Infâncias e pós-modernidade
Após a leitura do texto sobre a mídia e consumo na produção da
infância pós-moderna, podemos observar as características deste período marcado
pelo consumismo, mídias e cultura de consumo.
A sociedade para Bauman desenvolve-se em torno do consumo, sendo
estimulada para serem consumidoras de bens cada vez mais descartáveis, gerando
maior quantidade de lixo no qual é um problema nos dias de hoje. Fazendo esta
ligação com o tema que abordei no meu trabalho de conclusão do curso de gestão
ambiental, acompanhando uma associação de reciclagem desenvolvendo atividades
sócio-ambientais.
A mídia domina o cotidiano através de sua divulgação e propagandas
em volta de produtos e marcas desconhecidas transformando estes em objeto de
desejo mundial. Realizando marketing e publicidade em volta de um produto,
estimulando cada dia mais o consumo, assim como para Jameson essa liquidez
resulta em uma cultura sem profundidade na qual se termina com a diferença
entre alta-cultura e cultura de massa, iguala-se em valor.
Essa
cultura de consumo é uma característica da sociedade pós-moderna, influenciada
pelo consumismo em massa trazendo como conseqüência a automatização da
produção, que está ligada à complexidade do ser humano onde envolve seus
desejos, hábitos, valores numa proporção crescente. A
cultura de consumo da pós-modernidade faz com que as pessoas diminuam sua habilidade
de organização ligando seu passado e seu futuro. Para
Jean Baudrillard, a transformação da mercadoria em símbolo foi a fatalidade do
capitalismo no século XX.
A liquidez e solidez me trouxeram reflexões sobre meu
estágio, com atividades desenvolvidas no município de Esteio em escolas
municipais e palestras para a comunidade que estão diretamente relacionadas com
questões ambientais, sobre lixo e saúde coletiva. Com objetivo de sensibilizar
a todos do ambiente escolar em relação aos problemas existentes do “consumo” na
área de posse responsável com adoção de animais, que não são bens descartáveis. http://posseresponsavel.zip.net/
Como Bauman coloca liquidez e solidez é usada como metáfora, maneira de
expressar o consumismo ligando Liquidez
(fluidez, flexibilidade, impermanência) e Volatilidade (descarte, hiperconsumo, comprismo) neste tempo onde nada
mais é sólido, citando a teoria de FORD cuja
principal característica é a fabricação em massa.
Na sociedade contemporânea a mídia tem sido uma das
principais influências de consumo com lançamentos de bolsas e acessórios,
roupas, esmaltes e diversos produtos de consumo em massa através de personagens
de novelas, artistas, propaganda, etc. Passando a idéia de beleza como sinônimo
de saúde, podemos constatar tal idéia com a divulgação da própria mídia, devido
o aumento gradual em cirurgias plásticas e estética padronizando corpos com
silicone e lipoaspiração. Tenho amigas que já se tornaram compulsivas com este
padrão de beleza, pois sempre estão gastando o dinheiro que não tem com
retoques de plástica, botox e demais procedimentos em busca de um ‘corpo
perfeito ‘.
Em relação e à juventude (mas sem descartar as múltiplas
idades da vida), Costa (2006a, p. 2) também argumenta que experimentamos novas
formas de sermos humanos:
O excesso de informação, as formas emergentes de
comunicação e interação interpessoal, a interpelação pelas mídias, as novas
versões de entretenimento, entre tantas outras experiências deste admirável
mundo novo, estão mudando a maneira de ser das crianças e jovens, embaralhando
tudo que achávamos que tinha um lugar certo, verdadeiro e lógico. Nossas
identidades tornaram-se deslizantes, múltiplas e escorregadias, e podemos ser
de muitos jeitos.
Conforme o texto foi possível perceber influência do mundo
contemporâneo na educação infantil, crianças levam para o ambiente escolar
produtos divulgados na mídia, como brinquedos dos super-heróis , monster-ray,
entre tantos outros. Utilizando esse
orifício para incentivar o consumismo e vendas desde a infância, a criança é estimulada a apreciar o TER, como
uma maneira de felicidade instantânea, essas “crianças do consumo”
transformam-se em adolescentes iludidos de que a felicidade é algo que se pode
comprar como debatemos nos fóruns anteriores.
Vou
colocar linck de um vídeo: A HISTÓRIA DAS
COISAS COMPLETO DUBLADO EM PORTUGUES ( capitalismo, consumismo e meio ambiente
), muito
comentado durante minha aprendizagem no curso de gestão ambiental que é muito
pertinente com o assunto que estamos estudando no momento.
Conscientização da reciclagem e posse responsável
Escola Municipal Oswaldo Aranha- Esteio
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