segunda-feira, 13 de junho de 2016

Projeto – Jogo do Tudo Embaralhado


Disciplina: Matemática 
Projeto – Jogo do Tudo Embaralhado
9º ano ensino fundamental
Conteúdos Curriculares envolvidos: Simplificação de radicais e expressões algébricas. Avaliação.
Objetivos: Oportunizar um método diferenciado de avaliação dos conhecimentos trabalhados em aula de forma lúdica e reforçar os conteúdos abordados.
Justificativa: Durante muito tempo, a avaliação foi usada como instrumento para classificar e rotular os alunos entre os bons, os que dão trabalho e os que não têm jeito. A prova trimestral, por exemplo, servia como uma ameaça à turma. Felizmente, esse modelo ficou ultrapassado e, atualmente, a avaliação é vista como uma das mais importantes ferramentas à disposição dos professores para alcançar o principal objetivo da escola: fazer todos os estudantes avançarem. Ou seja, o importante hoje é encontrar caminhos para medir a qualidade do aprendizado da garotada e oferecer alternativas para uma evolução mais segura. Através deste quebra-cabeça tudo embaralhado onde o nível de dificuldade de montar a imagem se dá pela sua forma, o estudante é então instigado a resolver os problemas de simplificações envolvendo o estudo dos radicais para cumprir o desafio de ver a imagem do quebra-cabeças.
Execução e resultados: Os alunos receberam as peças e a cartela semi-prontos, ficando a cargo apenas destacar do quebra-cabeças que já vinha tudo embaralhado, e então em duplas e trios resolverem as atividades propostas no verso das peças. Oportunizando uma aprendizagem coletiva e um momento de avaliação diagnóstica do que foi ensinado capacitando ao aluno mais um momento de avançar nos tópicos em que ficou algum ponto nebuloso. Os alunos resolveram todas as atividades propostas mesmo quando já podiam “adivinhar” as peças, assim acabaram usando os resultados sabidos para chegar ao método de simplificação correta dos radicais. Contaram com o apoio da dupla ou trio e muitos vieram até a professora para esclarecer como se dava a correta solução. Foi muito proveitoso e serviu como um fechamento do conteúdo mensal mostrando claramente que os objetivos foram alcançados.
Foi um método de ótimo de propor muitos exercícios sem ser repetitivo, o tradicional “copie e faça”, assim como pode ser feita uma avaliação formativa e diagnostica individual.



Nenhum comentário:

Postar um comentário