segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

#REPOST #Infâncias e pós-modernidade



Reavaliando postagens: Infâncias e pós-modernidade


Considerando que algumas postagens estão mais completas com fundamentação teórica, abordagens práticas. De tal modo consentindo perceber os escritos, artigos e apontamentos que estiveram empregados. 


Acredito que a postagem do dia dezesseis de outubro de 2015, a respeito de Infâncias e pós-modernidade está bem completa nas reflexões contendo endereço de blog de um projeto realizado, um link para um vídeo sobre o consumismo e uma foto de registro do projeto Conscientização da reciclagem e posse responsável realizado no estágio na prefeitura de Esteio. 


Para Bauman o problema do que fazer com o lixo é um dos principais desafios de nossa sociedade, junto com outro, que “[...] é a ameaça de ser jogado no lixo”. (p. 17) 

O texto traz a citação de alguns autores como Bauman, Jean Baudrillard e Ford, deixando a reflexão ao mesmo tempo válida e sólida. Fazendo esta ligação com o tema que abordei no meu trabalho de conclusão do curso de gestão ambiental, acompanhando uma associação de reciclagem desenvolvendo atividades sócio-ambientais a sociedade para Bauman, desenvolve-se em torno do consumo, sendo estimulada para serem consumidoras de bens cada vez mais descartáveis, gerando maior quantidade de lixo no qual é um problema nos dias de hoje.   

Jameson (2004) usa o termo “pós-modernismo” e o compreende como conexão cultural de um mundo capitalista lento, que as alterações ocorridas no fim do século XX comprometeram a cultura. Destacando o capitalismo tardio, usando termo para dar imaginação do prosseguimento do consumo como sociedade do espetáculo.

 A mídia domina o cotidiano através de sua divulgação e propagandas em volta de produtos e marcas desconhecidas transformando estes em objeto de desejo mundial. Realizando marketing e publicidade em volta de um produto, estimulando cada dia mais o consumo, assim como para Jameson essa liquidez resulta em uma cultura sem profundidade na qual se termina com a diferença entre alta-cultura e cultura de massa, iguala-se em valor.


https://blogclaudiabmoraisb.blogspot.com/2015/10/


Referencia:

QVORTRUP, Jens. Nove teses sobre a infância como um fenômeno social. Pro-Posições, Campinas, v. 22, n. 1 (64), p. 199-211, jan./abr. 2011


Zygmunt Bauman e a Pós-Modernidade https://www.youtube.com/watch?v=58MMs5j3TjA

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