segunda-feira, 16 de maio de 2016

Olhares sobre Personagens “Diferentes”” de Rosa Maria Hessel Silveira

Nas Tramas da Literatura Infantil: Olhares sobre Personagens “Diferentes”” de Rosa Maria Hessel Silveira, tenho a percepção de que a literatura é acessível e podemos colocar fatos, concordando ou divergindo com personagens e ocorrências que vivem as narrativas. Não devendo destacar a diversidade de maneira negativa, abordando o assunto deixando questões para reflexão durante a leitura.
Declaração de Salamanca(1990):“Escola para todos” Princípio orientador é a inclusão de toda criança, em seu contexto educacional e comunitário mencionando que a escola deve compreender um sistema educacional modificado, organizado e estruturado para atender as necessidades específicas, interesses e habilidades de cada criança.

No encontro de pais, trabalhamos temas atuais dentro dos quatro eixos: qualidade de vida, desenvolvimento infantil, mundo do trabalho e relação família escola. Mediando o debate entre os pais, com cuidado maior nos temas polêmicos, como: questões de gênero, diversidades, preconceito, inclusão, limites, entre outras. Favorecendo a ampliação do conhecimento e o respeito a diferentes manifestações cultuais, valorizando a diversidade cultural.

·         Princípios educativos:
·         Respeito à dignidade e aos direitos das crianças
·         Direito das crianças de brincar
·         Acesso das crianças aos bens socioculturais disponíveis
·         Garantia da participação e inserção das crianças nas mais diversificadas práticas sociais
·         Estímulo à criatividade e à capacidade de inovação
·         Oferta de uma pedagogia dialógica para o aprimoramento das competências das crianças
·         Compromisso com o outro, pela compreensão e pelo respeito à intersubjetividade e o reconhecimento da interdependência entre as pessoas
·         Desenvolvimento pessoal e social das crianças e no processo de ensino-aprendizagem, que leva a aprender a ser e a conviver.
·         Saber reflexivo, construído mediante permanente problematização da realidade e busca de soluções, produzindo conhecimento. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário