terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Complemento ativ.7 Operações aritiméticas




Nosso PPP (projeto político pedagógico) trabalha os 5 eixos: movimento, Linguagem oral e escrita, artes visuais, natureza e sociedade e matemática.  O movimento é uma importante dimensão do desenvolvimento e da cultura humana. Através do movimento a criança adquire o controle do seu corpo e se apropria de possibilidades de interação com o mundo. O controle e habilidade do corpo com noção espacial e temporal desenvolvendo equilíbrio e coordenação motora.
Conforme o texto Espaço, forma e criança, para Piaget essa estruturação espacial da criança inicia-se pela constituição de um sistema de coordenadas relativo ao seu próprio corpo. É a fase chamada egocêntrica, no sentido de que, para se orientar, a criança é incapaz de considerar qualquer outro elemento, que não o seu próprio corpo, como ponto de referência.

Algumas habilidades e competências que constam em nosso PPP (projeto político pedagógico), e trabalhamos em nossas formações de professoras, o qual utilizamos em nosso dia a dia para proporcionar o desenvolvimento das crianças:
·         Utilizar noções simples de medida, comprimento, peso, volume e tempo;
·         Representar a figura humana de diversas formas;
·         Explorar e identificar propriedades geométricas e físicas dos objetos;
·         Identificar pontos de referência para situar-se e deslocar-se no tempo e espaço;
·         Desenvolver a capacidade de generalizar, analisar, sintetizar, inferir, formular hipóteses, deduzir, refletir e argumentar;
·         Fazer contagem oral;
·         Realizar cálculos mentais simples;
·         Estabelecer relação número/quantidade;
·         Identificar, classificar e seriar objetos;
·         Identificar números em diferentes contextos;
·         Comparar escritas numéricas;
·         Comparar grandezas;



Usamos a hora do conto para integrar a matemática exemplo:
HORA DO CONTO: Camilão, o comilão, com auxílio de ursos de pelúcia e imagens dos alimentos e números. 
Balão do Camilão de formas geométricas:
Explorar e identificar propriedades geométricas e físicas dos objetos: Utilizaremos os blocos lógicos de madeira para montarmos focinho, orelhas, patinhas e rabinho.  Encheremos um balão recortaremos as formas geométricas. E colaremos no balão como nosso Camilão.
Identificar números em diferentes contextos: Retomando a história, dando ênfase as quantidades e números, será mostrado uma cesta de vime com números feitos de TNT, onde coletivamente vamos usar papel picado para preencher os números e tampinhas de garrafa pet de para relacionar os números as suas respectivas quantidades. Montaremos um móbile para cada número e suas quantidades.

Após será solicitado o registro dos números com canetinhas e suas quantidades feitas com massa de modelar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário