sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Infâncias e pós-modernidade

Após a leitura do texto sobre a mídia e consumo na produção da infância pós-moderna, podemos observar as características deste período marcado pelo consumismo, mídias e cultura de consumo.
A sociedade para Bauman desenvolve-se em torno do consumo, sendo estimulada para serem consumidoras de bens cada vez mais descartáveis, gerando maior quantidade de lixo no qual é um problema nos dias de hoje. Fazendo esta ligação com o tema que abordei no meu trabalho de conclusão do curso de gestão ambiental, acompanhando uma associação de reciclagem desenvolvendo atividades sócio-ambientais.
A mídia domina o cotidiano através de sua divulgação e propagandas em volta de produtos e marcas desconhecidas transformando estes em objeto de desejo mundial. Realizando marketing e publicidade em volta de um produto, estimulando cada dia mais o consumo, assim como para Jameson essa liquidez resulta em uma cultura sem profundidade na qual se termina com a diferença entre alta-cultura e cultura de massa, iguala-se em valor.
Essa cultura de consumo é uma característica da sociedade pós-moderna, influenciada pelo consumismo em massa trazendo como conseqüência a automatização da produção, que está ligada à complexidade do ser humano onde envolve seus desejos, hábitos, valores numa proporção crescente. A cultura de consumo da pós-modernidade faz com que as pessoas diminuam sua habilidade de organização ligando seu passado e seu futuro. Para Jean Baudrillard, a transformação da mercadoria em símbolo foi a fatalidade do capitalismo no século XX.

A liquidez e solidez me trouxeram reflexões sobre meu estágio, com atividades desenvolvidas no município de Esteio em escolas municipais e palestras para a comunidade que estão diretamente relacionadas com questões ambientais, sobre lixo e saúde coletiva. Com objetivo de sensibilizar a todos do ambiente escolar em relação aos problemas existentes do “consumo” na área de posse responsável com adoção de animais, que não são bens descartáveis. http://posseresponsavel.zip.net/

Como Bauman coloca liquidez e solidez é usada como metáfora, maneira de expressar o consumismo ligando Liquidez (fluidez, flexibilidade, impermanência) e Volatilidade (descarte, hiperconsumo, comprismo) neste tempo onde nada mais é sólido, citando a teoria de FORD cuja principal característica é a fabricação em massa.
Na sociedade contemporânea a mídia tem sido uma das principais influências de consumo com lançamentos de bolsas e acessórios, roupas, esmaltes e diversos produtos de consumo em massa através de personagens de novelas, artistas, propaganda, etc. Passando a idéia de beleza como sinônimo de saúde, podemos constatar tal idéia com a divulgação da própria mídia, devido o aumento gradual em cirurgias plásticas e estética padronizando corpos com silicone e lipoaspiração. Tenho amigas que já se tornaram compulsivas com este padrão de beleza, pois sempre estão gastando o dinheiro que não tem com retoques de plástica, botox e demais procedimentos em busca de um ‘corpo perfeito ‘.

Em relação e à juventude (mas sem descartar as múltiplas idades da vida), Costa (2006a, p. 2) também argumenta que experimentamos novas formas de sermos humanos:
O excesso de informação, as formas emergentes de comunicação e interação interpessoal, a interpelação pelas mídias, as novas versões de entretenimento, entre tantas outras experiências deste admirável mundo novo, estão mudando a maneira de ser das crianças e jovens, embaralhando tudo que achávamos que tinha um lugar certo, verdadeiro e lógico. Nossas identidades tornaram-se deslizantes, múltiplas e escorregadias, e podemos ser de muitos jeitos.
Conforme o texto foi possível perceber influência do mundo contemporâneo na educação infantil, crianças levam para o ambiente escolar produtos divulgados na mídia, como brinquedos dos super-heróis , monster-ray, entre tantos outros.  Utilizando esse orifício para incentivar o consumismo e vendas desde a infância,  a criança é estimulada a apreciar o TER, como uma maneira de felicidade instantânea, essas “crianças do consumo” transformam-se em adolescentes iludidos de que a felicidade é algo que se pode comprar como debatemos nos fóruns anteriores.

Vou colocar linck de um vídeo: A HISTÓRIA DAS COISAS COMPLETO DUBLADO EM PORTUGUES ( capitalismo, consumismo e meio ambiente ), muito comentado durante minha aprendizagem no curso de gestão ambiental que é muito pertinente com o assunto que estamos estudando no momento.



                                         Conscientização da reciclagem e posse responsável
                                            Escola Municipal Oswaldo Aranha- Esteio

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