domingo, 2 de julho de 2017

Forum 6-reflexões, que expressem as diferentes dimensões do Currículo e Avaliação da Educação Infantil


Os regulamentos, leis, resoluções são compreendidas como uma ferramenta norteadora de organização das propostas pedagógicas das escolas de Educação Infantil. Assim, segundo Oliveira (2010), as novas diretrizes foram elaboradas considerando as pesquisas realizadas e o conhecimento consistente produzido sobre currículo nos últimos dez anos sobre o que poderia fundamentar um trabalho de qualidade junto às crianças de zero a cinco anos de idade. O texto aborda afirma que as diretrizes proporcionaram pela primeira vez um significado de currículo e deliberaram princípios norteadores de um trabalho pedagógico empenhado com a qualidade e chances de desenvolvimento para todas as crianças. O texto do documento menciona as finalidades e condições para a organização curricular, avalia a Educação Infantil, a importância da parceria na relação família/ escola, os conhecimentos que devem ser consolidadas em práticas diárias e habituais nas instituições e faz indicações como as metodologias avaliativas que necessitam ser lembrados no andamento escolar das crianças.
Entendo a avaliação mediadora como um exercício diário, inclusive foi abordado texto da Jussara Hoffman em nosso ultimo via lync com formação de professores/junho, onde podemos refletir com os docentes o educar, brincar e cuidar aspectos do desenvolvimento infantil e avaliação mediadora.  Entendendo a avaliação como forma de historicizar caminhos que cada criança vem percorrendo em busca de conhecimento do mundo e desenvolvimento de valores pessoais, retratando, assim a dinamicidade de sua ação de conhecer. (Jussara Hoffmann)


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