segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Ativ. 6 Artigo



O artigo traz exemplos de como é possível apresentar e instigar os alunos para a aprendizagem de matemática de forma leve e lúdica. Despertando o interesse do aluno fazendo com que eles entendam e aceitem novos desafios, e que busquem alternativas para resolver os problemas apresentados. O professor usa materiais concreto como a telha, grão de feijão, receitas de cucuz, sucos e lanches onde acaba facilitando o entendimento dos educandos sobre os conceitos mais difíceis. Assim proporcionando um olhar amplo e metodologia inovadora sobre as relações que podem ser constituídas entre as características das operações.
Utilizamos esta forma lúdica para trabalhar em nossa escola onde as professoras são orientadas a utilizar todos os espaços: sala de robótica, sala multiuso com diversos jogos que estimulam o raciocínio logico, atividades na pracinha e pátio para atividades ao ar livre, refeitório onde realizam as receitas de doces utilizando as medidas, ginásio e campo para desenvolver as atividades que integram movimento e matemática.  Nosso projeto político pedagógico norteia os projetos, as habilidades e competências.


As crianças, desde o nascimento estão imersas em um universo do qual os conhecimentos matemáticos são parte integrante. Participam de uma série de situações envolvendo números, relações entre quantidade, noções sobre o espaço. Utilizando recursos próprios e pouco convencionais, elas recorrem à contagem e a operações para resolver problemas cotidianos, como conferir figurinhas, marcar e controlar os pontos de um jogo, repartir as balas entre os amigos, mostrar com os dedos a idade, manipular e operar o dinheiro. Também observam e atuam no espaço ao redor e, aos poucos, vão organizando seus deslocamentos, descobrindo caminhos, estabelecendo sistemas de referências, identificando posições e comparando distâncias. 

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