Através da
apresentação do poema infantil conhecido é “A Casa”, na verdade uma canção –
com letra e música de Vinicius –, que transforma em estranho o conhecido: o
poema desconstrói – verso a verso – a noção de casa, construindo uma
ausência muito engraçada. As crianças despertaram o interesse e desenvolveu-se
o projeto.
TURMA: Nivel A2
PROJETO: “O jeito de cada um morar”.
Dia
|
Objeto de conhecimento
|
Habilidade/Competência
|
Conteúdo
|
Estratégias
|
16/05
|
Movimento
|
Desenvolver
motricidade fina e ampla.
|
Motricidade
Fina (uso de lápis, giz de cera, tesoura, talheres, pincel, cola...);
|
Rodinha: Relembrar os combinados da
turma, calendário, combinações do dia, chamadinha, ajudantes, cantar duas
músicas de boas vindas.
Atividade: Recontar a
história para as crianças ordenando os fatos numa sequência temporal, Após utilizando
encartes de supermercados os alunos deverão procurar e recortar imagens de guloseimas
para enfeitar a nossa casa de doces que ilustrara a casa da história. OBS:
Concluímos a atividade iniciada no dia 11/05.
|
17/05
|
Identidade e
autonomia
|
Adotar hábitos de autocuidado,
valorizando as atitudes relacionadas com a higiene, alimentação, conforto,
segurança, proteção do corpo e cuidados com a aparência;
|
Higiene pessoal
|
Rodinha: Relembrar os combinados da
turma, calendário, combinações do dia, chamadinha, ajudantes, cantar duas
músicas de boas vindas.
Atividade: Relembrando a História “João
e Maria” conversar sobre a importância de uma boa higiene após as refeições e
depois de comer guloseimas. Lançar
questionamentos aos alunos, exemplos: Podemos comer guloseimas no lugar das
refeições? Pode ir dormir sem realizar a higiene bucal? O que acontece quando
não escovamos os dentes?
Leitura da história
Balas, bombons, caramelos, de Ana Maria Machado.
|
18/05
|
Linguagem oral e escrita
|
Estabelecer sequencia temporal e causal de fatos e
histórias;
|
Narração de fatos
em sequência temporal e causal.
|
Rodinha: Relembrar os combinados da
turma, calendário, combinações do dia, chamadinha, ajudantes, cantar duas
músicas de boas vindas.
Atividade: Utilizando os fantoches
confeccionados e a casa de doces enfeitada pelos alunos, oportunizar que
organizados em pequenos grupos as crianças possam recontar a história para os
colegas e professoras. (OBS: Esta atividade estava no
planejamento do dia 12/05, mas não foi realizada naquele momento).
Dia
do Brinquedo de casa: Utilizando
os brinquedos trazidos de casa, possibilitar e incentivar a interação entre
as crianças, assim como a troca/empréstimos entre elas.
|
19/05
|
Movimento
|
Desenvolver Equilíbrio e
coordenação motora;
|
Motricidade
Ampla (correr, pular, saltar...);
|
Rodinha: Relembrar os combinados da turma,
calendário, combinações do dia, chamadinha, ajudantes, cantar duas músicas de
boas vindas.
Atividade: Relembraremos a história coletivamente. Faremos um circuito
onde uma criança percorrerá o caminho jogando floquinhos de algodão, que
representam as migalhas de pão da história de João e Maria, e outra criança
percorrerá o mesmo caminho com um pregador, representando o bico dos
passarinhos, coletando os floquinhos de algodão deixados pelo caminho.
Durante o circuito as crianças realizarão movimentos de equilíbrio sobre
linhas, engatinhar, subir, pular, equilibrar, arrastar-se.
|
20/05
|
Música
|
Improvisar, compor e interpretar
músicas.
|
Improvisações, composições e interpretações musicais.
|
Rodinha: Relembrar os combinados da
turma, calendário, combinações do dia, chamadinha, ajudantes, cantar duas
músicas de boas vindas.
Atividade: Vamos ouvir e
cantar algumas canções relacionadas ao nosso projeto, após utilizando
instrumentos musicais realizar Improvisações, composições e interpretações
musicais.
Dia do Brinquedo de casa: Utilizando os brinquedos trazidos de casa, possibilitar e incentivar a
interação entre as crianças, assim como a troca/empréstimos entre elas.
|
23/05
|
Identidade e
Autonomia
|
Adotar
hábitos de autocuidado, valorizando as atitudes relacionadas com a higiene,
alimentação, conforto, segurança, proteção do corpo e cuidados com a
aparência;
|
Autocuidado
|
Rodinha: Relembrar os combinados da
turma, calendário, combinações do dia, chamadinha, ajudantes, cantar duas
músicas de boas vindas.
Atividade: Relembrar coletivamente a
história João e Maria, conversar sobre a importância de uma alimentação
saudável, após pesquisar figuras de alimentos em
folders, revistas e jornais, fazer o recorte e confeccionar um cartaz
coletivo agrupando alimentos saudáveis (comer mais) e doces/guloseimas (comer
menos). (OBS: Esta atividade estava no planejamento do dia 13/05, mas não foi
realizada naquele momento).
|
24/05
|
Matemática
|
Fazer
contagem oral;
|
Contagem oral;
|
Rodinha: Relembrar os combinados da
turma, calendário, combinações do dia, chamadinha, ajudantes, cantar duas
músicas de boas vindas.
Atividade: Relembrar história João e
Maria, após vamos preparar um saboroso bolo de chocolate João e Maria. (Fazer
um cartaz com a receita, para ficar exposto durante o preparo do bolo) Obs.:
Vamos degustar o bolo no final do dia.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário