segunda-feira, 8 de abril de 2019

Reflexão-Síntese sobre as Aprendizagens


                                    Reflexão-Síntese sobre as Aprendizagens


Percebo um amadurecimento das minhas concepções, um olhar mais crítico e consequentemente uma cobrança maior em relação a minha escrita, ás síntese e reflexões. Contudo precisamos ponderar uma vez que a nossa rotina nos consome e nem sempre temos tempo para nos dedicar com afinco as aprendizagens propostas no decorrer do curso, porquanto dentro algumas colocações de melhorias que trago nas reflexões destes últimos semestres.
Com a realização do meu estágio acredito que o educador reinventa-se nas práticas pedagógicas, o olhar precisa estar conectado entre o processo de alfabetização e o mundo real. Construindo uma concepção de ensinar a ler e escrever inserido no contexto amplo, conectando a aprendizagem ao mundo real torna muito mais significativa o processo de aprendizagem. Usando a associação de gravuras para a consolidação da significação dos símbolos e códigos utilizados para a construção da linguagem permitem ao aluno interagir com a aprendizagem possibilitando a formação da escrita. Atividades que envolve o movimento, gestos, desenhos, pinturas, o brincar de faz-de-conta, decodificar, desafios, a mediação de histórias, elencar listas, discutir ideias e impressões, trabalhar com receitas, interagir com livros, jornais, gibis, poesias, músicas enfim, são formas de interação com diferentes tipos de linguagem que estão presentes no dia a dia de todos nós e antecedem a linguagem escrita.
Contextualizando as dificuldades no processo reflexivo, que muitas vezes vem acompanhado com a mudança, inovação e adaptação no ensino-aprendizagem. Acredito que é necessário neste processo, pois a reflexão nos faz crescer e amadurecer pensamentos e atitudes, buscando no pessoal e profissional a empatia conseguimos visualizar o mundo com ‘outros olhos’. Realizando ações com ética, respeito, transparência, resiliência, compreendendo e aceitando as diferenças. Sendo assim possível rever nossa prática e auto avaliação, reinventando-se a cada dia com novas práticas. "O pensamento reflexivo é uma capacidade, como tal não desabrocha espontaneamente, mas pode se desenvolver-se. Para isso tem de ser cultivado e requer condições favoráveis para o seu desabrochar," (ALARCÃO,1996,P.9)
  Saber se utilizar desses recursos pode facilitar o aluno a superar as dificuldades que muitas vezes apresentam na sala de aula, pois torna claro para o aluno a importância e a relação da escrita em nossa sociedade e por consequência a necessidade de sua apropriação.

E você já fez a reflexão de sua prática?









Referencias:


ALARCÃO, Isabel. Ser professor reflexivo. In: ___. (Org.). Formação reflexiva de professores – estratégias de supervisão. Porto, Editora Porto, 1996 (páginas 1-16 da adaptação).


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