A partir do texto do Rays (2000), complete a tabela abaixo:
MOMENTOS
|
PRINCIPAIS IDÉIAS
|
DEGUSTAÇÃO
|
RELAÇÃO COM A PRÁTICA
|
|
[..]elementos
pedagógicos, continuamente em relação ao conjunto social, ligado a vários
fatos que representam esse acontecimento
|
[...]o
fato sociocultural estabelecido pelos indivíduos será o ponto de menção
inicial[...]
|
Iniciar
conhecendo a realidade do educando, assim, estabelecendo uma ação pedagógica
e buscando estratégia que atenda estes alunos
que buscam seu lugar na sociedade.
|
|
Perfil sócio-economico do aluno;
Impossibilidades sociais;
|
[...]
especialidades de aprendizagem dos estudantes que estão transversalmente
conectados ao representação de questões, realidade e aspectos dos mesmos.
|
Conversa crítico a partir dos aspectos sociocultural
do estudante.
Inclusão da família, sociedade, educandos e
educadores no âmbito da escola.
|
|
As - apropriação,
2) -
elaboração
- pensar para repensar...repensar
para agir...agir para transformar...,
|
[...]Um
objetivo- conteúdo é significativo-concreto quando está transversalmente pertinente
a um conjunto social estabelecido, incidindo a relação lógica texto-contexto.
|
Compreender, a partir das atividades e
vivências proporcionadas pelo projeto;
Desenvolver o gosto pela leitura e escrita
bem como criatividade e sociabilidade;
Criar estratégias para resolver situações
problema;
|
|
Formular
hipóteses e prever resultados[...]
ação-reflexão-ação
|
Reconhecer e aplicar os conceitos básicos;
-
Socializar experiências de projetos construídos.
- Desenvolver a motricidade fina, a concentração e a observação.
- Mobilizar os conhecimentos construídos em prol da
resolução de problemas individuais e coletivos.
|
Intencionalidade
Problematização
Ação
Experiência
Pesquisa
|
|
Mediadora e formativa, que
ocorrerá de forma sistemática, contínua e processual, a qual necessita que o
educador realize a mediação constante do ato educativo, com vistas a rever e
reavaliar as suas intervenções pedagógicas para garantir efetivamente o
desenvolvimento das competências dos educandos.
|
É do educador planejar suas
ações para mobilizar o desenvolvimento de competências, avaliando-as num
processo contínuo e permanente.
|
Forma concreta e
cultural, cultura da medida do
conhecimento" que resulta sempre na "cultura do
conhecimento quantificável", na "cultura da nota",
pela
cultura da aprendizagem concreta.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário