Nas Tramas da
Literatura Infantil: Olhares sobre Personagens “Diferentes”” de Rosa Maria
Hessel Silveira, tenho a percepção de que a literatura é acessível e
podemos colocar fatos, concordando ou divergindo com personagens e ocorrências
que vivem as narrativas. Não devendo destacar a diversidade de maneira
negativa, abordando o assunto deixando questões para reflexão durante a
leitura.
Declaração
de Salamanca(1990):“Escola para todos” Princípio orientador é a inclusão de
toda criança, em seu contexto educacional e comunitário mencionando que a
escola deve compreender um sistema educacional modificado, organizado e
estruturado para atender as necessidades específicas, interesses e habilidades
de cada criança.
No encontro de pais, trabalhamos temas atuais dentro dos quatro eixos: qualidade de vida,
desenvolvimento infantil, mundo do trabalho e relação família escola. Mediando
o debate entre os pais, com cuidado maior nos temas polêmicos, como: questões
de gênero, diversidades, preconceito, inclusão, limites, entre outras. Favorecendo a ampliação do conhecimento e o respeito a
diferentes manifestações cultuais, valorizando a diversidade cultural.
·
Princípios
educativos:
·
Respeito à
dignidade e aos direitos das crianças
·
Direito das
crianças de brincar
·
Acesso das
crianças aos bens socioculturais disponíveis
·
Garantia da
participação e inserção das crianças nas mais diversificadas práticas sociais
·
Estímulo à
criatividade e à capacidade de inovação
·
Oferta de
uma pedagogia dialógica para o aprimoramento das competências das crianças
·
Compromisso
com o outro, pela compreensão e pelo respeito à intersubjetividade e o
reconhecimento da interdependência entre as pessoas
·
Desenvolvimento
pessoal e social das crianças e no processo de ensino-aprendizagem, que leva a
aprender a ser e a conviver.
·
Saber
reflexivo, construído mediante permanente problematização da realidade e busca
de soluções, produzindo conhecimento.
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