segunda-feira, 15 de junho de 2015


Modelos pedagógicos e epistemológicos no currículo escolar:


Texto relacionado com o conteúdo do vídeo e prática em sala de aula com enfoque globalizado.

A construção do conhecimento ocorre por meio de capacidades e competências desenvolvidas alimentam interação entre alunos e professores. O aluno não deve somente acumular conteúdos, precisa desenvolver-se cognitivamente aumentando a sua capacidade de aprendizagem.
Ações dos professores, vão alem da transmissão do conhecimento, as atividades devem buscar a reinvenção do conhecimento expandindo nossa capacidade de ensino- aprendizagem.
                A prática aplicada em sala de aula anseia a conscientização coletiva sobre o meio ambiente e princípios de proporcionar o desenvolvimento e a formação do aluno na convivência escolar, nos movimentos sociais, na vida familiar, nas relações de trabalho, nas manifestações culturais e na organização da sociedade civil.
                Culturalmente a escola visa promover e oportunizar espaços de novas culturas e saberes, valorizando a própria cultura e a cultura popular, tornando o aluno consciente de ser um indivíduo integrante do mundo, estabelecendo relações entre diversas formas de cultura e de seu meio.
                A escola trabalha humanisticamente para proporcionar e promover espaços para desenvolvimento de valores humanistas de solidariedade, fraternidade, justiça social, honestidade, responsabilidade e respeito às diferenças, privilegiando a formação do caráter e aspectos religiosos.
                Formar indivíduos críticos, participativos, autônomos, socialmente justos, solidários, igualitários e democráticos comprometidos com as transformações sociais e capazes de conviver e relacionar-se em sociedade fazem parte da proposta Política e Social da escola.
                Podemos usar como exemplo a feira de ciências e o projeto gentileza desenvolvido na escola, ocorrendo á exposição dos trabalhos, murais, maquetes , apresentações entre outros que possibilita a integração de todos e permite a troca de conhecimento entre aluno, professores, família e comunidade escolar. Assim como o dia do mutirão do bem, onde busca parceria com familiares e comunidade em prol da organização e limpeza da escola. Fortalecendo os vínculos da família, dos laços de solidariedade humana de tolerância recíproca em que se assenta a vida social, baseado na formação de atitudes e valores.
Nossa concepção de ensino-aprendizagem está pautada na Tendência Liberal Renovadora Progressiva (TLRP), que coloca o aluno no centro do processo de ensino aprendizagem, onde a educação é pensada para ele e também por ele. Neste contexto, a educação tem como objetivo principal preparar os alunos para exercerem o seu devido papel na sociedade, ou seja, a educação facilita o entendimento do que é a convivência social e as regras necessárias para essa convivência. Nesta abordagem, para que a aprendizagem se efetive o aluno é o principal agente do “fazer para aprender”, através de testes, tentativas, experimentos, aprendendo a colocar-se, modificando e transformando o meio em que vive. O aprendizado não é algo imposto, é algo que construímos ao longo do ano letivo. E esta construção é democrática e de qualidade feita por todos, professores, alunos, funcionários, comunidade escolar, através das práticas alicerçadas nesta teoria.
                O aluno desenvolve aos poucos a autonomia da sua aprendizagem. Ele passa a buscar a sua própria aprendizagem, agregando maior responsabilidade a sua participação acadêmica e desperta sua consciência.


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