Estabilidade e mudança social, Capitalismo, Sociedade
de consumo
https://www.youtube.com/watch?v=7qFiGMSnNjw
O vídeo permitirá que a turma
tenha uma visão geral das grandes mudanças sociais que caracterizaram o longo
processo histórico de formação do capitalismo, sistema hegemônico no mundo
atual.
Comente com os estudantes algumas
das principais mudanças ocorridas e dê preferência àquelas que são mais
perceptíveis na atualidade. Peça para comentarem o que chamou mais a atenção no
vídeo e o porquê.
Na sequência, proponha um debate
em sala de aula tendo como base o vídeo e a apresentação em anexo. Estabeleça
como foco para o debate os temas capitalismo, sociedade de consumo e
qualidade de vida.
Ao final da atividade, avalie os
conhecimentos construídos pelos estudantes através de uma atividade de
pesquisa.
Ex: A intensiva geração de lixo é
um dos principais problemas da sociedade de consumo atual
Com isso, além da adoção de
políticas sociais de controle ao consumismo exagerado, é preciso encontrar
meios econômicos alternativos ao desenvolvimento pautado no consumo. Não
obstante, faz-se necessária também a promoção de políticas de reciclagem, além
da reutilização ou reaproveitamento dos produtos não mais utilizados, contendo,
assim, a geração de lixo e a demanda desenfreada por matérias-primas.
Sugire-se aos alunos, divididos
em grupos, os estudantes pesquise informações e apresentem um texto escrito e
para finalizar façam uma apresentação oral para a turma com o tema Capitalismo
e qualidade de vida. A atividade permitirá que os estudantes estabeleçam
relações entre esses dois aspectos centrais da sociedade atual.
REFERÊNCIAS
GALLIANO, A. Guilherme. Introdução à Sociologia.
São Paulo, Harbra, 1986;
http://www.youtube.com/watch?v=DA2j6YKmQTU Acessado
em 25 de fevereiro de 2011.
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/o-capitalismo-sociedade-consumo.htm
PROPOSTA DE INTEGRAÇÃO
O professor pode contemplar em seu planejamento, sob o ponto de vista histórico, explorar mais profundamente o desenvolvimento das sociedades pré e pós capitalista; e sob o ponto de vista geográfico, trabalhar alguns índices de desenvolvimento socioeconômico em contraposição aos dados sobre o consumismo.
PROPOSTA DE INTEGRAÇÃO
O professor pode contemplar em seu planejamento, sob o ponto de vista histórico, explorar mais profundamente o desenvolvimento das sociedades pré e pós capitalista; e sob o ponto de vista geográfico, trabalhar alguns índices de desenvolvimento socioeconômico em contraposição aos dados sobre o consumismo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário