quarta-feira, 13 de junho de 2018

Plano de Aula -Estabilidade e mudança social, Capitalismo, Sociedade de consumo


Estabilidade e mudança social, Capitalismo, Sociedade de consumo


https://www.youtube.com/watch?v=7qFiGMSnNjw


O vídeo permitirá que a turma tenha uma visão geral das grandes mudanças sociais que caracterizaram o longo processo histórico de formação do capitalismo, sistema hegemônico no mundo atual.

Comente com os estudantes algumas das principais mudanças ocorridas e dê preferência àquelas que são mais perceptíveis na atualidade. Peça para comentarem o que chamou mais a atenção no vídeo e o porquê.

Na sequência, proponha um debate em sala de aula tendo como base o vídeo e a apresentação em anexo. Estabeleça como foco para o debate os temas capitalismo, sociedade de consumo e qualidade de vida.

Ao final da atividade, avalie os conhecimentos construídos pelos estudantes através de uma atividade de pesquisa.

Ex: A intensiva geração de lixo é um dos principais problemas da sociedade de consumo atual

Com isso, além da adoção de políticas sociais de controle ao consumismo exagerado, é preciso encontrar meios econômicos alternativos ao desenvolvimento pautado no consumo. Não obstante, faz-se necessária também a promoção de políticas de reciclagem, além da reutilização ou reaproveitamento dos produtos não mais utilizados, contendo, assim, a geração de lixo e a demanda desenfreada por matérias-primas.



 

Sugire-se aos alunos, divididos em grupos, os estudantes pesquise informações e apresentem um texto escrito e para finalizar façam uma apresentação oral para a turma com o tema Capitalismo e qualidade de vida. A atividade permitirá que os estudantes estabeleçam relações entre esses dois aspectos centrais da sociedade atual.



REFERÊNCIAS

GALLIANO, A. Guilherme. Introdução à Sociologia. São Paulo, Harbra, 1986;

http://www.youtube.com/watch?v=DA2j6YKmQTU Acessado em 25 de fevereiro de 2011.

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/o-capitalismo-sociedade-consumo.htm

PROPOSTA DE INTEGRAÇÃO
O  professor pode contemplar em seu planejamento, sob o ponto de vista histórico, explorar mais profundamente o desenvolvimento das sociedades pré e pós capitalista; e sob o ponto de vista geográfico, trabalhar alguns índices de desenvolvimento socioeconômico em contraposição aos dados sobre o consumismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário