Nosso PPP
(projeto político pedagógico) trabalha os 5 eixos: movimento, Linguagem oral e
escrita, artes visuais, natureza e sociedade e matemática. O movimento é uma importante dimensão do
desenvolvimento e da cultura humana. Através do movimento a criança adquire o
controle do seu corpo e se apropria de possibilidades de interação com o mundo.
O controle e habilidade do corpo com noção
espacial e temporal desenvolvendo equilíbrio e coordenação motora.
Conforme o
texto Espaço, forma e criança, para Piaget essa estruturação espacial da
criança inicia-se pela constituição de um sistema de coordenadas relativo ao
seu próprio corpo. É a fase chamada egocêntrica, no sentido de que, para se
orientar, a criança é incapaz de considerar qualquer outro elemento, que não o
seu próprio corpo, como ponto de referência.
Algumas habilidades e competências que constam em nosso PPP
(projeto político pedagógico), e trabalhamos em nossas formações de
professoras, o qual utilizamos em nosso dia a dia para proporcionar o
desenvolvimento das crianças:
·
Utilizar noções
simples de medida, comprimento, peso, volume e tempo;
·
Representar a
figura humana de diversas formas;
·
Explorar e
identificar propriedades geométricas e físicas dos objetos;
·
Identificar
pontos de referência para situar-se e deslocar-se no tempo e espaço;
·
Desenvolver a
capacidade de generalizar, analisar, sintetizar, inferir, formular hipóteses,
deduzir, refletir e argumentar;
·
Fazer contagem
oral;
·
Realizar cálculos
mentais simples;
·
Estabelecer
relação número/quantidade;
·
Identificar,
classificar e seriar objetos;
·
Identificar
números em diferentes contextos;
·
Comparar escritas
numéricas;
·
Comparar
grandezas;
Usamos a hora
do conto para integrar a matemática exemplo:
HORA
DO CONTO: Camilão, o comilão, com auxílio de ursos de pelúcia e imagens dos
alimentos e números.
Balão
do Camilão de formas geométricas:
Explorar e identificar propriedades geométricas
e físicas dos objetos: Utilizaremos os blocos lógicos de madeira para montarmos
focinho, orelhas, patinhas e rabinho.
Encheremos um balão recortaremos as formas geométricas. E colaremos no
balão como nosso Camilão.
Identificar números em diferentes contextos:
Retomando a história, dando ênfase as quantidades e números, será mostrado uma
cesta de vime com números feitos de TNT, onde coletivamente vamos usar papel
picado para preencher os números e tampinhas de garrafa pet de para relacionar
os números as suas respectivas quantidades. Montaremos um móbile para cada
número e suas quantidades.
Após será
solicitado o registro dos números com canetinhas e suas quantidades feitas com
massa de modelar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário