segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Educação infantil e sociedade questões contemporâneas ?

Educação infantil e sociedade questões contemporâneas ?

Nova concepção de infância: 
No momento em que se passava a dar atenção à especificidade da criança, e em suas diversas etapas de desenvolvimento, toda a pedagogia era colocada em questão.
A criança, o adolescente, o jovem estavam escondidos na figura de um aluno passivo, receptor de conhecimentos e valores, que era entendido principalmente enquanto projeto de futuro adulto.
É preciso ter uma pedagogia, explicitar um modelo pedagógico, o que supõe também a adoção de uma gramática pedagógica capaz de sustentar aquela práxis educativa baseada na concepção de criança que requer uma escuta e condições de aprendizagem que a respeitem enquanto sujeito social.
No caso da educação infantil, uma pedagogia que procure favorecer o respeito à criança pequena encontra-se em construção. As condições que presidem essa construção não são as mais favoráveis para a adoção de práticas que contemplem a concepção contemporânea de criança.
Mesmo quando procura negar algumas características da escola primária, a pré-escola a tem como referência


Nenhum comentário:

Postar um comentário