Considerações finais
Como estamos próximo do fim do semestre, foi possível
compreender o quanto é significativo a realização das tarefas e a dedicação ao
curso, que modificou a forma de olhar e admirar os trabalhos desenvolvidos na
escola.
Possibilitando registrar o empenho da direção, professores,
funcionários, alunos, familiares e comunidade nas ações desenvolvidas na
escola, como o dia do mutirão do bem que mobilizou todos para limpeza, conserto
e organização de vários ambientes da escola. Pois ações de solidariedade
fortalecem os vínculos da família, dos laços de fraternidade humana de
tolerância recíproca em que se assenta a vida social, baseado na formação de
atitudes e valores.
O acompanhamento do trabalho de diversos colegas possibilitou
aperfeiçoar meu retrato da escola, acrescentando fotos de projetos
desenvolvidos e descrevendo a escola em um texto conforme sugestão da tutora
Maria Del Carmo.
A realização deste trabalho
trouxe benefícios também para a escola, pois o PPP que estava 'parado' desde o
ano passado, sendo retomado para o processo de atualização. Pude acompanhar, participar e sugerir na reestruturação do PPP e
conhecer melhor a comunidade onde a escola está inserida. Levando em consideração
a reflexão do processo ensino-aprendizagem, com sustentação de práticas
comprometidas e conseqüentes na ação educativa envolvendo a comunidade e
buscando planejamentos com propostas flexíveis e estar em permanente construção
associada ás circunstâncias de modificação da realidade escolar.
A construção do conhecimento
ocorre por meio de capacidades e competências desenvolvidas alimentam interação
entre alunos e professores. O aluno não deve somente acumular conteúdos,
precisa desenvolver-se cognitivamente aumentando a sua capacidade de
aprendizagem. As ações dos professores, vão alem da transmissão do
conhecimento, as atividades devem buscar a reinvenção do conhecimento
expandindo nossa capacidade de ensino- aprendizagem.
A atuação pedagógica com um
enfoque globalizador parte do pressuposto que os conteúdos de aprendizagem são
“sempre meios para conhecer ou responder a questões que uma realidade
experiência dos alunos proporciona: realidade que é sempre global e complexa”
(ZABALA, 2002, p.28).
Nenhum comentário:
Postar um comentário