quinta-feira, 1 de junho de 2017

Organização da Escola

Organização da Escola
ATIVIDADE 2
1-Recorte os indicadores abaixo e cole-os nos seus devidos lugares (gestão democrática ou gestão patrimonialista) no quadro logo a seguir. São 17 indicadores (nove deles caracterizam um tipo de gestão escolar e oito deles o outro).

INDICADORES DE GESTÃO DEMOCRÁTICA E GESTÃO PATRIMONIALISTA
Gestão democrática
Gestão patrimonialista
UTILIZAÇÃO DA ESCOLA COMO ESPAÇO PÚBLICO
UTILIZAÇÃO DA ESCOLA COMO ESPAÇO PRIVADO
EXISTÊNCIA DE INSTRUMENTOS DE CONTROLE SOCIAL DO PODER NA GESTÃO DA ESCOLA
INEXISTÊNCIA DE INSTRUMENTOS DE CONTROLE SOCIAL DO PODER NA GESTÃO DA ESCOLA
ACESSO DA COMUNIDADE ESCOLAR ÀS DECISÕES NA GESTÃO DA ESCOLA
UTILIZAÇÃO DE FUNÇÃO PÚBLICA PARA OBTER ACESSO PRIVILEGIADO ÀS DECISÕES
TRANSPARÊNCIA NA PRESTAÇÃO DE CONTAS
AUSÊNCIA DE TRANSPARÊNCIA NA PRESTAÇÃO DE CONTAS
CRITÉRIOS IMPESSOAIS, OBJETIVOS E UNIVERSAIS NA GESTÃO DOS RECURSOS DA ESCOLA
CRITÉRIOS PESSOAIS E/OU PARTICULARISTAS NA GESTÃO DOS RECURSOS DA ESCOLA
ACESSO À INFORMAÇÃO PELA COMUNIDADE ESCOLAR
BUROCRATIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO
MEDIAÇÕES INSTITUCIONAIS ENTRE SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E ESCOLA
AUSÊNCIA DE MEDIAÇÕES INSTITUCIONAIS ENTRE A ESCOLA E ÓRGÃOS ADMINISTRATIVOS DO SISTEMA DE ENSINO
EQUIVALÊNCIA ENTRE DECISÕES E REALIDADE SOCIAL DA ESCOLA
DISPARIDADE ENTRE AS DECISÕES E A REALIDADE SOCIAL DA ESCOLA
QUADRO BASEADO EM: BATISTA, Neusa Chaves (2002). Democracia e Patrimonialismo: dois princípios em confronto na gestão da escola pública municipal de Porto Alegre. POA/UFRGS/PPGS (Dissertação de Mestrado)

2- Depois de colar cada um dos indicadores no quadro, destaque: 01 indicador de gestão democrática e 01 indicador de gestão patrimonialista comparem-os e escreva, a seguir, por que motivo são práticas de gestão escolar incompatíveis.

Gestão democrática
ACESSO DA COMUNIDADE ESCOLAR ÀS DECISÕES NA GESTÃO DA ESCOLA


Conselho Escolar (CPM)
            O Conselho Escolar, espaço representativo dos segmentos da comunidade escolar, da democracia participativa e da capacitação política e formação de lideranças, tem como função intensificar as práticas consultivas, deliberativas e fiscalizadoras nas questões pedagógicas, administrativas e financeiras. Trabalhando em conjunto com a direção e comunidade escolar para sanando dificuldades encontradas na escola, sejam de origem pedagógica, financeira ou administrativa. Procurando dar destino correto aos recursos financeiros, visando sempre o bem-estar dos educandos.
Conselho De Classe Participativo
            No Conselho de classe participativo a Equipe Diretiva e os Professores colocam os pais e alunos a par do que foi conversado no conselho de classe, reavaliando a ação pedagógica que está sendo desenvolvida e estabelecendo metas para o avanço da aprendizagem.


Gestão patrimonialista
AUSÊNCIA DE TRANSPARÊNCIA NA PRESTAÇÃO DE CONTAS
  

Um gestor que decide os aceites de decisões, definindo as demandas conforme acredita, não existindo parecer da comunidade escolar e de uma prestação de contas a essa comunidade, não podemos entender como democrático, pois sem transparência com dinheiro público poderá haver manipulação. A ausência de transparência na prestação de contas separa a informação, participação, conhecimento e a conexão da comunidade escolar, assim o gestor aparece como transmissor do bem público, como alguma pessoa que não confirma transparência nas suas atuações.

A gestão patrimonialista origina-se do patriarcalismo e, com ele, do poder doméstico organizado nas sociedades medievais. Caracteriza-se por uma gestão estritamente firmada pela tradição onde o gestor toma decisões conforme seu prazer, sua simpatia ou sua antipatia, e de acordo com pontos de vista puramente pessoais, sobretudo suscetíveis de se deixarem influenciar por preferências também pessoais. A administração do Estado e suas instituições, sob o princípio do patrimonialismo é uma questão puramente pessoal do gestor público, inexistindo, por este motivo, uma clara diferenciação entre as esferas pública e privada ( Weber, 1989)

Um princípio básico de uma gestão democrática é a separação plena do quadro administrativo e os meios administrativos e de produção. Isto significa dizer, que os funcionários, empregados e trabalhadores a serviço de uma organização pública não são proprietários dos meios materiais de administração e produção, mas remunerados em espécie ou dinheiro, e estão sujeitos à prestação de contas (Weber, 1989,1991).

Nenhum comentário:

Postar um comentário