Mesmo qualificando a postagem, faltou e percebi que não
coloquei o referencial o qual é muito importante assim seria permitido ter informação
do que foi consultado. No entanto gosto muito desta reflexão que se refere à Maquinaria
escolar x Encantos da modernidade Pedagógica estudada no terceiro semestre.
Neste apresenta um pouco da história e dos movimentos da
escola, bem como nossa evolução pedagógica ao longo do tempo. Nos anos 20 e 30
a escola se reinventa e são apresentadas como o movimento fundador da
modernidade pedagógica no país e percebemos as mudanças através de novas
arquiteturas, extensão das salas de aula incorporando anfiteatros, a
biblioteca, as salas de leitura, o refeitório, os jardins, as "áreas
livres".
Apresentando algumas citações e pensamentos de autores com da
Clarice Nunes que marcou minha aprendizagem, uma vez que podemos entender a influência
política, onde municípios precisavam de planejamento urbano com a população
crescente, buscando uma saída adotaram o turno duplo para os professores devido
à escassez de verbas. Podemos observar Projeto do edifício escolar para o
Distrito Federal onde as classes estão enfileiradas em frente ao quadro negro
nos trazendo as lembranças do texto da maquinaria escolar e do clipe The Wall,
onde o professor detém o saber e alunos são diminuídos e castigados e lhe
deviam obediência.
Referência:
NUNES, Clarice (Des)encantos da modernidade pedagógica. Disponível em: https://moodle.ufrgs.br/pluginfile.php/1352783/mod_resource/content/1/NUNES%2C%20Clarice%20Des%20encantos.pdf.
VARELA, Júlia & ALVAREZ-URIA, Fernando. A Maquinaria Escolar. In: Teoria e educação, 6, 1992 (p. 01 – 17), disponível em: https://moodle.ufrgs.br/pluginfile.php/1350700/mod_resource/content/2/A%20Maquinaria%20Escolar.pdf ,
Nenhum comentário:
Postar um comentário