sexta-feira, 1 de junho de 2018

Didática - ENFOQUE TEMÁTICO 2: Contribuições de Comênio para a didática


Acabei pesquisando sobre a vida de Comenius, e pensava que os métodos deviam ter desenho e natureza. Que devia explorar o ambiente para o ensino, já que era religioso devia abordar ensinamentos cristãos.

Sim, encontramos em nosso cotidiano, escolas com ensinamentos cristãos, escolas que trabalham muito a questão do respeito com o meio ambiente. Unindo aprendizagem á diversas estratégias, assim como ele fez tão inovador que se perpetua até hoje nas escolas.

Que promovem a diversidade cultural e social, buscando a valorização do ser humano e o respeito nas relações do trabalho. Não será tolerada discriminação de qualquer natureza, seja esta com base em cor, sexo, credo, opção sexual, ideologia, origem social ou étnica.

Educação ambiental significa trabalhar a ideia de Desenvolvimento Sustentável, isto é, conciliar desenvolvimento, preservação ambiental e melhoria da qualidade de vida do ser humano. Desta forma, a educação ambiental torna-se de extrema necessidade para a sobrevivência do homem na terra.

A educação ambiental não está vinculada somente aos conhecimentos sobre a natureza, mas também à possibilidade de participação social nas decisões políticas a respeito do ambiente. Nesse sentido, busca-se desenvolver essa temática no Protagonismo Infantil, tendo em vista que as crianças, por sua facilidade em transmitir aquilo que aprendem, tornam-se multiplicadoras. Além disso, elas se comprometem com a natureza não por obrigação, e sim por uma realização individual que as fortalecem e as tornam cidadãs conscientes dos problemas de nosso planeta.

Logo, essa temática vai além de uma educação ambiental, e torna-se uma educação sociocultural, em que as crianças interagem com o meio onde vivem. É importante desenvolver, nas crianças, hábitos socialmente responsáveis, estimulando-as a agir com ética, transparência, respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais, cumprindo deveres e direitos para com a sociedade.

O desenvolvimento sustentável é aquele que satisfaz as necessidades do presente, sem comprometer a capacidade de sobrevivência das futuras gerações. A educação ambiental torna-se de extrema necessidade para a sobrevivência do homem na terra, pois não está vinculada somente aos conhecimentos sobre a natureza, mas também à possibilidade de participação social nas decisões políticas a respeito do ambiente.

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