sexta-feira, 20 de novembro de 2015


Escola Nova no Brasil 


Como Anísio Teixeira aparece ao lado de diversos textos e poemas de Cecilia Meireles qual eu gosto muito, fiz a reflexão com base em seu poema a Reinvenção, assim como a vida a educação só é possível se for reinventada.


Reinvenção

A vida só é possível
reinventada.
Anda o sol pelas campinas
e passeia a mão dourada
pelas águas, pelas folhas…
Ah! tudo bolhas
que vem de fundas piscinas
de ilusionismo… — mais nada.
Mas a vida, a vida, a vida,
a vida só é possível
reinventada.
Vem a lua, vem, retira
as algemas dos meus braços.
Projeto-me por espaços
cheios da tua Figura.
Tudo mentira! Mentira
da lua, na noite escura.
Não te encontro, não te alcanço…
Só — no tempo equilibrada,
desprendo-me do balanço
que além do tempo me leva.
Só — na treva,
fico: recebida e dada.
Porque a vida, a vida, a vida,
a vida só é possível
reinventada.

A escola precisa reinventar-se e buscar a renovação para atender novas realidades, estabelecendo uma relação do aluno com o meio.
É fácil reconhecer como a escola, filha privilegiada do Iluminismo moderno, exerceu e continua exercendo um poderoso influxo etnocêntrico. A escola está reforçando de maneira persistente a tendência etnocêntrica dos processos de socialização, tanto na delimitação dos conteúdos e valores do currículo que refletem a história da ciência e da cultura da própria comunidade como na maneira de interpretá-los como resultados acabados, assim como na forma unilateral e teórica de transmiti-los e no modo repetitivo e mecânico de exigir aprendizagem. (Pérez Gómez, 2001, p. 35)

A escola é uma instituição com papel essencial na sociedade, a cultura tem compromisso de tornar o aluno consciente de ser um indivíduo integrante do mundo, que promove e as cria, estabelecendo relações entre diversas formas de cultura e de seu meio. Promover e oportunizar espaços de verificação de novas culturas e saberes, produzindo trabalhos artesanais, dramatizando cenas de aspectos regionais, dança, teatro, valorizando a cultura popular. Buscando o desenvolvimento de valores humanistas de solidariedade, fraternidade, justiça social, honestidade, responsabilidade e respeito às diferenças, privilegiando a formação do caráter e aspectos religiosos. Formando o indivíduo com sensos críticos, participativos, autônomos, socialmente justos, solidários igualitários e democráticos comprometidos com as transformações sociais e capazes de conviver e relacionar-se em sociedade e realizando atividades conjuntas. Precisa auxiliar o aluno a compreender o papel do trabalho na formação profissional, entendido como socialmente justo e economicamente viável, ambientalmente sustentável, solidário e igualitário.

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