Desenvolvimento e Aprendizagem sob o enfoque da Psicologia I-
Aprender é
uma habilidade de todo ser humano que passa por um processo de assimilação que
evolui progressivamente com o passar dos anos podendo ocorrer em diferentes
espaços.
A interação
aluno-professor é o melhor método de aprendizagem, pois permite conhecer e
aprender com o aluno. Aprender supõe
dificuldade e algumas funções do cérebro estão relacionadas com o ato de
aprender.
A autonomia é um processo importante no desenvolvimento da
construção da aprendizagem, para que isto ocorra o aluno deve ser estimulado a
buscar soluções transformando-as em instrumentos de ampliação do conhecimento,
assim, ele será capaz de utilizar todas suas potencialidades aprofundando a
compreensão sobre os conceitos estudados.
Esse
vínculo afetivo entre professor-aluno se torna um facilitador no processo de
aprendizagem sendo um fator importante para o desenvolvimento cognitivo.
O ensino na escola deveria ter um profissional especializado
para auxiliar nas dificuldades de aprendizagem realizando de imediato uma
investigação.
O ensino-aprendizagem não limita-se ao ensino de
conteúdo, precisa ser compreendido como
um conhecimento continuo, conexo e próximo a realidade do aluno, pois precisa
haver interesse do mesmo para aprendizagem e os professores necessitam adequar
novos paradigmas do ensino-aprendizagem que estão próximos ao cotidiano,
despertando interesse de consciência coletiva e de cooperação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário