segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Construtivismo, tendo como referência teórica Jean Piaget./MATEMATICA


Considerando o princípio piagetiano, de que o conhecimento decorre da construção de estruturas cognitivas, a função da avaliação mediadora tem sentido investigativa, buscando compreender se e como a criança organiza novas estruturas de conhecimento no processo de assimilação /acomodação.
As crianças, desde o nascimento estão imersas em um universo do qual os conhecimentos matemáticos são parte integrante. Participam de uma série de situações envolvendo números, relações entre quantidade, noções sobre o espaço. Utilizando recursos próprios e pouco convencionais, elas recorrem à contagem e a operações para resolver problemas cotidianos, como conferir figurinhas, marcar e controlar os pontos de um jogo, repartir as balas entre os amigos, mostrar com os dedos a idade, manipular e operar o dinheiro, seriar sucatas ( tampinhas de garrafas, potes de shampoo, garrafas pet. Também observam e atuam no espaço ao redor e, aos poucos, vão organizando seus deslocamentos, descobrindo caminhos, estabelecendo sistemas de referências, identificando posições e comparando distâncias.
Para Piaget (1990), os processos de aprendizagem não são uma mera associação de estímulos e respostas ou de acumulação de conhecimentos; são mudanças qualitativas nas estruturas e esquemas existentes, de complexidade crescente.

Nessa época, as discussões centravam-se no Construtivismo, tendo como referência teórica Jean Piaget. Práticas em projetos:




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