“Uma Proposta Pedagógica é um
caminho, não é um lugar.
Uma Proposta Pedagógica é
construída no caminho, no caminhar. Toda Proposta Pedagógica tem uma história
que precisa ser contada. Toda Proposta tem uma aposta”.
Sônia Kramer
Acredito que o PPP da escola é a
referência para as ações educativas, com envolvimento de todos os segmentos
(família, professores, funcionários e equipe) envolvidos no processo de
elaboração deste documento, de forma que a prática adotada adquira sentido e
significado para a comunidade escolar.
Durante o processo de elaboração, esse
segmento da comunidade pode-se perceber como corresponsáveis pela formação das
crianças, direcionando seus “olhares” para as necessidades da comunidade.
Representa, nesse sentido, a tomada de posição da Instituição na organização da
ação em relação à sua identidade, visão de mundo, utopia, valores, princípios e
compromisso.
Para atender plenamente aos
educandos da escola, é necessário o conhecimento prévio da realidade dessas
crianças. A escola é um dos ambientes de desenvolvimento da criança, talvez o
mais significativo, sendo um ambiente socializador diferente do familiar, não
podendo ser entendida como instituição substituta da família. Sendo assim,
durante o processo de elaboração deste documento, todos os segmentos da
comunidade deve-se perceber como corresponsáveis pela formação das crianças,
atentando para as necessidades da comunidade escolar.
Com o uso de autonomia da
escola para determinar seu rumo institucional por meio de um método
participativo, de forma sistemática, assume a incumbência de planejar e
organizar a sua prática educativa dentro desta perspectiva construtivista, promovendo,
assim, a aprendizagem significativa e o desenvolvimento das competências e
habilidades da criança. Portanto, acredito que contribui para a formação de
cidadãos críticos, proativos, responsáveis e que respeitem os princípios
democráticos, essenciais para a transformação social.
A Resolução do Conselho
Nacional de Educação nº1, de 07 de abril de 1999, determina orientações para
elaboração da proposta pedagógica a ser adotada pelas instituições de Educação
Infantil, seguindo os princípios: Éticos da autonomia, da Responsabilidade, da
Solidariedade e do Respeito ao Bem Comum; Políticos dos Direitos e Deveres de
Cidadania, do Exercício da Criticidade e do Respeito à Ordem Democrática;
Estéticos da Sensibilidade, da Criatividade, da Ludicidade e da Diversidade de
Manifestações Artísticas e Culturais. Nesse sentido, percebe-se que o Projeto
Político Pedagógico está relacionado com a organização do trabalho desenvolvido
na escola, tendo como base os princípios educativos sinalizados pelo Conselho
Nacional de Educação.
Assim, as crianças descobrem a
possibilidade de se desenvolver e de se apropriar das conquistas, desenvolvendo
sua autonomia. Com as diferentes situações de aprendizagem, as crianças
aprendem a expressar suas ideias, sentimentos, necessidades e desejos,
avançando no processo de construção de significados (Parâmetros Curriculares
Nacionais, 1997).
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