Maquinaria
escolar x Encantos da modernidade Pedagógica
Com
o texto da maquinaria escolar podemos refletir sobre as etapas de
desenvolvimento humano, sobretudo a infância e suas peculiaridades que começam
a ser incluídas na sociedade, onde podemos visualizar um grande progresso.
Onde
começamos entender a formação da infância ligada as classes sociais, com a
família moderna e práticas educativas voltadas à necessidade de programas do
governo. Nesta abordagem também temos a influência religiosa dos jesuítas que
trouxeram o ensino lutando por modificações e substituições de métodos, já que
as classes ricas eram as dominantes. Assemelhando-se com a autora Clarice que
aborda em seu texto a modernidade que com o passar dos séculos as mudanças
foram ocorrendo.
No
texto de Clarice podemos entender a influencia política, onde municípios precisavam
de planejamento urbano com a população crescente, buscando uma saída adotaram o
turno duplo para os professores devido à escassez de verbas. Podemos observar
Projeto do edifício escolar para o Distrito Federal onde as classes estão
enfileiradas em frente ao quadro negro nos trazendo as lembranças do texto da
maquinaria escolar e do clipe The Wall, onde o professor detém o saber e alunos
são diminuídos e castigados e lhe deviam obediência.
Nos
anos 20 e 30 a escola se reinventa e são apresentadas como o movimento fundador
da modernidade pedagógica no país e percebemos as mudanças através de novas
arquiteturas, extensão das salas de aula incorporando anfiteatros, a
biblioteca, as salas de leitura, o refeitório, os jardins, as "áreas
livres".
Através
dos progressos com o passar dos anos a escola ganhou com as mudanças
curriculares e introduziu o cinema educacional, a rádio educativa, os coros
orfeônicos, a diversidade dos livros didáticos e a disseminação de práticas
pedagógica com a figura de um novo professor.
Essa
cultura escolar é percebida como conjugado de normas e práticas causadas de
acordo com a história por sociedade, governo e determinadas pessoas com
finalidades específicas, que estão incluídas à definição dos saberes a serem
ensinados, das condutas a serem transformadas e de todo uma metodologia não só
de transferência de saberes, mas de alteração de rotinas pedagógicas.
Atualmente,
a criança parece se situar como um sujeito que detêm seu espaço na sociedade,
um indivíduo exigente, questionador, possuidor de mercado consumidor, leis,
programas televisivos e ciências dedicadas a elas. E conclui-se que a idéia de
infância é extremamente moderna.
Nesse
significado, identidade e alteridade andaram unidas como classes sociais e
políticas. O moderno está cheio de incertezas, contradições, indeterminações,
pois algumas pessoas defendem a democratização e outros acreditam mais na
postura autoritária. Pensando na prática pedagógica o moderno e o tradicional
complementa-se.
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