quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

matemática em sala de aula

Reinterando....

Conforme texto a matemática em sala de aula aborda semelhanças e diferenças utilizadas em escolas brasileiras. Alguns livros didáticos não apresentam a sistematização, sendo o professor que faz este papel. Concordo com uma linguagem adequada e objetiva e professores conduzindo o interesse dos alunos nas atividades de estudo, cabe ao educador proporcionar uma aula que desperte o interesse do educando através de aulas práticas, dinâmicas e diferenciadas. Talvez a função da escola esteja vinculada com a nossa passividade e com as dificuldades do cotidiano. As crianças têm uma curiosidade natural para perguntar os “como” e os  “porquê” dos acontecimentos, principalmente da natureza. Conforme a escola vai educando, o anseio e a curiosidade vão terminando, chegando repetidas vezes à aborrecimento.
Segundo Caniato, como preparação para a aula sobre astronomia, foi solicitada às professoras lerem o texto: Um episódio na vida de Joãozinho da Maré (CANIATO, 1983). Este texto, distribuído com uma antecedência de quase 30 dias, mostra a discussão entre uma professora e um de seus alunos que se opõe a conceitos equivocados envolvendo estações do ano, que ela transmite durante uma aula. No texto são apontadas argumentações simples, baseadas em observações do dia-a-dia, que desconstroem as concepções alternativas muito comuns referentes às estações do ano, como o fato de o verão acontecer quando a Terra está mais próxima do Sol.
Nos dias de hoje os livros buscam diálogos e uma linguagem atual com o aluno, terminando com o tecnicismo de antigamente. Diversificando esta linguagem através de gráficos, histórias em quadrinhos, imagens, fotos entre outros que facilitam a compreensão do aluno sendo o professor o intermediador deste processo.
Eu trabalho como coordenadora e acompanho o desenvolvimento dos projetos na educação infantil, trabalhamos com diversas atividades para facilitar o entendimento de matemática e raciocínio lógico. Na sala de aula é realizado a chamadinha de presença, dia da semana e do mês,  sucatas (potes de shampoo, margarina, sorvete, tampa de garrafa de refrigerante, etc) .As professoras são orientadas a utilizar todos os espaços: sala de robótica, sala multiuso com diversos jogos que estimulam o raciocínio logico, atividades na pracinha e pátio para atividades ao ar livre,  refeitório onde realizam as receitas de doces utilizando as medidas, ginásio e campo para desenvolver as atividades que integram movimento e matemática.  Nosso projeto político pedagógico norteia os projetos, as habilidades e competências desenvolve os conhecimentos matemáticos que fazem parte da vida da criança desde o seu nascimento. A contagem, relações de quantidades, relações espaciais e propriedades geométricas são construídas pelas crianças nas interações com o meio e com outras pessoas. Para que a criança possa construir conceitos matemáticos, a ação educativa deve promover a formulação de perguntas, provocar desafios e desafiar a representação do pensamento lógico pela criança.

CANIATO, Rodolpho. Ato de fé ou conquista do conhecimento. Um episódio na vida de Joãozinho da Maré. Boletim da Sociedade Astronômica Brasileira. ano 6, n.2, p.31-37, 1983.

Projeto Político Pedagógico SESI ( Serviço Social da Industria) , 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário