Acabei pesquisando
sobre a vida de Comenius, e pensava que os métodos deviam ter desenho e
natureza. Que devia explorar o ambiente para o ensino, já que era religioso
devia abordar ensinamentos cristãos.
Sim, encontramos em
nosso cotidiano, escolas com ensinamentos cristãos, escolas que trabalham muito
a questão do respeito com o meio ambiente. Unindo aprendizagem á diversas
estratégias, assim como ele fez tão inovador que se perpetua até hoje nas
escolas.
Que promovem a
diversidade cultural e social, buscando a valorização do ser humano e o
respeito nas relações do trabalho. Não será tolerada discriminação de qualquer
natureza, seja esta com base em cor, sexo, credo, opção sexual, ideologia,
origem social ou étnica.
Educação
ambiental significa trabalhar a ideia de Desenvolvimento Sustentável, isto é,
conciliar desenvolvimento, preservação ambiental e melhoria da qualidade de
vida do ser humano. Desta forma, a educação ambiental torna-se de extrema
necessidade para a sobrevivência do homem na terra.
A educação
ambiental não está vinculada somente aos conhecimentos sobre a natureza, mas
também à possibilidade de participação social nas decisões políticas a respeito
do ambiente. Nesse sentido, busca-se desenvolver essa temática no Protagonismo
Infantil, tendo em vista que as crianças, por sua facilidade em transmitir
aquilo que aprendem, tornam-se multiplicadoras. Além disso, elas se comprometem
com a natureza não por obrigação, e sim por uma realização individual que as
fortalecem e as tornam cidadãs conscientes dos problemas de nosso planeta.
Logo,
essa temática vai além de uma educação ambiental, e torna-se uma educação
sociocultural, em que as crianças interagem com o meio onde vivem. É importante
desenvolver, nas crianças, hábitos socialmente responsáveis, estimulando-as a
agir com ética, transparência, respeitando a diversidade e promovendo a redução
das desigualdades sociais, cumprindo deveres e direitos para com a sociedade.
O desenvolvimento
sustentável é aquele que satisfaz as necessidades do presente, sem comprometer
a capacidade de sobrevivência das futuras gerações. A educação ambiental
torna-se de extrema necessidade para a sobrevivência do homem na terra, pois
não está vinculada somente aos conhecimentos sobre a natureza, mas também à
possibilidade de participação social nas decisões políticas a respeito do
ambiente.
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