Síntese do projeto de estágio
Diante
da necessidade de envolver nossos alunos dentro da inclusão de novos saberes,
buscando meios e instrumentos diversos, tais como a linguagem oral, escrita,
corporal, gestual, audiovisual e das artes etc, estimulamos assim uma
aprendizagem prazerosa, por isso que o conto e história em quadrinhos acabam
sendo também um instrumento no processo de desenvolvimento da leitura e da
escrita porque as crianças naturalmente gostam desse tipo de linguagem.
As
estratégias desenvolvidas durante o projeto foram aceitas pelo o grupo,
demonstrando interesse e satisfação em desempenhá-las, sendo visível o
envolvimento das crianças e das famílias na coleta de materiais e atividades a
ser realizada com o auxílio.
Ao
longo do desenvolvimento das atividades, através de diversificadas intenções e
de discussões sobre variados assuntos, a turma pode socializar-se, interagindo,
valorizando a fala do outro, exercitando o trabalho coletivo e a reflexão sobre
comportamentos e tomadas de decisões em diferentes situações.
Piaget,
Vygotsky e Wallon tentaram mostrar que a capacidade de conhecer e aprender se
constrói a partir das trocas estabelecidas entre o sujeito e o meio. As teorias
sociointeracionistas concebem, portanto, o desenvolvimento infantil como um
processo dinâmico, pois as crianças não são passivas, meras receptoras das
informações que estão a sua volta (JANE FELIPE, 1996).
As
crianças aprenderam muito com o projeto, através de histórias, brincadeiras e
atividades artísticas que motivaram seu interesse pela leitura e escrita, sendo
visível a independência em suas atitudes quanto no ambiente familiar e escolar.
Contudo algumas famílias ainda sentem-se resistentes a esse crescimento do seu
filho, apresentando uma fala infantilizada.
A
turma demonstrou autonomia para realizar as atividades executando-as com prazer
e capricho, foram criativos, dedicados com suas produções, participando com
alegria e concentração. Nos momentos de discussão e reflexão sobre os assuntos
abordados, agregaram com novidades, interagindo e contribuindo no diálogo
iniciado por outro colega, expressando-se com clareza, com bom vocabulário,
relatando experiências com sequência e objetividade. Sendo que houve a
necessidade de minha mediação em algumas ocasiões.
A
mediação é a intervenção, profissional ou profissionalizada, de um terceiro –
um especialista – no conflito travado entre duas partes que não alcançam, por
si mesmas, um acordo nos aspectos mínimos necessários para restaurarem uma
comunicação, um diálogo que, é necessário para ambas [...] com o reconhecimento
da responsabilidade individual de cada um no conflito e o acordo sobre como
agir para eliminar a situação de crise com o menor custo de prejuízo
psicológico, social ou moral para ambos os protagonistas e suas repercussões em
relação a terceiros envolvidos. (Ortega, 2002:147). Para Moore,1998, quando o
homem passou a viver em bandos, os conflitos já existiam e não havia mediação.
Na
avaliação do projeto, as crianças continuam ainda a relembrar dos combinados da
turma (as boas atitudes) e as estrelas mágicas, quando algum colega esquecia de
realizar perante ao grupo lembrávamos as boas atitudes, de carinho e afeto com
a brincadeira do amigo secreto para alegria e envolvimento de todos. Além das
histórias e artistas com as suas belas artes, como a tela de Romero Britto, a leitura
e interpretação das mensagens do pequeno príncipe e história da caixa de
Jéssica.
O
projeto estava previsto para o dia 06 de novembro de dois mil e dezoito,
entretanto prolongou-se por mais uma semana, devido aos feriados que houveram
neste semestre. Finalizando então, no dia 14 de novembro de dois mil e dezoito,
a avaliação do grupo sobre o projeto com a dinâmica da caixa do conhecimento,
algumas crianças demonstraram domínio sobre o assunto estudado, mostrando na
linha do tempo construída junto ao nosso cantinho de leitura, assim ao retirar
a imagem da caixa conseguiu encontrar e identificar a atividade desenvolvida.
Porém,
a turma apresentou dificuldades em desempenhar atividades que exija concentração
e reflexão em grupos e individuais, informei a professora titular para que
possa desempenhar estratégias que auxiliem nestas habilidades.
Posso
colocar em evidência à facilidade que as crianças demonstraram, criando táticas
(brincadeira: como o senhor mandou, lagarta da casinha e passa anel), para
definir qual colega inicia a tarefa, criando assim, uma ordem de forma
democrática. Além de propor materiais a ser utilizados nas atividades manuais.
Diante
destes fatos entre outros, percebe-se que os objetivos do projeto foram
alcançados e as crianças estão evoluindo em suas aprendizagens diante das
estratégicas realizadas, tanto no individual quanto em grupos. Outro fator a
ser destacado é em relação à motricidade fina das crianças que evoluiu bem,
utilizando os materiais solicitados (recorte, colagem, desenho, modelagem,
entre outros), somente como exploração, mas procurando utilizá-los de forma a
conseguir desempenhar a estratégia que foi lançada ao grupo. As crianças mostraram
suas produções com orgulho, com exposição de alguns trabalhos no cantinho da
leitura e perceberam que são capazes de realizar os trabalhos manuais de acordo
com o projeto em estudo.
O
grupo evidenciou uma postura de investigação e curiosidade, com ideias novas,
formulando hipóteses e estabelecendo relações entre os conhecimentos novos e os
que já possuíam, ficando evidente nas falas dos alunos, que as atividades
propostas foram significativas e positivas.
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