Voltando em nossa percepções e seguindo no
mês de setembro de 2015, a propósito da teoria
do aparelho psíquico introduz os conceitos do ID, EGO, Super Ego ligado aos
três sistemas de personalidade, faltou muitas considerações conforme venho
observando nestes ‘repost’ da interdisciplinar Seminário Integrador, ao mesmo
tempo que é gratificante chegar até aqui e conseguir perceber nossa evolução é
extremamente cansativo, visto que se faz necessário ir até o blog encontrar uma
postagem identificando possibilidade de melhorias, consultar no moodle interdisciplinar
porque não utilizei marcadores em todas as postagens, buscar citações adequadas
e referencias bibliográficas.
Pensando na psicologia apresento
considerações ao final da interdisciplina que poderiam estar inclusas nesta
postagem:
O brinquedo entre pares
possui maior variedade de estratégias de improviso, envolve mais negociações e
é mais criativo (Sawyer, 1997). Assim, ao brincar com seus companheiros, a
criança aprende sobre a cultura em que vive, ao mesmo tempo em que traz novidades
para a brincadeira e resinificam esses elementos culturais. Aprende, também, a
negociar e a compartilhar objetos e significados com as outras crianças. O
brincar também permite que a criança tome certa distância daquilo que a faz
sofrer, possibilitando-lhe explorar, reviver e elaborar situações que muitas
vezes são difíceis de enfrentar. Autores clássicos da psicanálise, como Freud
(1908) e Melanie Klein (1932, 1955), ressaltam a importância do brincar como um
meio de expressão da criança, contexto no qual ela elabora seus conflitos e
demonstra seus sentimentos, ansiedades desejos e fantasias. Em suas investigações Freud descobriu desejos
reprimidos da mente, que havia sido excluído do consciente. Apresentando novas
teorias, técnicas e experiências na psicanálise, as quais muitas foram vistas
como moralista na época.
As doenças mentais tinham pouco estudo
na medicina do século XIX, a situação era contrária aos dias de hoje onde o
conhecimento da psicanálise auxilia o educador a perceber diversas formas de
comportamento e estabelecer uma relação de respeito e afetividade com os
alunos.
Charcot realizava experiências incomuns
como a hipnose que trouxeram revoluções para os pensamentos de Freud levando-o
para a exploração da psique como o inconsciente e sexualidade.
Nos dias atuais podemos ligar a
sexualidade nos primeiros anos de vida do ser humano, levando as fases de
desenvolvimento sexual: Fase oral, Fase Anal, Fase Fálica e Latência. Dentre
estas, destaca-se o complexo de Édipo que ocorre entre 3 a 5 anos na fase
fálica.
Dr. Joseph Breuer é conhecido na
história da psicanálise como Anna O, que era uma paciente com histeria grave,
usando o tratamento pela palavra tornando a base para idéias revolucionarias de
Freud. Levando o mesmo a realizar sua autoanálise interpretando o próprio
inconsciente, compreendendo sentimentos reprimidos que gera ansiedade, ódio e
fere a autoestima desde a fase de criança.
Segundo Freud
o inconsciente refere-se a um agrupamento de desejos, sentimentos ou
conjunto de idéias que ' foram' reprimidos, ou podem simplesmente ser
inconsciente. Outro princípio do inconsciente é o começo do prazer, fornecendo
satisfação. A pulsão é uma força constante, de origem somática, é à ação
capaz de satisfazer a necessidade de ação específica. Ego estabelece
o equilíbrio buscando funções de percepção, memória, sentimento e
pensamentos. Super Ego, leva as atitudes e padrões da sociedade e do meio
cultural e moral, levando a tomada de ações correta.
JENKS, Chris. Constituindo a
criança. Revista Educação, Sociedade e Culturas, n. 17, 2002.
Legal, José Eduardo. Caderno de
Estudos – Modulo Específico – Psicopedagogia: Psicologia do desenvolvimento e
aprendizagem. Indaial: Grupo Uniasselvi, 2009.
NUTTI, Juliana Zantut.
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definições e teorias explicativas. Psicopedagogia On-Line, 2002. Disponível em:
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OLIVEIRA, Marta Kohl de.
Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento, um processo sócio-histórico. São
Paulo: Scipione, 1997.
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