MEMÓRIA DAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA ? Você lembra da sua?
1.1 As memórias de tecnologias na escola que o seu
grupo considerou como mais importantes em relação ao contexto educacional
vivido. Usem como base para essa discussão a planilha em Excell produzida
individualmente na Atividade 1.2 com a linha de tempo criada.
Minha alfabetização e educação fundamental foi nos anos 80,
onde basicamente os recursos eram Giz e quadro-verde, Lápis, borracha e
caderno, livros e cadernos de atividades, mimiógrafo.
1.2. Descrevam as principais tecnologias e seus
respectivos contextos de uso, principalmente no que se refere à
intencionalidade pedagógica atribuída às mesmas.
Nos anos 80, ambiente escolar utilizávamos
apenas a sala de aula para aprendizagens, os recursos importantes no passado eram
Giz e quadro-verde caneta, Lápis, borracha e caderno, livros e caderno de
atividade, mimiógrafo.
Em algumas aulas eram ditados o
mesmo conteúdo do livro ou copiado textos extensos, assim os alunos não conversavam
e ficavam quietos e atarefados, contudo eram pouco os ganhos pedagógicos devido
a estratégia e a intencionalidade aplicada.
Nos anos 90 a biblioteca nas
escolas, o computador, tv e video cassete, radio, laboratório informática, laboratório
químico, a fotografia que era máquina com filme para revelar, disquete, foram
muito importantes usados como tática para despertar o interesse dos alunos,
sendo inovador para a época.
Anos 2000 as aulas passam a
utilizar vários recursos tecnológicos, os smatfone, tablet; computadores,
notebook retroprojetor, pendrive; internet( redes sociais e meio tecnológico em
geral); wifi; microfone; cartão USB , foto
digital, com configuração rápida e eficiente
no desenvolvimento de atividades acadêmicas e pedagógicas.
1.3. Nesse mesmo relato, ao final, registre a reflexão
que seu grupo fez sobre o contexto educacional atual e os desafios que vocês
entendem que precisam ser superados em relação às tecnologias nas escolas.
Acredito que é necessária uma
escuta ativa dos alunos, para proporcionar e oportunizar aulas inovadoras,
buscando alternativas, ferramentas, novas estratégias e tecnologias para
desenvolvimento das atividades pedagógica acreditando que o aluno é o
protagonista e o professor um mediador do conhecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário