Modelos pedagógicos e epistemológicos no currículo escolar:
Texto relacionado com o conteúdo do
vídeo e prática em sala de aula com enfoque globalizado.
A construção do
conhecimento ocorre por meio de capacidades e competências desenvolvidas
alimentam interação entre alunos e professores. O aluno não deve somente
acumular conteúdos, precisa desenvolver-se cognitivamente aumentando a sua
capacidade de aprendizagem.
Ações dos
professores, vão alem da transmissão do conhecimento, as atividades devem
buscar a reinvenção do conhecimento expandindo nossa capacidade de ensino-
aprendizagem.
A prática aplicada em sala de aula anseia a
conscientização coletiva sobre o meio ambiente e princípios de
proporcionar o desenvolvimento e a formação do aluno na convivência escolar,
nos movimentos sociais, na vida familiar, nas relações de trabalho, nas
manifestações culturais e na organização da sociedade civil.
Culturalmente a escola visa
promover e oportunizar espaços de novas culturas e saberes, valorizando a
própria cultura e a cultura popular, tornando o aluno consciente de ser um
indivíduo integrante do mundo, estabelecendo relações entre diversas formas de
cultura e de seu meio.
A escola trabalha
humanisticamente para proporcionar e promover espaços para desenvolvimento de
valores humanistas de solidariedade, fraternidade, justiça social, honestidade,
responsabilidade e respeito às diferenças, privilegiando a formação do caráter
e aspectos religiosos.
Formar indivíduos críticos,
participativos, autônomos, socialmente justos, solidários, igualitários e
democráticos comprometidos com as transformações sociais e capazes de conviver
e relacionar-se em sociedade fazem parte da proposta Política e Social da
escola.
Podemos usar como exemplo a feira de ciências e o
projeto gentileza desenvolvido na escola, ocorrendo á exposição dos trabalhos,
murais, maquetes , apresentações entre outros que possibilita a integração de
todos e permite a troca de conhecimento entre aluno, professores, família e
comunidade escolar. Assim como o dia do mutirão do bem, onde busca parceria com
familiares e comunidade em prol da organização e limpeza da escola. Fortalecendo
os vínculos da família, dos laços de solidariedade humana de tolerância
recíproca em que se assenta a vida social, baseado na formação de atitudes e valores.
Nossa concepção de
ensino-aprendizagem está pautada na Tendência Liberal Renovadora Progressiva
(TLRP), que coloca o aluno no centro do processo de ensino aprendizagem, onde a
educação é pensada para ele e também por ele. Neste contexto, a
educação tem como objetivo principal preparar os alunos para exercerem o seu
devido papel na sociedade, ou seja, a educação facilita o entendimento do que é
a convivência social e as regras necessárias para essa convivência. Nesta
abordagem, para que a aprendizagem se efetive o aluno é o principal agente do “fazer
para aprender”, através de testes,
tentativas, experimentos, aprendendo a colocar-se, modificando e transformando
o meio em que vive. O aprendizado não é algo imposto, é algo que construímos ao
longo do ano letivo. E esta construção é democrática e de qualidade feita por todos,
professores, alunos, funcionários, comunidade escolar, através das práticas
alicerçadas nesta teoria.
O
aluno desenvolve aos poucos a autonomia da sua aprendizagem. Ele passa a buscar
a sua própria aprendizagem, agregando maior responsabilidade a sua participação
acadêmica e desperta sua consciência.
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