Conforme texto a matemática em
sala de aula aborda semelhanças e diferenças utilizadas em escolas brasileiras.
Alguns livros didáticos não apresentam a sistematização, sendo o professor que
faz este papel. Concordo com uma linguagem adequada e objetiva e professores
conduzindo o interesse dos alunos nas atividades de estudo, cabe ao educador
proporcionar uma aula que desperte o interesse do educando através de aulas
práticas, dinâmicas e diferenciadas. Talvez a função da escola esteja vinculada
com a nossa passividade e com as dificuldades do cotidiano. As crianças têm uma
curiosidade natural para perguntar os “como” e os “porquê” dos acontecimentos, principalmente da
natureza. Conforme a escola vai educando, o anseio e a curiosidade vão
terminando, chegando repetidas vezes à aborrecimento.
Segundo Caniato, como preparação
para a aula sobre astronomia, foi solicitada às professoras lerem o texto: Um
episódio na vida de Joãozinho da Maré (CANIATO, 1983). Este texto, distribuído
com uma antecedência de quase 30 dias, mostra a discussão entre uma professora
e um de seus alunos que se opõe a conceitos equivocados envolvendo estações do
ano, que ela transmite durante uma aula. No texto são apontadas argumentações simples,
baseadas em observações do dia-a-dia, que desconstroem as concepções
alternativas muito comuns referentes às estações do ano, como o fato de o verão
acontecer quando a Terra está mais próxima do Sol.
Nos dias de hoje os livros buscam
diálogos e uma linguagem atual com o aluno, terminando com o tecnicismo de
antigamente. Diversificando esta linguagem através de gráficos, histórias em
quadrinhos, imagens, fotos entre outros que facilitam a compreensão do aluno
sendo o professor o intermediador deste processo.
Eu trabalho como coordenadora e acompanho o desenvolvimento dos
projetos na educação infantil, trabalhamos com diversas atividades para
facilitar o entendimento de matemática e raciocínio lógico. Na sala de aula é
realizado a chamadinha de presença, dia da semana e do mês, sucatas (potes de shampoo, margarina, sorvete,
tampa de garrafa de refrigerante, etc) .As professoras são orientadas a
utilizar todos os espaços: sala de robótica, sala multiuso com diversos jogos
que estimulam o raciocínio logico, atividades na pracinha e pátio para
atividades ao ar livre, refeitório onde
realizam as receitas de doces utilizando as medidas, ginásio e campo para
desenvolver as atividades que integram movimento e matemática. Nosso projeto político pedagógico norteia os
projetos, as habilidades e competências desenvolve os conhecimentos matemáticos
que fazem parte da vida da criança desde o seu nascimento. A contagem, relações
de quantidades, relações espaciais e propriedades geométricas são construídas
pelas crianças nas interações com o meio e com outras pessoas. Para que a
criança possa construir conceitos matemáticos, a ação educativa deve promover a
formulação de perguntas, provocar desafios e desafiar a representação do
pensamento lógico pela criança.
CANIATO, Rodolpho. Ato de fé ou
conquista do conhecimento. Um episódio na vida de Joãozinho da Maré. Boletim da
Sociedade Astronômica Brasileira. ano 6, n.2, p.31-37, 1983.
Projeto Político Pedagógico SESI
( Serviço Social da Industria) , 2016.
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