terça-feira, 16 de junho de 2015


     
Considerações finais 

    Como estamos próximo do fim do semestre, foi possível compreender o quanto é significativo a realização das tarefas e a dedicação ao curso, que modificou a forma de olhar e admirar os trabalhos desenvolvidos na escola.
Possibilitando registrar o empenho da direção, professores, funcionários, alunos, familiares e comunidade nas ações desenvolvidas na escola, como o dia do mutirão do bem que mobilizou todos para limpeza, conserto e organização de vários ambientes da escola. Pois ações de solidariedade fortalecem os vínculos da família, dos laços de fraternidade humana de tolerância recíproca em que se assenta a vida social, baseado na formação de atitudes e valores. 
O acompanhamento do trabalho de diversos colegas possibilitou aperfeiçoar meu retrato da escola, acrescentando fotos de projetos desenvolvidos e descrevendo a escola em um texto conforme sugestão da tutora Maria Del Carmo.
                A realização deste trabalho trouxe benefícios também para a escola, pois o PPP que estava 'parado' desde o ano passado, sendo retomado para o processo de atualização. Pude acompanhar, participar e sugerir na reestruturação do PPP e conhecer melhor a comunidade onde a escola está inserida. Levando em consideração a reflexão do processo ensino-aprendizagem, com sustentação de práticas comprometidas e conseqüentes na ação educativa envolvendo a comunidade e buscando planejamentos com propostas flexíveis e estar em permanente construção associada ás circunstâncias de modificação da realidade escolar.
          A construção do conhecimento ocorre por meio de capacidades e competências desenvolvidas alimentam interação entre alunos e professores. O aluno não deve somente acumular conteúdos, precisa desenvolver-se cognitivamente aumentando a sua capacidade de aprendizagem. As ações dos professores, vão alem da transmissão do conhecimento, as atividades devem buscar a reinvenção do conhecimento expandindo nossa capacidade de ensino- aprendizagem.
                A atuação pedagógica com um enfoque globalizador parte do pressuposto que os conteúdos de aprendizagem são “sempre meios para conhecer ou responder a questões que uma realidade experiência dos alunos proporciona: realidade que é sempre global e complexa” (ZABALA, 2002, p.28).


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