sábado, 8 de dezembro de 2018

#REPOST #Maquinaria escolar x Encantos da modernidade Pedagógica

Repostagem  e reflexão: Maquinaria escolar x Encantos da modernidade Pedagógica 


Mesmo qualificando a postagem, faltou e percebi que não coloquei o referencial o qual é muito importante assim seria permitido ter informação do que foi consultado. No entanto gosto muito desta reflexão que se refere à Maquinaria escolar x Encantos da modernidade Pedagógica estudada no terceiro semestre.
Neste apresenta um pouco da história e dos movimentos da escola, bem como nossa evolução pedagógica ao longo do tempo. Nos anos 20 e 30 a escola se reinventa e são apresentadas como o movimento fundador da modernidade pedagógica no país e percebemos as mudanças através de novas arquiteturas, extensão das salas de aula incorporando anfiteatros, a biblioteca, as salas de leitura, o refeitório, os jardins, as "áreas livres".
Apresentando algumas citações e pensamentos de autores com da Clarice Nunes que marcou minha aprendizagem, uma vez que podemos entender a influência política, onde municípios precisavam de planejamento urbano com a população crescente, buscando uma saída adotaram o turno duplo para os professores devido à escassez de verbas. Podemos observar Projeto do edifício escolar para o Distrito Federal onde as classes estão enfileiradas em frente ao quadro negro nos trazendo as lembranças do texto da maquinaria escolar e do clipe The Wall, onde o professor detém o saber e alunos são diminuídos e castigados e lhe deviam obediência.

Referência:



VARELA, Júlia & ALVAREZ-URIA, Fernando. A Maquinaria Escolar. In: Teoria e educação, 6, 1992 (p. 01 – 17), disponível em: https://moodle.ufrgs.br/pluginfile.php/1350700/mod_resource/content/2/A%20Maquinaria%20Escolar.pdf 

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