RECURSOS DA ESCOLA PÚBLICA FRENTE A
DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS
A disciplina de Fundamentos de alfabetização me auxiliou muito no meu estágio de psicopedagogia, onde o objetivo principal do estudo é buscar, comunicar e difundir os encaminhamentos
possíveis na realidade da escola pública estadual gaúcha, a partir das ações efetivadas frente a
situação da defasagem de aprendizagem do aluno X, afim de que se possa desvendar o real
impedimento da aprendizagem por parte do aluno e assim orientar a família na busca de um
diagnóstico especializado buscar tratamento e solução ou diminuir seu atraso de aprendizagem
através de atividades de intervenção pedagógicas.
Após 16 horas de observação da turma e com olhar direcionado aos alunos apontados,
selecionou-se aleatoriamente um dos alunos que apresentava alguma deficiência de aprendizagem,
aqui denominado como Aluno X, para aprofundar a investigação das possíveis intervenções
pedagógicas que poderiam auxilia-lo a superar suas dificuldades de aprendizagem.
Conforme estamos estudando na disciplina, apliquei material Concreto de figuras geométricas em madeira, folha de oficio
colorida, lápis e borracha, fichas de gravuras com desenho das formas geométricas no cotidiano.
A alfabetização é um processo complexo e que não tem idade
certa para acontecer, mas contudo não se dá simplesmente pelo treino de habilidades de
“codificação” e de “decodificação” de símbolos e códigos. Este processo perpassa pela bagagem
cultural que circunda o mundo do aluno, assim como suas experiências sociais, emoções,
sentimentos que estão intimamente ligados a forma como o mesmo se expressa na escrita, na fala e
como realiza a leitura.
Recursos utilizados: Figuras fotocopiadas, cola, tesoura e lápis de cor.
No linck segue relatório final com minhas considerações, que englobam todas as disciplinas:
http://pt.calameo.com/read/0045773887abfa995250f
Nenhum comentário:
Postar um comentário