domingo, 6 de maio de 2018
INOVAR É PRECISO
TERMINANDO AVALIAÇÃO MBA GESTÃO DE PROJETOS- EAD, POIS INOVAR É PRECISO
Para inovar, é necessário repensar padrões e conceitos, romper barreiras, estagnações e agregar valor, o conhecimento, sem dúvida, é a principal forma para o fomento da inovação. O Decreto 5.798, publicado em 2006, que regulamenta a Lei 11.196, também denominada de “A Lei do Bem”, define inovação tecnológica como “a concepção de novo produto ou processo de fabricação, bem como, a agregação de novas funcionalidades ou características ao produto ou processo, que implique melhorias incrementais e efetivo ganho de qualidade ou produtividade, resultando maior competitividade no mercado” (ANPEI, 2013, p. 13).
O Manual de Oslo, editado pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE, 2005), responsável pela definição de inovação adotada mundialmente, fez uma alteração que expandiu o conceito de inovação, abrangendo o setor de serviços e removendo a palavra “tecnológica” da definição, estabelecendo como possível a inovação em produtos, em processos, em serviços, em marketing e em sistemas organizacionais. Figura 1 - Inovação Fonte: Carvalho et al. (2011).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Olá colega Claúdia, tudo bem?
ResponderExcluirCom certeza, concordo quando diz "Para inovar, é necessário repensar padrões e conceitos, romper barreiras, estagnações e agregar valor, o conhecimento, sem dúvida, é a principal forma para o fomento da inovação." A sua afirmação vai ao encontro do texto que trabalhamos na interdisciplina de Tecnologia ministrada pela professora Mariângela, em que aprofundamos no fórum de discussão onde emergiram conceitos e ideias acerca desta temática. Inovar é preciso, sempre! Forte abraço, Nádila Luchini.