sexta-feira, 9 de junho de 2017

Forum 2

“Uma Proposta Pedagógica é um caminho, não é um lugar.
Uma Proposta Pedagógica é construída no caminho, no caminhar. Toda Proposta Pedagógica tem uma história que precisa ser contada. Toda Proposta tem uma aposta”.
Sônia Kramer

Acredito que o PPP da escola é a referência para as ações educativas, com envolvimento de todos os segmentos (família, professores, funcionários e equipe) envolvidos no processo de elaboração deste documento, de forma que a prática adotada adquira sentido e significado para a comunidade escolar.
Durante o processo de elaboração, esse segmento da comunidade pode-se perceber como corresponsáveis pela formação das crianças, direcionando seus “olhares” para as necessidades da comunidade. Representa, nesse sentido, a tomada de posição da Instituição na organização da ação em relação à sua identidade, visão de mundo, utopia, valores, princípios e compromisso.
Para atender plenamente aos educandos da escola, é necessário o conhecimento prévio da realidade dessas crianças. A escola é um dos ambientes de desenvolvimento da criança, talvez o mais significativo, sendo um ambiente socializador diferente do familiar, não podendo ser entendida como instituição substituta da família. Sendo assim, durante o processo de elaboração deste documento, todos os segmentos da comunidade deve-se perceber como corresponsáveis pela formação das crianças, atentando para as necessidades da comunidade escolar.
Com o uso de autonomia da escola para determinar seu rumo institucional por meio de um método participativo, de forma sistemática, assume a incumbência de planejar e organizar a sua prática educativa dentro desta perspectiva construtivista, promovendo, assim, a aprendizagem significativa e o desenvolvimento das competências e habilidades da criança. Portanto, acredito que contribui para a formação de cidadãos críticos, proativos, responsáveis e que respeitem os princípios democráticos, essenciais para a transformação social.
A Resolução do Conselho Nacional de Educação nº1, de 07 de abril de 1999, determina orientações para elaboração da proposta pedagógica a ser adotada pelas instituições de Educação Infantil, seguindo os princípios: Éticos da autonomia, da Responsabilidade, da Solidariedade e do Respeito ao Bem Comum; Políticos dos Direitos e Deveres de Cidadania, do Exercício da Criticidade e do Respeito à Ordem Democrática; Estéticos da Sensibilidade, da Criatividade, da Ludicidade e da Diversidade de Manifestações Artísticas e Culturais. Nesse sentido, percebe-se que o Projeto Político Pedagógico está relacionado com a organização do trabalho desenvolvido na escola, tendo como base os princípios educativos sinalizados pelo Conselho Nacional de Educação.

Assim, as crianças descobrem a possibilidade de se desenvolver e de se apropriar das conquistas, desenvolvendo sua autonomia. Com as diferentes situações de aprendizagem, as crianças aprendem a expressar suas ideias, sentimentos, necessidades e desejos, avançando no processo de construção de significados (Parâmetros Curriculares Nacionais, 1997).

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