quarta-feira, 8 de julho de 2015

              


                                          Pedagogia da Autonomia – Paulo Freire

A pedagogia da autonomia possui uma temática que aborda a formação do docente e a reflexão das práticas pedagógicas progressista, que coloca o aluno no centro do processo de ensino-aprendizagem facilitando seu entendimento do que é a convivência social. Ao seguir este caminho de reflexão de Freire, identificamos a visão destacando afetividade na metodologia educativa e na construção dos saberes.
Acreditamos que a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. Se a nossa opção é progressiva, se estamos a favor da vida e não da morte, da equidade e não da injustiça, do direito e não do arbítrio, da convivência com o diferente e não de sua negação, não temos outro caminho se não viver a nossa opção. Encarná-la, diminuindo, assim, a distância entre o que dizemos e o que fazemos. ( Paulo Freire,1996)
A aprendizagem é promovida a todo instante, através das interações realizadas pela professor-aluno e com saídas pedagógicas e culturais, Feira de Ciências, Projetos, Palestras e para os alunos que apresentam mais dificuldade são oferecidos o espaço do Laboratórios de aprendizagem.
Apresentando uma maneira de olhar baseado na preocupação com o outro, principalmente no respeito, dignidade e ética entre professor-aluno, permitido confiança, amizade, carinho, compreensão e cuidado durante o processo de aprendizagem. Essas atitudes auxiliam a construção de um ambiente escolar facilitando a formação do conhecimento, possibilitando que o professor seja visto como uma pessoa próxima e querida pelos alunos rompendo assim o mito e o medo criado em torno da sua pessoa.
Ações envolvem organização dos planos de estudo, Intervenção e mediação pedagógica, Linguagens, conhecimento na busca de atividades variadas levando em conta os fatores que interferem na aprendizagem, avaliação do processo de aprendizagem com diversidade de materiais pedagógicos e também das atividades planejadas, os tempos na educação infantil são organizados e planejados através da rotina, conhecendo a realidade onde o aluno está inserido.
A concepção de educação em Paulo Freire, como processo de humanização do sujeito, com vistas à intervenção na realidade, marca o currículo emancipatório que tem no diálogo a indispensável relação com o ato cognoscente, desvelador da realidade. (FREIRE, 1996).
A prática pedagógica deve proporcionar a solidariedade para Paulo Freire, educando para a cidadania e preparando os alunos para serem agentes de transformação da sociedade em que vivemos. O professor também aprende ao ensinar, desenvolvendo o aprendizado com liberdade para os alunos, preocupando-se com a formação como individuo que possui sentimentos, cultura e valores pessoais.
                                             

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