Ações da prática em sala de aula com autonomia de Paulo Freire.
A
construção do conhecimento ocorre por meio de capacidades e competências
desenvolvidas alimentam interação entre alunos e professores. O aluno não deve somente
acumular conteúdos, precisa desenvolver-se cognitivamente aumentando a sua
capacidade de aprendizagem.
Ações
dos professores, vão alem da transmissão do conhecimento, as atividades devem
buscar a reinvenção do conhecimento expandindo nossa capacidade de ensino-
aprendizagem.
A prática aplicada em sala de aula
anseia a conscientização coletiva sobre o meio ambiente e princípios de proporcionar o desenvolvimento e a formação do aluno na
convivência escolar, nos movimentos sociais, na vida familiar, nas relações de
trabalho, nas manifestações culturais e na organização da sociedade civil.
Culturalmente a
escola visa promover e oportunizar espaços de novas culturas e saberes,
valorizando a própria cultura e a cultura popular, tornando o aluno consciente
de ser um indivíduo integrante do mundo, estabelecendo relações entre diversas
formas de cultura e de seu meio.
A escola trabalha
humanisticamente para proporcionar e promover espaços para desenvolvimento de
valores humanistas de solidariedade, fraternidade, justiça social, honestidade,
responsabilidade e respeito às diferenças, privilegiando a formação do caráter
e aspectos religiosos.
Formar indivíduos
críticos, participativos, autônomos, socialmente justos, solidários,
igualitários e democráticos comprometidos com as transformações sociais e
capazes de conviver e relacionar-se em sociedade fazem parte da proposta
Política e Social da escola.
Usamos como exemplo a feira de
ciências e o projeto gentileza desenvolvido na escola, ocorrendo á exposição
dos trabalhos, murais, maquetes , apresentações entre outros que possibilita a
integração de todos e permite a troca de conhecimento entre aluno, professores,
família e comunidade escolar. Assim como o dia do mutirão do bem, onde busca
parceria com familiares e comunidade em prol da organização e limpeza da
escola. Fortalecendo os vínculos da família, dos laços de solidariedade humana
de tolerância recíproca em que se assenta a vida social, baseado na formação de
atitudes e valores.
Nossa concepção
de ensino-aprendizagem através do PPP, está pautada na Tendência Liberal
Renovadora Progressiva (TLRP), que coloca o aluno no centro do processo de
ensino aprendizagem, onde a educação é pensada para ele e também por ele. Neste
contexto, a educação tem como objetivo principal preparar
os alunos para exercerem o seu devido papel na sociedade, ou seja, a educação
facilita o entendimento do que é a convivência social e as regras necessárias
para essa convivência. Nesta abordagem, para que a aprendizagem se efetive o
aluno é o principal agente do “fazer para aprender”, através de testes, tentativas, experimentos,
aprendendo a colocar-se, modificando e transformando o meio em que vive. O
aprendizado não é algo imposto, é algo que construímos ao longo do ano letivo.
E esta construção é democrática e de qualidade feita por todos, professores,
alunos, funcionários, comunidade escolar, através das práticas alicerçadas
nesta teoria.
O aluno desenvolve aos poucos a autonomia da sua
aprendizagem. Ele passa a buscar a sua própria aprendizagem, agregando maior
responsabilidade a sua participação acadêmica e desperta sua consciência.
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