terça-feira, 2 de junho de 2015



CORPOREIDADE E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

O filme inteligência artificial, traz dentro de sua abordagem um cenário futurístico do ser humano, através desta tecnologia avançada os pais podem manter seu filho biológico vivo. Para suprir essa carência do filho, o casal compra um andróide que assemelhasse com o mesmo, entretanto acabam ativando o programa de consciência deste robô através de um botão na nuca.
Podemos perceber essa semelhança na forma de metáfora do cérebro com um programa de computador, transformando o robô em ser humano e valorizando sua percepção de sentimentos (psicologia), ações (biologia e biomecânica), relacionando-se com o outro (sociologia) por meio da linguagem (lingüística). Maturana afirma que o amor é a emoção fundante do social por que:

        O amor é a emoção que constitui o domínio de condutas em que se dá a        operacionalidade da aceitação do outro como legítimo outro na convivência, é esse modo de convivência que conotamos quando falamos do social (Maturana, 1998b, p. 23).

A capacidade de ter emoções afetivas apresenta de maneira indireta, pela qual o cérebro reconhece e utiliza o corpo para relacionar-se com o mundo. Sugerindo a comparação do cérebro com os aspectos cognitivos da neurociência ativando o processo de inicialização que representa a afetividade e emoções do andróide.

A condição humana deve ser considerada também pela “sensibilidade afetiva, as emoções, os sentimentos, os impulsos sensíveis, o senso estético, etc.” (SANTIN, 1993, p. 67). É necessário que supere a visão unilateral que compreende o ser humano apenas pela racionalidade e vislumbre o homem em sua complexidade. Conhecer o ser humano é, antes de tudo, necessário situá-lo no mundo vivido. O conhecimento pertinente deve enfrentar a complexidade do fenômeno em questão, por se tratar do corpo vivo, humano. APUT
 ( FREIRE E DANTAS, 2011)

Podemos compreender que o contato físico é extremamente necessário para o desenvolvimento do ser humano além deste, outros aspectos também são importantes, pois precisamos da linguagem numa estrutura corpórea que expresse o laço de afetividade construindo uma relação mútua. Sugerindo entre linhas o processo de reflexão existencial do ser humano, iniciando experiência linguística com sons articulados estabelecendo a comunicação que nos permite observar, compreender e desenvolver com as diferenças do outro.
As experiências permitem-nos sermos afetivos mesmo em uma sociedade que prioriza a racionalidade em perda da sensibilidade. O sensível define a essência do ser humano, singularizando-o, e se projeta como ponto de referência para as suas ações.
Essa corporeidade proporciona uma reflexão da humanidade e suas relações com um todo, permitindo uma visão adiante do seu tempo. Mostrando a necessidade de compreender os elementos desta na formação e desenvolvimento do ser humano.
O conceito de uma “reflexão consciente” é diferente e contrária à conceito de “adquirir informação”. A necessidade de reflexão, por entender que
 A reflexão é um processo de conhecer como conhecemos, um ato de nos voltarmos sobre nós mesmos, a única oportunidade que temos de descobrir nossas cegueiras e de reconhecer que as certezas e os conhecimentos dos outros são, respectivamente, tão nebulosos e tênues quanto os nossos. (MATURANA E VARELA, 1995, p. 67)


REFERÊNCIAS

EDUCAÇÃO E CORPOREIDADE: UM NOVO OLHAR SOBRE O CORPO. In Freire e Dantas, 2012 file:///C:/Users/usuario/Downloads/729-3250-2-PB.pdf, acessado em 02/06/15.
Corporeidade: Uma complexa trama transdisciplinar. In GONÇALVES; C.J.S. Corporeidade. Revisão do Conceito. Tese de Doutorado. UNIMEP. 2005.

Resenhas http://www.scielo.br/pdf/trans/v19/v19a20.pdf, acessado em 02/06/15.

Nenhum comentário:

Postar um comentário