sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

#REPOST #INFÂNCIA


INFÂNCIA

          Analisando o texto sobre Infâncias, fiquei surpresa pois com tantas vivencias, experiência e formação na área a postagem saiu bem pobrezinha. Entendo que poderia ter dado muito mais em diversos aspectos como: citar autores de minha referência como Baumann, experiência de gerações nas sociedades contemporâneas, modernas e pós-modernas marcada por mudanças e transformações essenciais na infância, abordar o excesso de informação, as formas emergentes de comunicação e interação interpessoal, a interpelação pelas mídias, as novas versões de entretenimento, entre tantas outras experiências deste admirável mundo novo, estão mudando a maneira de ser das crianças e jovens.
             A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-lhes (...) acesso à escola pública e gratuita próxima de sua residência (ECA, 1990, Art. 53).
Reinventando-se nas práticas pedagógicas que precisam estar conectadas entre o processo de alfabetização e o mundo real. Construindo uma concepção de ensinar a ler e escrever inserido no contexto amplo, conectando a aprendizagem ao mundo real torna muito mais significativa o processo de aprendizagem. Usando a associação de gravuras para a consolidação da significação dos símbolos e códigos utilizados para a construção da linguagem permitem ao aluno interagir com a aprendizagem possibilitando a formação da escrita. Atividades que envolvam o movimento, gestos, desenhos, pinturas, o brincar de faz-de-conta, decodificar, desafios, a contação de histórias, elencar listas, discutir ideias e impressões, trabalhar com receitas, interagir com livros, jornais, gibis, poesias, músicas enfim, são formas de interação com diferentes tipos de linguagem que estão presentes no dia a dia de todos nós e antecedem a linguagem escrita.
Para o teórico, o ser humano só adquire as características humanas quando convive em sociedade a partir dos estímulos empregados a ele Oliveira (1997, p. 57) nos explica que aprendizagem, para Vygotsky:
É o processo pelo qual o indivíduo adquire informações, habilidades, atitudes, valores, etc., a partir de seu contato com a realidade, com o meio ambiente, com outras pessoas. É um processo de que se diferencia dos fatores inatos e dos processo de maturação do organismo, independentes da informação do ambiente. Em Vygotsky, justamente por sua ênfase nos processos sócio-históricos, a idéia de aprendizado inclui a interdependência dos indivíduos envolvidos no processo.
Saber se utilizar desses recursos pode facilitar o aluno a superar as dificuldades que muitas vezes apresentam na sala de aula, pois torna claro para o aluno a importância e a relação da escrita em nossa sociedade e por consequência a necessidade de sua apropriação.

https://blogclaudiabmoraisb.blogspot.com/2015/09/


Referencia:

BEHENCK, CLAUDIA BORGES MORAIS , RECURSOS DA ESCOLA PÚBLICA FRENTE A DIFICULDADE DE APRENDIZAEM DOS ALUNOS, 2015.


Nenhum comentário:

Postar um comentário