domingo, 6 de maio de 2018

Inovações Pedagógicas- Maria Isabel Cunha





Conforme o texto Maria Isabel Cunha para os coordenadores dos cursos que foram entrevistados sobre conceito de Inovações Pedagógicas, definirão o conceito com o novo que está unido a um aspecto positivo, acrescentando algo, proporcionando um olhar diferenciado sobre um fato. Contudo alguns asseguraram que inovação está unida com novos formatos de pensar, para outros está ligado com a transformação de compreensão.
No início a inovação pode assustar, causar receio ou curiosidade, porém significa movimento, sair da zona de conforto o que para algumas pessoas representa risco e insegurança.
Na entrevista com os coordenadores a conceito de inovação não denota romper com o passado, sendo necessário ter outro olhar para mesmas situações. Rompendo a maneira tradicional de educar e aprender influenciado pelos princípios positivistas da ciência moderna. Com uma gestão participativa no qual o sujeito sinta-se protagonista do seu aprender, caracterizando capacidades, aptidões e conhecimento e rompendo paradigmas como a teoria que precede a pratica na expectativa metodológica de entendimento.
Relatando diferentes práticas e abordagens de experiência grandes e pequenas que abrange educador e aluno, maneiras de gestão e trabalho coletivo ou compartilhado, enquanto outros avaliam novas práticas, há os que pensam alternativas para extrapolar a sala de aula, há os que buscam a tecnologia como aliada a inovação, há os que acreditam que os alunos protagonistas e ativos em sala de aula, questionadores e não ficam satisfeitos com qualquer resposta. Com estas comparações necessitamos refletir em nossas práticas em sala de aula buscando alternativas para se reinventar e renovar a cada dia, oportunizando o protagonismo instigando o aluno a socializar, compartilhar, pesquisar e construir seu conhecimento em processos interdisciplinares.



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