segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Matemática em sala de aula



Conforme texto a matemática em sala de aula aborda semelhanças e diferenças utilizadas em escolas brasileiras. Alguns livros didáticos não apresentam a sistematização, sendo o professor que faz este papel. Concordo com uma linguagem adequada e objetiva e professores conduzindo o interesse dos alunos nas atividades de estudo, cabe ao educador proporcionar uma aula que desperte o interesse do educando através de aulas práticas, dinâmicas e diferenciadas. Talvez a função da escola esteja vinculada com a nossa passividade e com as dificuldades do cotidiano. As crianças têm uma curiosidade natural para perguntar os “como” e os  “porquê” dos acontecimentos, principalmente da natureza. Conforme a escola vai educando, o anseio e a curiosidade vão terminando, chegando repetidas vezes à aborrecimento.
Segundo Caniato, como preparação para a aula sobre astronomia, foi solicitada às professoras lerem o texto: Um episódio na vida de Joãozinho da Maré (CANIATO, 1983). Este texto, distribuído com uma antecedência de quase 30 dias, mostra a discussão entre uma professora e um de seus alunos que se opõe a conceitos equivocados envolvendo estações do ano, que ela transmite durante uma aula. No texto são apontadas argumentações simples, baseadas em observações do dia-a-dia, que desconstroem as concepções alternativas muito comuns referentes às estações do ano, como o fato de o verão acontecer quando a Terra está mais próxima do Sol.
Nos dias de hoje os livros buscam diálogos e uma linguagem atual com o aluno, terminando com o tecnicismo de antigamente. Diversificando esta linguagem através de gráficos, histórias em quadrinhos, imagens, fotos entre outros que facilitam a compreensão do aluno sendo o professor o intermediador deste processo.

Prof. Caniato R.




CANIATO, Rodolpho. Ato de fé ou conquista do conhecimento. Um episódio na vida de Joãozinho da Maré. Boletim da Sociedade Astronômica Brasileira. ano 6, n.2, p.31-37, 1983.

Nenhum comentário:

Postar um comentário