quinta-feira, 24 de maio de 2018

EJA Contemporaneo -


Atuar sobre o mundo é condição para o desenvolvimento das estruturas cognitivas que permitem compreendê-lo melhor e mudar as relações com  outros individuos. É, também, qualidade imprescindível para a preparação dos instrumentos de conhecimento, em específico, as estruturas causais, que possibilitam ao educando lidar corretamente com objetos e fenômenos do mundo físico e a compreender e transformar o meio em que vive.
Já Freire (2007, 2008) compreende o ser humano como um ser histórico, social, inconcluso, capaz de ter não apenas sua atividade, mas a si mesmo como objeto de consciência. Na condição de estar sendo, o ser humano compara, valoriza, intervém, escolhe, decide, fazendo-se ser ético.
              No contemporâneo, dada as necessidade do mundo do trabalho, estabelecem maior inclinação para o desenvolvimento de habilidades e competências fundamentais à participação produtiva na vida em coletividade. Esse contexto impõe às instituições de ensino a revisão da organização de seus tempos e ambientes, a readequação dos currículos e a aplicação de novas metodologias de ensino.
De acordo com Vygotsky (2008), o sujeito é ativo e interativo, pois constrói conhecimento e constitui-se por meio das relações interpessoais. É na troca com outros sujeitos e consigo mesmo que seus conhecimentos, papéis e funções sociais vão sendo internalizados, possibilitando a construção de novos conhecimentos e o desenvolvimento da personalidade e da consciência.
 
O desafio atual é propor a articulação inovadora entre o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, sob a configuração de Educação a Distância e a Formação Continuada para o Mundo do Trabalho, ter em vista o aperfeiçoamento do desenvolvimento escolar de jovens e adultos, de maneira a cobrir e qualificara sua aprovação e continuação no mundo do trabalho, contextualizando o aluno à realidade regional nacional.

O impacto negativo da educação de baixa qualidade no Brasil atinge os indivíduos, diretamente, por uma abrangente taxa de insucesso dos alunos nas escolas, principalmente para os alunos de cursos técnicos, tecnológicos e das engenharias que são o foco do SESI que é onde trabalhamos.

Esses resultados negativos da educação básica comprometem, ainda, indiretamente a produção nas empresas e na indústria, sendo que atualmente, o capital mais importante para as empresas é o capital intelectual do trabalhador. As implicações são claras na economia brasileira passando com a baixa concorrência e o baixo indicador de inovação na indústria.

O quadro a seguir sumariza o diagnóstico da educação no país.

 

Baixa qualidade da Educação Nacional

·        Baixas notas nos indicadores no IDEB e PISA;

·        Conteúdo enciclopédico e academicista;

·        Dissociação entre os diversos saberes;

·        Ênfase no decorar ao invés do conhecer e do fazer.


·        Baixa capacidade de entendimento e expressão na língua portuguesa

·        Baixa capacidade de raciocínio matemático

·        Baixa capacidade de raciocínio científico e de resolução de problemas práticos


·        Impacto negativo sobre a produtividade do trabalhador brasileiro

·        Baixa competitividade da economia brasileira

·        Elevada taxa de insucesso dos alunos nos cursos técnicos, tecnológicos e engenharias

·        Baixo índice de inovação na indústria

·        Considerando, ainda, as significativas e céleres transformações ocorridas numa sociedade planetária contemporânea, onde as informações e conhecimentos são imediatos e globalizados, uma escola que pretenda atingir a excelência demanda o enfrentamento desses desafios, ou seja, torna-se imperioso que se possa oferecer uma educação de qualidade que faça frente a todas essas exigências, para os jovens e adultos trabalhadores da indústria e seus dependentes.

·        Na medida em que as respostas governamentais não são imediatas, nem mesmo as desejadas, a iniciativa privada toma a si essa responsabilidade. O setor industrial gaúcho depende do nível de qualificação de seus trabalhadores para estar em condições de competir no mercado econômico mundial.
 
 
Grupo com Patricia soares turma E

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