sexta-feira, 26 de junho de 2015

Em que aspecto a possibilidade de imaginar desperta novas formas de perceber a própria corporeidade e sua diversidade cultural?

Entre os diversos fatores que dificulta a aprendizagem encontramos a falta de afetividade, mesmo sendo este um facilitador da aprendizagem. Podemos perceber que o educando tem melhor aprendizagem quando há um bom relacionamento, afeto e respeito entre professor-aluno dentro do ambiente escolar. O que possibilita saberes com liberdade, preocupando-se com a formação do indivíduo que possui sentimentos, culturas e valores pessoais.

O amor é a emoção que constitui o domínio de condutas em que se dá a operacionalidade da aceitação do outro como legítimo outro na convivência, e é esse modo de convivência que conotamos quando falamos do social (Maturana, 1998b, p. 23).

O conceito do Maturana fortalece o vinculo fazendo a ligação da emoção com a linguagem, diferença  que fez a evolução do ser humano. A capacidade de ter emoções afetivas apresenta de maneira indireta, pela qual o cérebro reconhece e utiliza o corpo para relacionar-se com o mundo. Sugerindo a comparação do cérebro com os aspectos cognitivos da neurociência ativando o processo de inicialização que representa a afetividade e emoções de um robô.

A condição humana deve ser considerada também pela “sensibilidade afetiva, as emoções, os sentimentos, os impulsos sensíveis, o senso estético, etc.” (SANTIN, 1993, p. 67). É necessário que supere a visão unilateral que compreende o ser humano apenas pela racionalidade e vislumbre o homem em sua complexidade. Conhecer o ser humano é, antes de tudo, necessário situá-lo no mundo vivido. O conhecimento pertinente deve enfrentar a complexidade do fenômeno em questão, por se tratar do corpo vivo, humano. APUT ( FREIRE E DANTAS, 2011)

            O Estudo da neurociência é muito importante para os professores,  pois estuda essa relação entre o cérebro e as transformações do ser humano. Possibilita a percepção das características organicista, Psicologia Cognitiva , Afetiva , Questionamento da Escola , Desvantagem Sociocultural , sendo possível verificar as dificuldades de aprendizagem que permeiam o ambiente escolar, consentindo o desenvolvimento do aluno. Diante da realidade escolar, podemos notar a aplicação de vários termos indicadores para as dificuldades de aprendizagem, tais como problemas, distúrbios e/ou transtornos de aprendizagem. A neurociência considera que o ser humano já nasce com algumas habilidades.
o filhote do ser humano nasce com um sistema sensorial já preparado para garantir sua sobrevivência como um mamífero, que tem que procurar e sugar um seio. A própria posição fetal no útero favorece esta preparação. Mão e boca podem se tocar, dedo pode ser sugado. É natural, portanto, que a criança nasça com a tendência de levar tudo à boca, para explorar o mundo. Rocha (1999, p. 18)

            As substâncias químicas mencionadas (neurotransmissores), transmitidas pelas conexões sinápticas, geram associações que levam o indivíduo a alterações físicas, cognitivas, comportamentais etc. Cabe dizer que, quando recebemos um estímulo externo, nossos neurônios realizam sinapses e, com elas, sofremos alterações no estado físico, emocional, cognitivo etc., seja na aprendizagem, seja na estrutura física do organismo ou na forma de nos relacionarmos com o mundo que nos cerca.
 Segundo Rocha (1999, p. 29 e 30 ) o neurônio é uma célula composta de: a) corpo celular, que contém núcleo da célula. No núcleo, estão os cromossomas. Os cromossomas contém os genes que, por sua vez, controlam o funcionamento da célula; b) árvore dendrítica, composta por inúmeras ramificações celulares chamadas de dendritos, e c) de um axônio, que é a prolongação celular, cujo comprimento pode variar de alguns centímetros até metros. O axônio ramifica-se em suas extremidades p ara fazer contato com outros dendritos de outros neurônios.


Visto que a aprendizagem gera desenvolvimento e evolução individual e social, a não-aprendizagem os deixando incapaz. Impedindo a desenvolvimento individual é condenar a própria espécie à estagnação sociocultural e gerar novas ocorrências de não-aprendizagem. É como um círculo vicioso.

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