quarta-feira, 13 de junho de 2018

Quadro Reys




A partir do texto do Rays (2000), complete a tabela abaixo:

 

 

MOMENTOS
PRINCIPAIS IDÉIAS
DEGUSTAÇÃO
RELAÇÃO COM A PRÁTICA
  1. “Escola e realidade social”
 
 
 
[..]elementos pedagógicos, continuamente em relação ao conjunto social, ligado a vários fatos que representam esse acontecimento
[...]o fato sociocultural estabelecido pelos indivíduos será o ponto de menção inicial[...]
Iniciar conhecendo a realidade do educando, assim, estabelecendo uma ação pedagógica e buscando estratégia que atenda estes alunos  que buscam seu lugar na sociedade.
 
  1. “Retrato sociocultural do educando”
 
 
 
Perfil sócio-economico do aluno;
Impossibilidades sociais;
 
 
[...] especialidades de aprendizagem dos estudantes que estão transversalmente conectados ao representação de questões, realidade e aspectos dos mesmos.
Conversa crítico a partir dos aspectos sociocultural do estudante.
Inclusão da família, sociedade, educandos e educadores no âmbito da escola.
 
  1. “Objetivos de ensino-aprendizagem e conteúdos de ensino”
 
 
As    - apropriação,
2)   -     elaboração
   - pensar para repensar...repensar
para agir...agir para transformar...,
[...]Um objetivo- conteúdo é significativo-concreto quando está transversalmente pertinente a um conjunto social estabelecido, incidindo a relação lógica texto-contexto.
Compreender, a partir das atividades e vivências proporcionadas pelo projeto;
Desenvolver o gosto pela leitura e escrita bem como criatividade e sociabilidade;
Criar estratégias para resolver situações problema;
 
  1. “Procedimentos de ensino-aprendizagem”
 
 
 
Formular hipóteses e prever resultados[...]
 
ação-reflexão-ação
Reconhecer e aplicar os conceitos básicos;
- Socializar experiências de projetos construídos.
- Desenvolver a motricidade fina, a concentração e a observação.
- Mobilizar os conhecimentos construídos em prol da resolução de problemas individuais e coletivos.
 
 
Intencionalidade
 
Problematização
 
Ação
 
Experiência
 
Pesquisa
 
  1. “Avaliação da aprendizagem”
 
 
 
Mediadora e formativa, que ocorrerá de forma sistemática, contínua e processual, a qual necessita que o educador realize a mediação constante do ato educativo, com vistas a rever e reavaliar as suas intervenções pedagógicas para garantir efetivamente o desenvolvimento das competências dos educandos.
É do educador planejar suas ações para mobilizar o desenvolvimento de competências, avaliando-as num processo contínuo e permanente.
Forma concreta e cultural, cultura da medida do
conhecimento" que resulta sempre na "cultura do
conhecimento quantificável", na "cultura da nota",
pela cultura da aprendizagem concreta.
 

 

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