Reflexão-Síntese sobre as Aprendizagens
Percebo
um amadurecimento das minhas concepções, um olhar mais crítico e
consequentemente uma cobrança maior em relação a minha escrita, ás síntese e
reflexões. Contudo precisamos ponderar uma vez que a nossa rotina nos consome e
nem sempre temos tempo para nos dedicar com afinco as aprendizagens propostas
no decorrer do curso, porquanto dentro algumas colocações de melhorias que
trago nas reflexões destes últimos semestres.
Com a realização do meu
estágio acredito que o educador reinventa-se nas práticas pedagógicas, o olhar precisa estar conectado entre o
processo de alfabetização e o mundo real. Construindo uma concepção de ensinar
a ler e escrever inserido no contexto amplo, conectando a aprendizagem ao mundo
real torna muito mais significativa o processo de aprendizagem. Usando a
associação de gravuras para a consolidação da significação dos símbolos e
códigos utilizados para a construção da linguagem permitem ao aluno interagir
com a aprendizagem possibilitando a formação da escrita. Atividades que
envolve o movimento, gestos, desenhos, pinturas, o brincar de faz-de-conta,
decodificar, desafios, a mediação de histórias, elencar listas, discutir ideias
e impressões, trabalhar com receitas, interagir com livros, jornais, gibis,
poesias, músicas enfim, são formas de interação com diferentes tipos de
linguagem que estão presentes no dia a dia de todos nós e antecedem a linguagem
escrita.
Contextualizando as dificuldades no processo reflexivo, que muitas vezes
vem acompanhado com a mudança, inovação e adaptação no ensino-aprendizagem.
Acredito que é necessário neste processo, pois a reflexão nos faz crescer e amadurecer
pensamentos e atitudes, buscando no pessoal e profissional a empatia
conseguimos visualizar o mundo com ‘outros olhos’. Realizando ações com ética,
respeito, transparência, resiliência, compreendendo e aceitando as diferenças.
Sendo assim possível rever nossa prática e auto avaliação, reinventando-se a
cada dia com novas práticas. "O pensamento reflexivo é uma capacidade,
como tal não desabrocha espontaneamente, mas pode se desenvolver-se. Para isso
tem de ser cultivado e requer condições favoráveis para o seu
desabrochar," (ALARCÃO,1996,P.9)
Saber se
utilizar desses recursos pode facilitar o aluno a superar as dificuldades
que muitas vezes apresentam na sala de aula, pois torna claro para o aluno a
importância e a relação da escrita em nossa sociedade e por consequência a
necessidade de sua apropriação.
E você já fez a reflexão de sua prática?
Referencias:
ALARCÃO,
Isabel. Ser professor reflexivo. In: ___. (Org.). Formação reflexiva de
professores – estratégias de supervisão. Porto, Editora Porto, 1996
(páginas 1-16 da adaptação).
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