Pedagogia da Autonomia – Paulo Freire
A pedagogia da autonomia
possui uma temática que aborda a formação do docente e a reflexão das práticas
pedagógicas progressista, que coloca o aluno no centro do processo de ensino-aprendizagem
facilitando seu entendimento do que é a convivência social. Ao seguir este
caminho de reflexão de Freire, identificamos a visão destacando afetividade na
metodologia educativa e na construção dos saberes.
Acreditamos que a educação sozinha não transforma
a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. Se a nossa opção é progressiva, se estamos a favor da
vida e não da morte, da equidade e não da injustiça, do direito e não do
arbítrio, da convivência com o diferente e não de sua negação, não temos outro
caminho se não viver a nossa opção. Encarná-la,
diminuindo, assim, a distância entre o que dizemos e o que fazemos. ( Paulo
Freire,1996)
A aprendizagem é promovida a todo
instante, através das interações realizadas pela professor-aluno e com saídas
pedagógicas e culturais, Feira de Ciências, Projetos, Palestras e para os
alunos que apresentam mais dificuldade são oferecidos o espaço do Laboratórios
de aprendizagem.
Apresentando uma maneira
de olhar baseado na preocupação com o outro, principalmente no respeito,
dignidade e ética entre professor-aluno, permitido confiança, amizade, carinho,
compreensão e cuidado durante o processo de aprendizagem. Essas atitudes
auxiliam a construção de um ambiente escolar facilitando a formação do
conhecimento, possibilitando que o professor seja visto como uma pessoa próxima
e querida pelos alunos rompendo assim o mito e o medo criado em torno da sua
pessoa.
Ações envolvem organização
dos planos de estudo, Intervenção
e mediação pedagógica, Linguagens, conhecimento na busca de atividades variadas
levando em conta os fatores que
interferem na aprendizagem, avaliação do
processo de aprendizagem com diversidade
de materiais pedagógicos e também das atividades planejadas, os tempos na
educação infantil são organizados e planejados através da rotina, conhecendo a
realidade onde o aluno está inserido.
A concepção de educação em Paulo
Freire, como processo de humanização do sujeito, com vistas à intervenção na
realidade, marca o currículo emancipatório que tem no diálogo a indispensável
relação com o ato cognoscente, desvelador da realidade. (FREIRE, 1996).
A prática pedagógica deve
proporcionar a solidariedade para Paulo Freire, educando para a cidadania e
preparando os alunos para serem agentes de transformação da sociedade em que
vivemos. O professor também aprende ao ensinar, desenvolvendo o aprendizado com
liberdade para os alunos, preocupando-se com a formação como individuo que
possui sentimentos, cultura e valores pessoais.
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