sábado, 15 de dezembro de 2018

Síntese do projeto de estágio




Síntese do projeto de estágio

Diante da necessidade de envolver nossos alunos dentro da inclusão de novos saberes, buscando meios e instrumentos diversos, tais como a linguagem oral, escrita, corporal, gestual, audiovisual e das artes etc, estimulamos assim uma aprendizagem prazerosa, por isso que o conto e história em quadrinhos acabam sendo também um instrumento no processo de desenvolvimento da leitura e da escrita porque as crianças naturalmente gostam desse tipo de linguagem.
As estratégias desenvolvidas durante o projeto foram aceitas pelo o grupo, demonstrando interesse e satisfação em desempenhá-las, sendo visível o envolvimento das crianças e das famílias na coleta de materiais e atividades a ser realizada com o auxílio.
Ao longo do desenvolvimento das atividades, através de diversificadas intenções e de discussões sobre variados assuntos, a turma pode socializar-se, interagindo, valorizando a fala do outro, exercitando o trabalho coletivo e a reflexão sobre comportamentos e tomadas de decisões em diferentes situações.
Piaget, Vygotsky e Wallon tentaram mostrar que a capacidade de conhecer e aprender se constrói a partir das trocas estabelecidas entre o sujeito e o meio. As teorias sociointeracionistas concebem, portanto, o desenvolvimento infantil como um processo dinâmico, pois as crianças não são passivas, meras receptoras das informações que estão a sua volta (JANE FELIPE, 1996).
As crianças aprenderam muito com o projeto, através de histórias, brincadeiras e atividades artísticas que motivaram seu interesse pela leitura e escrita, sendo visível a independência em suas atitudes quanto no ambiente familiar e escolar. Contudo algumas famílias ainda sentem-se resistentes a esse crescimento do seu filho, apresentando uma fala infantilizada.
A turma demonstrou autonomia para realizar as atividades executando-as com prazer e capricho, foram criativos, dedicados com suas produções, participando com alegria e concentração. Nos momentos de discussão e reflexão sobre os assuntos abordados, agregaram com novidades, interagindo e contribuindo no diálogo iniciado por outro colega, expressando-se com clareza, com bom vocabulário, relatando experiências com sequência e objetividade. Sendo que houve a necessidade de minha mediação em algumas ocasiões.
A mediação é a intervenção, profissional ou profissionalizada, de um terceiro – um especialista – no conflito travado entre duas partes que não alcançam, por si mesmas, um acordo nos aspectos mínimos necessários para restaurarem uma comunicação, um diálogo que, é necessário para ambas [...] com o reconhecimento da responsabilidade individual de cada um no conflito e o acordo sobre como agir para eliminar a situação de crise com o menor custo de prejuízo psicológico, social ou moral para ambos os protagonistas e suas repercussões em relação a terceiros envolvidos. (Ortega, 2002:147). Para Moore,1998, quando o homem passou a viver em bandos, os conflitos já existiam e não havia mediação.
Na avaliação do projeto, as crianças continuam ainda a relembrar dos combinados da turma (as boas atitudes) e as estrelas mágicas, quando algum colega esquecia de realizar perante ao grupo lembrávamos as boas atitudes, de carinho e afeto com a brincadeira do amigo secreto para alegria e envolvimento de todos. Além das histórias e artistas com as suas belas artes, como a tela de Romero Britto, a leitura e interpretação das mensagens do pequeno príncipe e história da caixa de Jéssica.
O projeto estava previsto para o dia 06 de novembro de dois mil e dezoito, entretanto prolongou-se por mais uma semana, devido aos feriados que houveram neste semestre. Finalizando então, no dia 14 de novembro de dois mil e dezoito, a avaliação do grupo sobre o projeto com a dinâmica da caixa do conhecimento, algumas crianças demonstraram domínio sobre o assunto estudado, mostrando na linha do tempo construída junto ao nosso cantinho de leitura, assim ao retirar a imagem da caixa conseguiu encontrar e identificar a atividade desenvolvida.
Porém, a turma apresentou dificuldades em desempenhar atividades que exija concentração e reflexão em grupos e individuais, informei a professora titular para que possa desempenhar estratégias que auxiliem nestas habilidades.
Posso colocar em evidência à facilidade que as crianças demonstraram, criando táticas (brincadeira: como o senhor mandou, lagarta da casinha e passa anel), para definir qual colega inicia a tarefa, criando assim, uma ordem de forma democrática. Além de propor materiais a ser utilizados nas atividades manuais.
Diante destes fatos entre outros, percebe-se que os objetivos do projeto foram alcançados e as crianças estão evoluindo em suas aprendizagens diante das estratégicas realizadas, tanto no individual quanto em grupos. Outro fator a ser destacado é em relação à motricidade fina das crianças que evoluiu bem, utilizando os materiais solicitados (recorte, colagem, desenho, modelagem, entre outros), somente como exploração, mas procurando utilizá-los de forma a conseguir desempenhar a estratégia que foi lançada ao grupo. As crianças mostraram suas produções com orgulho, com exposição de alguns trabalhos no cantinho da leitura e perceberam que são capazes de realizar os trabalhos manuais de acordo com o projeto em estudo.
O grupo evidenciou uma postura de investigação e curiosidade, com ideias novas, formulando hipóteses e estabelecendo relações entre os conhecimentos novos e os que já possuíam, ficando evidente nas falas dos alunos, que as atividades propostas foram significativas e positivas.

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