Os regulamentos, leis, resoluções são compreendidas como uma ferramenta norteadora de organização das propostas pedagógicas das escolas de Educação Infantil. Assim, segundo Oliveira (2010), as novas diretrizes foram elaboradas considerando as pesquisas realizadas e o conhecimento consistente produzido sobre currículo nos últimos dez anos sobre o que poderia fundamentar um trabalho de qualidade junto às crianças de zero a cinco anos de idade. O texto aborda afirma que as diretrizes proporcionaram pela primeira vez um significado de currículo e deliberaram princípios norteadores de um trabalho pedagógico empenhado com a qualidade e chances de desenvolvimento para todas as crianças. O texto do documento menciona as finalidades e condições para a organização curricular, avalia a Educação Infantil, a importância da parceria na relação família/ escola, os conhecimentos que devem ser consolidadas em práticas diárias e habituais nas instituições e faz indicações como as metodologias avaliativas que necessitam ser lembrados no andamento escolar das crianças.
Entendo a avaliação mediadora como um exercício diário, inclusive foi abordado texto da Jussara Hoffman em nosso ultimo via lync com formação de professores/junho, onde podemos refletir com os docentes o educar, brincar e cuidar aspectos do desenvolvimento infantil e avaliação mediadora. Entendendo a avaliação como forma de historicizar caminhos que cada criança vem percorrendo em busca de conhecimento do mundo e desenvolvimento de valores pessoais, retratando, assim a dinamicidade de sua ação de conhecer. (Jussara Hoffmann)
Nenhum comentário:
Postar um comentário