos e solicite a realização de um relatório destacando todas as etapas da atividade. Em seguida, inicie a construção do filtro. Para isso, retire o fundo da garrafa pet com a tesoura e vede o gargalo com o chumaço de algodão. Posicione a garrafa de forma que o fundo fique voltado para cima e o gargalo para baixo.
Posteriormente, lave a areia e o cascalho em água corrente. Após esse procedimento, adicione, respectivamente, uma camada de areia fina, uma de areia grossa, o cascalho fino e, por fim, o cascalho grosso. O filtro está pronto. Nesse momento, despeje a água barrenta no filtro caseiro e observe o que acontecerá.
A água barrenta ficará limpa após passar pelas camadas do filtro. No entanto, é importante ressaltar que ela não é adequada para