O artigo traz
exemplos de como é possível apresentar e instigar os alunos para a aprendizagem
de matemática de forma leve e lúdica. Despertando o interesse do aluno fazendo
com que eles entendam e aceitem novos desafios, e que busquem alternativas para
resolver os problemas apresentados. O professor usa materiais concreto como a
telha, grão de feijão, receitas de cucuz, sucos e lanches onde acaba
facilitando o entendimento dos educandos sobre os conceitos mais difíceis.
Assim proporcionando um olhar amplo e metodologia inovadora sobre as relações
que podem ser constituídas entre as características das operações.
Utilizamos
esta forma lúdica para trabalhar em nossa escola onde as professoras são
orientadas a utilizar todos os espaços: sala de robótica, sala multiuso com
diversos jogos que estimulam o raciocínio logico, atividades na pracinha e pátio
para atividades ao ar livre, refeitório onde realizam as receitas de doces
utilizando as medidas, ginásio e campo para desenvolver as atividades que
integram movimento e matemática. Nosso
projeto político pedagógico norteia os projetos, as habilidades e competências.
As crianças,
desde o nascimento estão imersas em um universo do qual os conhecimentos
matemáticos são parte integrante. Participam de uma série de situações
envolvendo números, relações entre quantidade, noções sobre o espaço.
Utilizando recursos próprios e pouco convencionais, elas recorrem à contagem e
a operações para resolver problemas cotidianos, como conferir figurinhas,
marcar e controlar os pontos de um jogo, repartir as balas entre os amigos,
mostrar com os dedos a idade, manipular e operar o dinheiro. Também observam e
atuam no espaço ao redor e, aos poucos, vão organizando seus deslocamentos,
descobrindo caminhos, estabelecendo sistemas de referências, identificando
posições e comparando distâncias.
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