Quem foi nasceu no país da Moravia, na atual República
Tcheca situada na Europa, em 1592, era
de família eslava e praticante do protestante. Tinha uma família religiosa que guava-se
nos conceitos do reformista de Jan Huss, da Bohemia e unido às Sagradas
Escrituras e apoiam uma vida sem luxos, simples, passiva e natural. Essa raiz
do ensino severo e religiosa desempenhou ampla importâcia sobre o íntimo de
Comenius, influenciando sua capacidade para os seus aprendizados religiosos.
No mundo europeu, Comenius é o primeiro docente, a possuir interesse na relação ensino e aprendizagem,
percebendo as diferenças entre o educar e o aprender. Assim ele inicia
a didática moderna.
Perdeu sua família cedo e foi cuidado por outra, porém sem
muita afetividade e eram devotos da seita dos Morávios. Seguindo a regra da
educação dos tempos aprendeu a ler e escrever, raciocínio logico, vivido em num ambiente severo e rigoroso, onde o
professor era autoritário e imperioso e a didática era a palmatória do
professor. Essa trajetória influenciou Comenius a buscar prática inovadora para
o século XVII.
Concluindo os estudos, ele estuda Teologia na Universidade Calvinista de Herbron, na Alemanha, aonde desenvolve uma concepção cultural como aprendiz inicia a produção de suas primeiras obras, "Problemata Miscelânea" e "Syloge Questiorum Controversum" e resolvendo-se como pastor.
Segue para Heidelberg, ainda na Alemanha, onde aperfeiçoa seus conhecimentos de astronomia e matemática, retornando à Moravia, sua região de origem, inquieto para por em prática as opiniões pedagógicas originadas da Universidade.
Modifica completamente a maneira de educar artes e ciências
em sua escola, sobressaindo-se ligeiramente como docente.
Comenius acredita na igualdade, sua pedagogia busca ensinar a todos sem distinção, a educação tornado os homens bons cidadãos e indivíduos de fé. Para ele, a didática é, simultaneamente e sincronicamente, um métodologia combinada que serve de tal maneira ao ato de ensinar quão grandemente a arte de ensinar.
Concepção, detenção e práticas incidiam a apoio de seu processo didático e, por meio desses dados, chegar-se-ia às três características: erudição, virtude e religião, correspondendo às três faculdades que é preciso ter: intelecto, vontade e memória.
O método deve seguir os seguintes preceitos:
- tudo o que se deve saber deve ser ensinado;
- qualquer coisa que se ensine deverá ser ensinada em sua
aplicação prática, no seu uso definido;
- deve ensinar-se de maneira direta e clara;
- ensinar a verdadeira natureza das coisas, partindo de
suas causas;
- explicar primeiro os princípios gerais;
- ensinar as coisas em seu devido tempo;
A obra de Comenius é um paradigma do saber sobre a educação da infância e juventude, utilizando, para isso, um local privilegiado: a escola.
A Didática Magna apresenta as características fundamentais
da escola moderna.Entre elas, podemos distinguir:
- a construção da infância moderna como forma de pedagogização dessa infância por meio da escolaridade formal (até então, as crianças eram tratadas como pequenos adultos);
- uma aliança entre a família e a escola, por meio da qual a criança vai se soltando da influência da órbita familiar para a órbita escolar;
- uma forma de organização da transmissão dos saberes, baseada no método de instrução simultânea, agrupando-se os alunos; e
- a construção de um lugar de educador, de mestre, reservado aos adultos portadores de saberes legítimos.
O método de Comenius e seus fundamentos naturais:
- o fim é o mesmo: sabedoria, moral e perfeição;
- todos são dotados da mesma natureza humana, apesar de
terem inteligências diversas;
- a diversidade das inteligências é tão somente um excesso
ou deficiência da harmonia natural;
- o melhor momento para remediar excessos e deficiências
acontece quando as inteligências são novas.
Suas obras:
Escritor prolífico, deixou mais de 200 títulos, entre os quais se destacam:
- O Labirinto do Mundo - 1623
- Didactica Tcheca - 1627
- Guia da Escola Materna - 1630
- Porta Aberta das Línguas - 1631
- Didactica Magna (versão latina de Didactica Tcheca) -
1631
- Novíssimo Método das Línguas - 1647
- O Mundo Ilustrado - 1651
- Opera Didactica Omnia Ab Anno - 1627 a 1657
- Consulta Universal Sobre o Melhoramento dos Negócios
Humanos - 1657
- O anjo da Paz - 1667
- A única Coisa Necessária - 1668.
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