segunda-feira, 16 de maio de 2016

PROJETO: “O jeito de cada um morar”.- poema infantil conhecido é “A Casa”

Através da apresentação do poema infantil conhecido é “A Casa”, na verdade uma canção – com letra e música de Vinicius –, que transforma em estranho o conhecido: o poema desconstrói  – verso a verso – a noção de casa, construindo uma ausência muito engraçada. As crianças despertaram o interesse e desenvolveu-se o projeto.





  TURMA: Nivel A2 

PROJETO: “O jeito de cada um morar”.


Dia
Objeto de conhecimento
Habilidade/Competência
Conteúdo
Estratégias
16/05





Movimento






Desenvolver motricidade fina e ampla.






Motricidade Fina (uso de lápis, giz de cera, tesoura, talheres, pincel, cola...);
Rodinha: Relembrar os combinados da turma, calendário, combinações do dia, chamadinha, ajudantes, cantar duas músicas de boas vindas.

Atividade: Recontar a história para as crianças ordenando os fatos numa sequência temporal, Após utilizando encartes de supermercados os alunos deverão procurar e recortar imagens de guloseimas para enfeitar a nossa casa de doces que ilustrara a casa da história. OBS: Concluímos a atividade iniciada no dia 11/05.
17/05




Identidade e autonomia






Adotar hábitos de autocuidado, valorizando as atitudes relacionadas com a higiene, alimentação, conforto, segurança, proteção do corpo e cuidados com a aparência;





Higiene pessoal
Rodinha: Relembrar os combinados da turma, calendário, combinações do dia, chamadinha, ajudantes, cantar duas músicas de boas vindas.

Atividade: Relembrando a História “João e Maria” conversar sobre a importância de uma boa higiene após as refeições e depois de comer guloseimas. Lançar questionamentos aos alunos, exemplos: Podemos comer guloseimas no lugar das refeições? Pode ir dormir sem realizar a higiene bucal? O que acontece quando não escovamos os dentes?
Leitura da história Balas, bombons, caramelos, de Ana Maria Machado.
18/05




Linguagem oral e escrita




Estabelecer sequencia temporal e causal de fatos e histórias;




Narração de fatos em sequência temporal e causal.
Rodinha: Relembrar os combinados da turma, calendário, combinações do dia, chamadinha, ajudantes, cantar duas músicas de boas vindas.

Atividade: Utilizando os fantoches confeccionados e a casa de doces enfeitada pelos alunos, oportunizar que organizados em pequenos grupos as crianças possam recontar a história para os colegas e professoras. (OBS: Esta atividade estava no planejamento do dia 12/05, mas não foi realizada naquele momento).

Dia do Brinquedo de casa: Utilizando os brinquedos trazidos de casa, possibilitar e incentivar a interação entre as crianças, assim como a troca/empréstimos entre elas.
19/05





Movimento



Desenvolver Equilíbrio e coordenação motora;






Motricidade Ampla (correr, pular, saltar...);

Rodinha: Relembrar os combinados da turma, calendário, combinações do dia, chamadinha, ajudantes, cantar duas músicas de boas vindas.

Atividade: Relembraremos a história coletivamente. Faremos um circuito onde uma criança percorrerá o caminho jogando floquinhos de algodão, que representam as migalhas de pão da história de João e Maria, e outra criança percorrerá o mesmo caminho com um pregador, representando o bico dos passarinhos, coletando os floquinhos de algodão deixados pelo caminho. Durante o circuito as crianças realizarão movimentos de equilíbrio sobre linhas, engatinhar, subir, pular, equilibrar, arrastar-se.
20/05




Música




Improvisar, compor e interpretar músicas.





Improvisações, composições e interpretações musicais.

Rodinha: Relembrar os combinados da turma, calendário, combinações do dia, chamadinha, ajudantes, cantar duas músicas de boas vindas.
Atividade: Vamos ouvir e cantar algumas canções relacionadas ao nosso projeto, após utilizando instrumentos musicais realizar Improvisações, composições e interpretações musicais.
Dia do Brinquedo de casa: Utilizando os brinquedos trazidos de casa, possibilitar e incentivar a interação entre as crianças, assim como a troca/empréstimos entre elas.
23/05




Identidade e Autonomia





Adotar hábitos de autocuidado, valorizando as atitudes relacionadas com a higiene, alimentação, conforto, segurança, proteção do corpo e cuidados com a aparência;





Autocuidado

Rodinha: Relembrar os combinados da turma, calendário, combinações do dia, chamadinha, ajudantes, cantar duas músicas de boas vindas.

Atividade: Relembrar coletivamente a história João e Maria, conversar sobre a importância de uma alimentação saudável, após pesquisar figuras de alimentos em folders, revistas e jornais, fazer o recorte e confeccionar um cartaz coletivo agrupando alimentos saudáveis (comer mais) e doces/guloseimas (comer menos). (OBS: Esta atividade estava no planejamento do dia 13/05, mas não foi realizada naquele momento).
24/05




Matemática



Fazer contagem oral;






Contagem oral;

Rodinha: Relembrar os combinados da turma, calendário, combinações do dia, chamadinha, ajudantes, cantar duas músicas de boas vindas.

Atividade: Relembrar história João e Maria, após vamos preparar um saboroso bolo de chocolate João e Maria. (Fazer um cartaz com a receita, para ficar exposto durante o preparo do bolo) Obs.: Vamos degustar o bolo no final do dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário