sexta-feira, 1 de junho de 2018

QUEM FOI Comenius??


Quem foi nasceu no país da Moravia, na atual República Tcheca situada na Europa, em  1592, era de família eslava e praticante do protestante. Tinha uma família religiosa que guava-se  nos  conceitos do reformista  de Jan Huss, da Bohemia e unido às Sagradas Escrituras e apoiam uma vida sem luxos, simples, passiva e natural. Essa raiz do ensino severo e religiosa desempenhou ampla importâcia sobre o íntimo de Comenius, influenciando sua capacidade para os seus aprendizados religiosos.

No mundo europeu, Comenius é o primeiro docente,  a possuir interesse na relação ensino e aprendizagem, percebendo  as diferenças  entre o educar e o aprender. Assim ele inicia a didática moderna.

Perdeu sua família cedo e foi cuidado por outra, porém sem muita afetividade e eram devotos da seita dos Morávios. Seguindo a regra da educação dos tempos aprendeu a ler e escrever, raciocínio logico, vivido em  num ambiente severo e rigoroso, onde o professor era autoritário e imperioso e a didática era a palmatória do professor. Essa trajetória influenciou Comenius a buscar prática inovadora para o século XVII.


Concluindo os estudos, ele estuda Teologia na Universidade Calvinista de Herbron, na Alemanha, aonde desenvolve uma concepção cultural como aprendiz inicia a produção de suas primeiras obras, "Problemata Miscelânea" e "Syloge Questiorum Controversum" e resolvendo-se como pastor.

 
Segue para Heidelberg, ainda na Alemanha, onde aperfeiçoa seus conhecimentos de astronomia e matemática, retornando à Moravia, sua região de origem, inquieto para por em prática as opiniões pedagógicas originadas da Universidade.

Modifica completamente a maneira de educar artes e ciências em sua escola, sobressaindo-se ligeiramente como docente.


Comenius acredita na igualdade, sua pedagogia busca ensinar a todos sem distinção, a educação tornado os homens bons cidadãos e indivíduos de fé. Para ele, a didática é,
simultaneamente e sincronicamente, um  métodologia combinada que serve de tal maneira ao ato de ensinar quão grandemente a arte de ensinar.
Concepção, detenção e práticas incidiam a apoio de seu processo didático e, por meio desses dados, chegar-se-ia às três características: erudição, virtude e religião, correspondendo às três faculdades que é preciso ter: intelecto, vontade e memória.


O método deve seguir os seguintes preceitos:


- tudo o que se deve saber deve ser ensinado;

- qualquer coisa que se ensine deverá ser ensinada em sua aplicação prática, no seu uso definido;

- deve ensinar-se de maneira direta e clara;

- ensinar a verdadeira natureza das coisas, partindo de suas causas;

- explicar primeiro os princípios gerais;

- ensinar as coisas em seu devido tempo;


A obra de Comenius é um paradigma do saber sobre a educação da infância e juventude, utilizando, para isso, um local privilegiado: a escola.

A Didática Magna apresenta as características fundamentais da escola moderna.Entre elas, podemos distinguir:


- a construção da infância moderna como forma de pedagogização dessa infância por meio da escolaridade formal (até então, as crianças eram tratadas como pequenos adultos);
- uma aliança entre a família e a escola, por meio da qual a criança vai se soltando da influência da órbita familiar para a órbita escolar;
- uma forma de organização da transmissão dos saberes, baseada no método de instrução simultânea, agrupando-se os alunos; e
- a construção de um lugar de educador, de mestre, reservado aos adultos portadores de saberes legítimos.

O método de Comenius e seus fundamentos naturais:


- o fim é o mesmo: sabedoria, moral e perfeição;

- todos são dotados da mesma natureza humana, apesar de terem inteligências diversas;

- a diversidade das inteligências é tão somente um excesso ou deficiência da harmonia natural;

- o melhor momento para remediar excessos e deficiências acontece quando as inteligências são novas.


Suas obras:


Escritor prolífico, deixou mais de 200 títulos, entre os quais se destacam:

- O Labirinto do Mundo - 1623

- Didactica Tcheca - 1627

- Guia da Escola Materna - 1630

- Porta Aberta das Línguas - 1631

- Didactica Magna (versão latina de Didactica Tcheca) - 1631

- Novíssimo Método das Línguas - 1647

- O Mundo Ilustrado - 1651

- Opera Didactica Omnia Ab Anno - 1627 a 1657

- Consulta Universal Sobre o Melhoramento dos Negócios Humanos - 1657

- O anjo da Paz - 1667

- A única Coisa Necessária - 1668.

 




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