Em que aspecto a
possibilidade de imaginar desperta novas formas de perceber a própria
corporeidade e sua diversidade cultural?
Entre
os diversos fatores que dificulta a aprendizagem encontramos a falta de
afetividade, mesmo sendo este um facilitador da aprendizagem. Podemos perceber
que o educando tem melhor aprendizagem quando há um bom relacionamento, afeto e
respeito entre professor-aluno dentro do ambiente escolar. O que possibilita
saberes com liberdade, preocupando-se com a formação do indivíduo que possui
sentimentos, culturas e valores pessoais.
O amor é a emoção que constitui o domínio de condutas em que se dá a
operacionalidade da aceitação do outro como legítimo outro na convivência, e é
esse modo de convivência que conotamos quando falamos do social (Maturana,
1998b, p. 23).
O conceito do Maturana fortalece o vinculo fazendo
a ligação da emoção com a linguagem, diferença
que fez a evolução do ser humano. A capacidade de ter emoções afetivas
apresenta de maneira indireta, pela qual o cérebro reconhece e utiliza o corpo
para relacionar-se com o mundo. Sugerindo a comparação do cérebro com os
aspectos cognitivos da neurociência ativando o processo de inicialização que
representa a afetividade e emoções de um robô.
A
condição humana deve ser considerada também pela “sensibilidade afetiva, as
emoções, os sentimentos, os impulsos sensíveis, o senso estético, etc.”
(SANTIN, 1993, p. 67). É necessário que supere a visão unilateral que
compreende o ser humano apenas pela racionalidade e vislumbre o homem em sua
complexidade. Conhecer o ser humano é, antes de tudo, necessário situá-lo no
mundo vivido. O conhecimento pertinente deve enfrentar a complexidade do
fenômeno em questão, por se tratar do corpo vivo, humano. APUT ( FREIRE E
DANTAS, 2011)
O Estudo da
neurociência é muito importante para os professores, pois estuda essa relação entre o cérebro e as
transformações do ser humano. Possibilita a percepção
das características organicista, Psicologia Cognitiva , Afetiva , Questionamento
da Escola , Desvantagem Sociocultural , sendo possível verificar as dificuldades de aprendizagem que permeiam o ambiente escolar,
consentindo o desenvolvimento do aluno. Diante da realidade escolar, podemos
notar a aplicação de vários termos indicadores para as dificuldades de
aprendizagem, tais como problemas, distúrbios e/ou transtornos de aprendizagem.
A neurociência considera que o ser humano já nasce com algumas habilidades.
o
filhote do ser humano nasce com um sistema sensorial já preparado para garantir
sua sobrevivência como um mamífero, que tem que procurar e sugar um seio. A
própria posição fetal no útero favorece esta preparação. Mão e boca podem se
tocar, dedo pode ser sugado. É natural, portanto, que a criança nasça com a
tendência de levar tudo à boca, para explorar o mundo. Rocha (1999, p. 18)
As substâncias químicas mencionadas
(neurotransmissores), transmitidas pelas conexões sinápticas, geram associações
que levam o indivíduo a alterações físicas, cognitivas, comportamentais etc.
Cabe dizer que, quando recebemos um estímulo externo, nossos neurônios realizam
sinapses e, com elas, sofremos alterações no estado físico, emocional,
cognitivo etc., seja na aprendizagem, seja na estrutura física do organismo ou
na forma de nos relacionarmos com o mundo que nos cerca.
Segundo Rocha
(1999, p. 29 e 30 ) o neurônio é uma célula composta de: a) corpo celular, que
contém núcleo da célula. No núcleo, estão os cromossomas. Os cromossomas contém
os genes que, por sua vez, controlam o funcionamento da célula; b) árvore
dendrítica, composta por inúmeras ramificações celulares chamadas de dendritos,
e c) de um axônio, que é a prolongação celular, cujo comprimento pode variar de
alguns centímetros até metros. O axônio ramifica-se em suas extremidades p ara
fazer contato com outros dendritos de outros neurônios.
Visto
que a aprendizagem gera desenvolvimento e evolução individual e social, a
não-aprendizagem os deixando incapaz. Impedindo a desenvolvimento individual é
condenar a própria espécie à estagnação sociocultural e gerar novas ocorrências
de não-aprendizagem. É como um círculo vicioso.
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