INFÂNCIA
Analisando o texto sobre Infâncias, fiquei surpresa pois
com tantas vivencias, experiência e formação na área a postagem saiu bem
pobrezinha. Entendo que poderia ter dado muito mais em diversos aspectos como:
citar autores de minha referência como Baumann, experiência de gerações nas sociedades contemporâneas, modernas e pós-modernas marcada por mudanças e transformações essenciais
na infância, abordar o excesso de informação, as formas emergentes de
comunicação e interação interpessoal, a interpelação pelas mídias, as novas
versões de entretenimento, entre tantas outras experiências deste admirável
mundo novo, estão mudando a maneira de ser das crianças e jovens.
A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-lhes (...) acesso à escola pública e gratuita próxima de sua residência (ECA, 1990, Art. 53).
Reinventando-se nas práticas pedagógicas que precisam estar conectadas entre o
processo de alfabetização e o mundo real. Construindo uma concepção de ensinar
a ler e escrever inserido no contexto amplo, conectando a aprendizagem ao mundo
real torna muito mais significativa o processo de aprendizagem. Usando a
associação de gravuras para a consolidação da significação dos símbolos e
códigos utilizados para a construção da linguagem permitem ao aluno interagir
com a aprendizagem possibilitando a formação da escrita. Atividades que
envolvam o movimento, gestos, desenhos, pinturas, o brincar de faz-de-conta,
decodificar, desafios, a contação de histórias, elencar listas, discutir ideias
e impressões, trabalhar com receitas, interagir com livros, jornais, gibis,
poesias, músicas enfim, são formas de interação com diferentes tipos de
linguagem que estão presentes no dia a dia de todos nós e antecedem a linguagem
escrita.
Para o teórico, o ser humano só adquire as características humanas quando convive em sociedade a partir dos estímulos empregados a ele Oliveira (1997, p. 57) nos explica que aprendizagem, para Vygotsky:
É o processo pelo qual o indivíduo adquire informações, habilidades, atitudes, valores, etc., a partir de seu contato com a realidade, com o meio ambiente, com outras pessoas. É um processo de que se diferencia dos fatores inatos e dos processo de maturação do organismo, independentes da informação do ambiente. Em Vygotsky, justamente por sua ênfase nos processos sócio-históricos, a idéia de aprendizado inclui a interdependência dos indivíduos envolvidos no processo.
Saber
se utilizar desses recursos pode facilitar o aluno a superar as dificuldades
que muitas vezes apresentam na sala de aula, pois torna claro para o aluno a
importância e a relação da escrita em nossa sociedade e por consequência a
necessidade de sua apropriação.
https://blogclaudiabmoraisb.blogspot.com/2015/09/
Referencia:
BEHENCK, CLAUDIA BORGES MORAIS , RECURSOS DA ESCOLA PÚBLICA FRENTE A DIFICULDADE DE APRENDIZAEM DOS ALUNOS, 2015.
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