sábado, 27 de maio de 2017

DISCUTINDO SOBRE A LDBEN


DISCUTINDO SOBRE A LDBEN


Atualmente trabalho na educação infantil em consonância com o que prevê a Legislação, com a filosofia da Organização e comprometido com a ação pedagógica estabelecida, atende crianças de zero a cinco anos, oriundas de famílias de trabalhadores da indústria.
Acredito que a mudança é sempre válida e sucessivamente há aspectos positivos e negativos, e podemos refletir e aprender com a modificação.  Desde que a sociedade possa participar e construir essa nova legislação junto com nossas políticas públicas.
As crianças precisam crescer no exercício desta capacidade de pensar, indagar-se e de indagar, de duvidar, de experimentar hipóteses de ação, de programar e de não apenas seguir os programas a elas, mais do que propostos, impostos. As crianças precisam ter assegurado o direito de aprender a decidir, o que se faz decidindo. Se as liberdades não se constituem entregues a si mesmas, mas na sua assunção ética de necessários limites, não se faz sem riscos a serem corridos por elas e pela autoridade ou autoridades com que dialeticamente se relacionam (FREIRE, 1997, p. 58-59).
A avaliação formativa consiste na investigação de qual é o "patamar" de desenvolvimento da criança, tendo em vista orientar a programação do seu atendimento, ou seja, as atividades de ensino.
As atividades podem ser motivadoras e desafiadoras. Podem propiciar a evolução contínua a outros patamares de conhecimento e facilitar à criança progredir na aprendizagem.
De acordo com a LDB, artigo 31:
[...] a avaliação far-se-á mediante o acompanhamento e registro do seu desenvolvimento, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao Ensino Fundamental.


Um comentário:

  1. Oi Cláudia, é o tutor Pablo de OEF. Concordo contigo, a avaliação devo nos dar o subsídio para construir nossas propostas pedagógicas junto aos estudantes. Conforme a LDBEN, o ensino deve gerar autonomia nos estudantes e também acho que isso só é alcançado com a liberdade de errar e acertar, ou seja, assumindo os riscos que a liberdade possui.

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