Organização da Escola
ATIVIDADE 2
1-Recorte
os indicadores abaixo e cole-os nos seus devidos lugares (gestão democrática ou
gestão patrimonialista) no quadro logo a seguir. São 17 indicadores (nove deles
caracterizam um tipo de gestão escolar e oito deles o outro).
INDICADORES
DE GESTÃO DEMOCRÁTICA E GESTÃO PATRIMONIALISTA
Gestão democrática
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Gestão patrimonialista
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►UTILIZAÇÃO DA ESCOLA COMO ESPAÇO PÚBLICO
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►EXISTÊNCIA DE INSTRUMENTOS DE CONTROLE SOCIAL DO PODER
NA GESTÃO DA ESCOLA
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►ACESSO DA COMUNIDADE ESCOLAR ÀS DECISÕES NA GESTÃO DA
ESCOLA
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►TRANSPARÊNCIA NA PRESTAÇÃO DE CONTAS
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►CRITÉRIOS IMPESSOAIS, OBJETIVOS E UNIVERSAIS NA GESTÃO
DOS RECURSOS DA ESCOLA
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►ACESSO À INFORMAÇÃO PELA COMUNIDADE ESCOLAR
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►MEDIAÇÕES INSTITUCIONAIS ENTRE SECRETARIA DE EDUCAÇÃO,
CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E ESCOLA
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►EQUIVALÊNCIA ENTRE DECISÕES E REALIDADE SOCIAL DA ESCOLA
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QUADRO BASEADO
EM: BATISTA, Neusa Chaves (2002). Democracia
e Patrimonialismo: dois princípios em confronto na gestão da escola pública
municipal de Porto Alegre. POA/UFRGS/PPGS (Dissertação de Mestrado)
2-
Depois de colar cada um dos indicadores no quadro, destaque: 01 indicador de
gestão democrática e 01 indicador de gestão patrimonialista comparem-os e escreva,
a seguir, por que motivo são práticas de gestão
escolar
incompatíveis.
Gestão democrática
ACESSO DA COMUNIDADE
ESCOLAR ÀS DECISÕES NA GESTÃO DA ESCOLA
Conselho Escolar (CPM)
O Conselho Escolar, espaço
representativo dos segmentos da comunidade escolar, da democracia participativa
e da capacitação política e formação de lideranças, tem como função
intensificar as práticas consultivas, deliberativas e fiscalizadoras nas
questões pedagógicas, administrativas e financeiras. Trabalhando em
conjunto com a direção e comunidade escolar para sanando dificuldades
encontradas na escola, sejam de origem pedagógica, financeira ou
administrativa. Procurando dar destino correto aos recursos financeiros,
visando sempre o bem-estar dos educandos.
Conselho De Classe
Participativo
No Conselho de classe participativo
a Equipe Diretiva e os Professores colocam os pais e alunos a par do que foi
conversado no conselho de classe, reavaliando a ação pedagógica que está sendo
desenvolvida e estabelecendo metas para o avanço da aprendizagem.
Gestão patrimonialista
AUSÊNCIA DE
TRANSPARÊNCIA NA PRESTAÇÃO DE CONTAS
Um gestor que decide os aceites de decisões, definindo as
demandas conforme acredita, não existindo parecer da comunidade escolar e de
uma prestação de contas a essa comunidade, não podemos entender como
democrático, pois sem transparência com dinheiro público poderá haver
manipulação. A ausência de transparência na prestação de contas separa a informação,
participação, conhecimento e a conexão da comunidade escolar, assim o gestor
aparece como transmissor do bem público, como alguma pessoa que não confirma
transparência nas suas atuações.
A gestão patrimonialista origina-se do patriarcalismo e, com ele, do poder doméstico organizado nas sociedades medievais. Caracteriza-se por uma gestão estritamente firmada pela tradição onde o gestor toma decisões conforme seu prazer, sua simpatia ou sua antipatia, e de acordo com pontos de vista puramente pessoais, sobretudo suscetíveis de se deixarem influenciar por preferências também pessoais. A administração do Estado e suas instituições, sob o princípio do patrimonialismo é uma questão puramente pessoal do gestor público, inexistindo, por este motivo, uma clara diferenciação entre as esferas pública e privada ( Weber, 1989)
Um princípio básico de uma gestão democrática é a separação plena do quadro administrativo e os meios administrativos e de produção. Isto significa dizer, que os funcionários, empregados e trabalhadores a serviço de uma organização pública não são proprietários dos meios materiais de administração e produção, mas remunerados em espécie ou dinheiro, e estão sujeitos à prestação de contas (Weber, 1989,1991).
A gestão patrimonialista origina-se do patriarcalismo e, com ele, do poder doméstico organizado nas sociedades medievais. Caracteriza-se por uma gestão estritamente firmada pela tradição onde o gestor toma decisões conforme seu prazer, sua simpatia ou sua antipatia, e de acordo com pontos de vista puramente pessoais, sobretudo suscetíveis de se deixarem influenciar por preferências também pessoais. A administração do Estado e suas instituições, sob o princípio do patrimonialismo é uma questão puramente pessoal do gestor público, inexistindo, por este motivo, uma clara diferenciação entre as esferas pública e privada ( Weber, 1989)
Um princípio básico de uma gestão democrática é a separação plena do quadro administrativo e os meios administrativos e de produção. Isto significa dizer, que os funcionários, empregados e trabalhadores a serviço de uma organização pública não são proprietários dos meios materiais de administração e produção, mas remunerados em espécie ou dinheiro, e estão sujeitos à prestação de contas (Weber, 1989,1991).
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