terça-feira, 8 de setembro de 2015

Desenvolvimento e Aprendizagem sob o enfoque da Psicologia I-


Aprender é uma habilidade de todo ser humano que passa por um processo de assimilação que evolui progressivamente com o passar dos anos podendo ocorrer em diferentes espaços.
A interação aluno-professor é o melhor método de aprendizagem, pois permite conhecer e aprender com o aluno.  Aprender supõe dificuldade e algumas funções do cérebro estão relacionadas com o ato de aprender.
A autonomia é um processo importante no desenvolvimento da construção da aprendizagem, para que isto ocorra o aluno deve ser estimulado a buscar soluções transformando-as em instrumentos de ampliação do conhecimento, assim, ele será capaz de utilizar todas suas potencialidades aprofundando a compreensão sobre os conceitos estudados.
Esse vínculo afetivo entre professor-aluno se torna um facilitador no processo de aprendizagem sendo um fator importante para o desenvolvimento cognitivo.
O ensino na escola deveria ter um profissional especializado para auxiliar nas dificuldades de aprendizagem realizando de imediato uma investigação.
O ensino-aprendizagem não limita-se ao ensino de  conteúdo, precisa ser compreendido  como um conhecimento continuo, conexo e próximo a realidade do aluno, pois precisa haver interesse do mesmo para aprendizagem e os professores necessitam adequar novos paradigmas do ensino-aprendizagem que estão próximos ao cotidiano, despertando interesse de consciência coletiva e de cooperação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário