Estratégias para desenvolver noções de tempo e de espaço ?
Conforme o texto o desenvolvimento do pensamento, na construção e reconstrução de conceitos
pessoais e coletivos, contribui significativamente para a formação do sujeito
na interação com o outro.
Ao pensar nos potenciais ganhos advindos do coletivo,
regulado na cooperação, Santos (2012c, p.103) divaga que “sozinhos, ficamos
livres, mas não podemos exercitar a nossa liberdade. Com o grupo, encontramos
os meios de multiplicar as forças individuais, mediante a organização”.
O mediador é
o investigador que propõe, observa, intervém e acompanha o movimento de
construção do conhecimento e do processo de desenvolvimento individual e
coletivo das crianças.
“O conhecimento humano é essencialmente coletivo e a vida
social constitui um dos fatores essenciais da formação e do crescimento dos
conhecimentos pré-científicos e científicos” (PIAGET, 1993, p.17).
Em nossos projetos desenvolvemos justificativa, mapa
conceitual, hipóteses, linha do tempo para o desenvolvimento cognitivo nos
eixos trabalhados linguagem oral e escrita, artes visuais, natureza e
sociedade, matemática, música e movimento.
O respeito
às diferenças e à pluralidade parte das ações dos adultos, já que estes são
referência para as crianças. O professor deve administrar, em sala de aula, as
diferenças de raças, etnias, gêneros, classes sociais, religiões e demais
aspectos da singularidade do outro, estando atento para não se omitir e
reproduzir discriminações "socialmente aceitas", e sim discuti-las
com o grupo, seja por meio de conversa, música, história, ou projeto de
trabalho. Desta forma, é importante diversificar as estratégias, propor
desafios, comparar, dirigir e estar atento à individualidade das crianças, o
que exige atenção e interação direta com elas.
Além da
reflexão sobre o desenvolvimento da criança, há a contribuição de novas
estratégias de auxílio a ela. Família e escola devem caminhar juntas, numa
parceria com objetivos em comum, contribuindo para o processo de
ensino-aprendizagem. Para isso, é necessário o acompanhamento sistemático da
família.
Essas estratégias
favorecem as descobertas, a exposição e argumentação de ideias próprias,
estabelecimento de relações, organização do pensamento, aprender a situar-se e
localizar-se espacialmente, formular e comunicar procedimentos de resoluções de
problemas adequados à faixa etária da criança. Essas ações educativas ampliam a
visão de mundo da criança, contribuindo para a percepção da utilidade dos eixos
trabalhados em seu cotidiano.
Segundo o texto, é nesse coletivo que nos valemos da metodologia
da construção da maquete com suas distintas etapas, para refletirmos sobre se
trabalhar a partir do coletivo e não do individual, tomando essa decisão
embasados pelos estudos piagetianos (1996; 1998) que demonstram os ganhos
quando de um trabalho em grupo baseado pela cooperação.
Foto da construção da linha do tempo do Projeto água do
nível A de 4 a 5 anos- idade.
Mapa Conceitual do Projeto Água.
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