segunda-feira, 31 de outubro de 2016


Que aprendizados você realizou sobre os fenômenos observados? Que aprendizados você realizou sobre aprendizagens de seus alunos e alunas?


Experiência de Ciências
Não consegui acessar o link , mas lendo e maravilhada com as postagens das colegas lembrei de uma aula aplicada no meu estágio do curso de química anos atrás , trabalhando sobre a terra com o 5º ano na escola municipal de Esteio, desenvolvemos um filtro caseiro em grupos durante a aula.
Por um pedido dos alunos, que não tinham o hábito de realizar experimentos, realizamos em aula o desenvolvimento de um filtro caseiro. O qual foi possível observar um tratamento simplificado da água. Eles ficaram curiosos no primeiro momento, depois na atividade todos estavam muito envolvidos e dedicados. E cada dia durante a semana, um integrante do grupo levou para casa o filtro feito de garrafa pet, explicando para a família o que haviam aprendido.  Foi muito gratificante para mim acompanhar o empenho da turma na atividade, refletindo na importância de uma aula que instigue os alunos e que façam com que eles participem.
Os materiais necessários para a construção do filtro caseiro são:
- Garrafa pet;
- Tesoura sem ponta;
- Chumaço de algodão;
- Areia fina;
- Areia grossa;
- Cascalho fino;
- Cascalho grosso;
- Água barrenta;

Com os materiais em mãos, divida a turma em grupos de até quatro alunos e solicite a realização de um relatório destacando todas as etapas da atividade. Em seguida, inicie a construção do filtro. Para isso, retire o fundo da garrafa pet com a tesoura e vede o gargalo com o chumaço de algodão. Posicione a garrafa de forma que o fundo fique voltado para cima e o gargalo para baixo.
Posteriormente, lave a areia e o cascalho em água corrente. Após esse procedimento, adicione, respectivamente, uma camada de areia fina, uma de areia grossa, o cascalho fino e, por fim, o cascalho grosso. O filtro está pronto. Nesse momento, despeje a água barrenta no filtro caseiro e observe o que acontecerá.
A água barrenta ficará limpa após passar pelas camadas do filtro. No entanto, é importante ressaltar que ela não é adequada para consumo, visto que apenas as partículas maiores foram filtradas, podendo haver substâncias patogênicas. Para que essa água possa ser ingerida, ela deve ser fervida e adicionada a ela uma pequena porção de hipoclorito de sódio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário