domingo, 6 de maio de 2018

ATIVIDADE 2 - MEMÓRIA DAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA


 MEMÓRIA DAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA ? Você lembra da sua?


1.1   As memórias de tecnologias na escola que o seu grupo considerou como mais importantes em relação ao contexto educacional vivido. Usem como base para essa discussão a planilha em Excell produzida individualmente na Atividade 1.2 com a linha de tempo criada.
Minha alfabetização e educação fundamental foi nos anos 80, onde basicamente os recursos eram Giz e quadro-verde, Lápis, borracha e caderno, livros e cadernos de atividades, mimiógrafo.

1.2.   Descrevam as principais tecnologias e seus respectivos contextos de uso, principalmente no que se refere à intencionalidade pedagógica atribuída às mesmas.
Nos anos 80, ambiente escolar utilizávamos apenas a sala de aula para aprendizagens, os recursos importantes no passado eram Giz e quadro-verde caneta, Lápis, borracha e caderno, livros e caderno de atividade, mimiógrafo.
Em algumas aulas eram ditados o mesmo conteúdo do livro ou copiado textos extensos, assim os alunos não conversavam e ficavam quietos e atarefados, contudo eram pouco os ganhos pedagógicos devido a estratégia e a intencionalidade aplicada.  
Nos anos 90 a biblioteca nas escolas, o computador, tv e video cassete, radio, laboratório informática, laboratório químico, a fotografia que era máquina com filme para revelar, disquete, foram muito importantes usados como tática para despertar o interesse dos alunos, sendo inovador para a época.
Anos 2000 as aulas passam a utilizar vários recursos tecnológicos, os smatfone, tablet; computadores, notebook retroprojetor, pendrive; internet( redes sociais e meio tecnológico em geral); wifi; microfone; cartão  USB , foto digital, com  configuração rápida e eficiente no desenvolvimento de atividades acadêmicas e pedagógicas.

1.3.   Nesse mesmo relato, ao final, registre a reflexão que seu grupo fez sobre o contexto educacional atual e os desafios que vocês entendem que precisam ser superados em relação às tecnologias nas escolas.
Acredito que é necessária uma escuta ativa dos alunos, para proporcionar e oportunizar aulas inovadoras, buscando alternativas, ferramentas, novas estratégias e tecnologias para desenvolvimento das atividades pedagógica acreditando que o aluno é o protagonista e o professor um mediador do conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário