Ser professor reflexivo- Isabel Alarcão
O texto aborda o tema principal a reflexão, um termo usual e
tendência nos dias de hoje. Que nos faz seguir pela busca de uma identidade
quase desaparecida, levantando questões de como é possível e desejável ser-se
reflexivo e para onde nos leva a nossa reflexão.
Contextualizando as dificuldades no processo reflexivo, que
muitas vezes vem acompanhado com a mudança, inovação e adaptação no
ensino-aprendizagem. Questionando porque professores acomodam-se e apoiam-se em
desculpas e culpados para não seguir com a transformação nas escolas.
Acredito que é necessário sim, pois a reflexão nos faz
crescer e amadurecer pensamentos e atitudes, buscando no pessoal e profissional
a empatia conseguimos visualizar o mundo com ‘outros olhos’. Realizando ações
com ética, respeito, transparência, resiliência, compreendendo e aceitando as
diferença. Sendo assim possível rever nossa prática e nos auto-avaliar,
reinventando-se a cada dia.
Um “professor reflexivo” não para de refletir a partir do momento em que consegue sobreviver na sala de aula, no momento em que consegue entender melhor sua tarefa e em que sua angústia diminui. Ele continua progredindo em sua profissão mesmo quando não passa por dificuldades e nem por situações de crise, por prazer ou porque não o pode evitar, pois a reflexão transformou-se um uma forma de identidade e de satisfação profissionais. Ele conquista métodos e ferramentas conceituais baseados em diversos saberes e, se for possível, conquista-os mediante interação com outros profissionais. Essa reflexão constrói novos conhecimentos, os quais, com certeza, são reinvestidos na ação. Um profissional reflexivo não se limita ao que aprendeu no período de formação inicial, nem ao que descobriu em seus primeiros anos de prática. Ele reexamina constantemente seus objetivos, seus procedimentos, suas evidencias e seus saberes. Ele ingressa em um ciclo permanente de aperfeiçoamento, já que teoriza sua própria prática, seja consigo mesmo, seja com uma equipe pedagógica. O professor faz perguntas, tenta compreender seus fracassos, projeta-se no futuro, decide proceder de forma diferente quando ocorrer uma situação semelhante ou quando o ano seguinte se iniciar, estabelece objetivos mais claros, explicita suas expectativas e seus procedimentos. A prática reflexiva é um trabalho que, para se tornar regular, exige uma postura e uma identidade particulares. (PERRENOUD, 2002 b,43).
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