No que
se refere ao Conhecimento de Mundo, fazem parte os objetos: Movimento, Artes
Visuais, Música, Linguagem Oral e Escrita, Natureza e Sociedade e Matemática.
Artes Visuais
A integração entre
os aspectos sensíveis, afetivos, intuitivos, estéticos e cognitivos, assim como
a promoção de interação e comunicação social, conferem um caráter significativo
às artes visuais, e são formas de expressão e comunicação humana que justificam
sua presença na educação infantil. A Educação Infantil organiza sua prática em
torno da aprendizagem em arte, garantindo oportunidades para que a criança
possa desenvolver suas potencialidades, capacidades, competências e
habilidades.
Ao rabiscar,
desenhar, pintar e colar, a criança pode utilizar-se delas para expressar,
comunicar e atribuir sentido a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade.
Nessa área do conhecimento, são elaboradas atividades que possibilitam a
transformação, construção e criação de novos conceitos pela criança. Com base
nesta proposta de trabalho, busca-se:
☺ Exploração de instrumentos e materiais, suas
características, propriedades e possibilidades de manuseio;
☺ Criação de desenhos, pinturas, colagens e
modelagens a partir do próprio repertório das crianças;
☺ Exploração dos espaços bidimensionais e
tridimensionais nas produções artísticas das crianças;
☺
Valorização das produções das crianças, as de outras crianças e as de arte em
geral.
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