Reavaliando postagens: Infâncias e pós-modernidade
Considerando
que algumas postagens estão mais completas com fundamentação teórica,
abordagens práticas. De tal modo consentindo perceber os escritos, artigos e apontamentos
que estiveram empregados.
Acredito que a postagem do dia dezesseis de outubro
de 2015, a respeito de Infâncias e pós-modernidade está bem completa nas
reflexões contendo endereço de blog de um projeto realizado, um link para um
vídeo sobre o consumismo e uma foto de registro do projeto Conscientização da
reciclagem e posse responsável realizado no estágio na prefeitura de Esteio.
Para Bauman o
problema do que fazer com o lixo é um dos principais desafios de nossa
sociedade, junto com outro, que “[...] é a ameaça de ser jogado no lixo”. (p.
17)
O texto
traz a citação de alguns autores como Bauman, Jean Baudrillard e Ford, deixando
a reflexão ao mesmo tempo válida e sólida. Fazendo esta
ligação com o tema que abordei no meu trabalho de conclusão do curso de gestão
ambiental, acompanhando uma associação de reciclagem desenvolvendo atividades
sócio-ambientais a sociedade para Bauman, desenvolve-se em torno do consumo,
sendo estimulada para serem consumidoras de bens cada vez mais descartáveis,
gerando maior quantidade de lixo no qual é um problema nos dias de hoje.
Jameson (2004) usa o termo “pós-modernismo” e o compreende como conexão cultural de um mundo capitalista lento, que as alterações ocorridas no fim do século XX comprometeram a cultura. Destacando o capitalismo tardio, usando termo para dar imaginação do prosseguimento do consumo como sociedade do espetáculo.
A mídia domina o cotidiano através de sua
divulgação e propagandas em volta de produtos e marcas desconhecidas
transformando estes em objeto de desejo mundial. Realizando marketing e
publicidade em volta de um produto, estimulando cada dia mais o consumo, assim
como para Jameson essa liquidez resulta em uma cultura sem profundidade na qual
se termina com a diferença entre alta-cultura e cultura de massa, iguala-se em
valor.
https://blogclaudiabmoraisb.blogspot.com/2015/10/
Referencia:
QVORTRUP,
Jens. Nove teses sobre a infância como um fenômeno social. Pro-Posições, Campinas, v. 22,
n. 1 (64), p. 199-211, jan./abr. 2011
Zygmunt Bauman e a
Pós-Modernidade https://www.youtube.com/watch?v=58MMs5j3TjA
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