Conforme o
texto Maria Isabel Cunha para os coordenadores dos cursos que foram entrevistados
sobre conceito de Inovações Pedagógicas, definirão o conceito com o novo que
está unido a um aspecto positivo, acrescentando algo, proporcionando um olhar
diferenciado sobre um fato. Contudo alguns asseguraram que inovação está unida com
novos formatos de pensar, para outros está ligado com a transformação de compreensão.
No início a
inovação pode assustar, causar receio ou curiosidade, porém significa movimento,
sair da zona de conforto o que para algumas pessoas representa risco e
insegurança.
Na entrevista
com os coordenadores a conceito de inovação não denota romper com o passado,
sendo necessário ter outro olhar para mesmas situações. Rompendo a maneira
tradicional de educar e aprender influenciado pelos princípios positivistas da ciência
moderna. Com uma gestão participativa no qual o sujeito sinta-se protagonista
do seu aprender, caracterizando capacidades, aptidões e conhecimento e rompendo
paradigmas como a teoria que precede a pratica na expectativa metodológica de entendimento.
Relatando
diferentes práticas e abordagens de experiência grandes e pequenas que abrange
educador e aluno, maneiras de gestão e trabalho coletivo ou compartilhado,
enquanto outros avaliam novas práticas, há os que pensam alternativas para
extrapolar a sala de aula, há os que buscam a tecnologia como aliada a inovação,
há os que acreditam que os alunos protagonistas e ativos em sala
de aula, questionadores e não ficam satisfeitos com qualquer resposta. Com
estas comparações necessitamos refletir em nossas práticas em sala de aula buscando
alternativas para se reinventar e renovar a cada dia, oportunizando o protagonismo
instigando o aluno a socializar, compartilhar, pesquisar e construir seu
conhecimento em processos interdisciplinares.
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