segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Ativ. 5-6 Estratégias para desenvolver noções de tempo e de espaço


Estratégias para desenvolver noções de tempo e de espaço ?


Conforme o texto o desenvolvimento do pensamento, na construção e reconstrução de conceitos pessoais e coletivos, contribui significativamente para a formação do sujeito na interação com o outro.
Ao pensar nos potenciais ganhos advindos do coletivo, regulado na cooperação, Santos (2012c, p.103) divaga que “sozinhos, ficamos livres, mas não podemos exercitar a nossa liberdade. Com o grupo, encontramos os meios de multiplicar as forças individuais, mediante a organização”.
O mediador é o investigador que propõe, observa, intervém e acompanha o movimento de construção do conhecimento e do processo de desenvolvimento individual e coletivo das crianças.
“O conhecimento humano é essencialmente coletivo e a vida social constitui um dos fatores essenciais da formação e do crescimento dos conhecimentos pré-científicos e científicos” (PIAGET, 1993, p.17).
Em nossos projetos desenvolvemos justificativa, mapa conceitual, hipóteses, linha do tempo para o desenvolvimento cognitivo nos eixos trabalhados linguagem oral e escrita, artes visuais, natureza e sociedade, matemática, música e movimento.
O respeito às diferenças e à pluralidade parte das ações dos adultos, já que estes são referência para as crianças. O professor deve administrar, em sala de aula, as diferenças de raças, etnias, gêneros, classes sociais, religiões e demais aspectos da singularidade do outro, estando atento para não se omitir e reproduzir discriminações "socialmente aceitas", e sim discuti-las com o grupo, seja por meio de conversa, música, história, ou projeto de trabalho. Desta forma, é importante diversificar as estratégias, propor desafios, comparar, dirigir e estar atento à individualidade das crianças, o que exige atenção e interação direta com elas.
Além da reflexão sobre o desenvolvimento da criança, há a contribuição de novas estratégias de auxílio a ela. Família e escola devem caminhar juntas, numa parceria com objetivos em comum, contribuindo para o processo de ensino-aprendizagem. Para isso, é necessário o acompanhamento sistemático da família.
Essas estratégias favorecem as descobertas, a exposição e argumentação de ideias próprias, estabelecimento de relações, organização do pensamento, aprender a situar-se e localizar-se espacialmente, formular e comunicar procedimentos de resoluções de problemas adequados à faixa etária da criança. Essas ações educativas ampliam a visão de mundo da criança, contribuindo para a percepção da utilidade dos eixos trabalhados em seu cotidiano.
Segundo o texto, é nesse coletivo que nos valemos da metodologia da construção da maquete com suas distintas etapas, para refletirmos sobre se trabalhar a partir do coletivo e não do individual, tomando essa decisão embasados pelos estudos piagetianos (1996; 1998) que demonstram os ganhos quando de um trabalho em grupo baseado pela cooperação.



Foto da construção da linha do tempo do Projeto água do nível A de 4 a 5 anos- idade.

Mapa Conceitual do Projeto Água.




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