Quais são os elementos fundamentais à gestão democrática escolar? Estes elementos estão presentes no cotidiano na escola em que você trabalha?
A Resolução do Conselho Nacional de Educação nº1, de 07 de abril de 1999, determina orientações para elaboração da proposta pedagógica a ser adotada pelas instituições de Educação Infantil, seguindo os princípios: Éticos da autonomia, da Responsabilidade, da Solidariedade e do Respeito ao Bem Comum; Políticos dos Direitos e Deveres de Cidadania, do Exercício da Criticidade e do Respeito à Ordem Democrática; Estéticos da Sensibilidade, da Criatividade, da Ludicidade e da Diversidade de Manifestações Artísticas e Culturais. Nesse sentido, percebe-se que o Projeto Político Pedagógico está relacionado com a organização do trabalho desenvolvido na escola, tendo como base os princípios educativos sinalizados pelo Conselho Nacional de Educação.
Assim, as crianças descobrem a possibilidade de se desenvolver e de se apropriar das conquistas, desenvolvendo sua autonomia. Com as diferentes situações de aprendizagem, as crianças aprendem a expressar suas ideias, sentimentos, necessidades e desejos, avançando no processo de construção de significados (Parâmetros Curriculares Nacionais, 1997).
Os elementos encontram-se com a passagem da heteronomia para a autonomia, pressupõe recursos internos (afetivos e cognitivos) e externos (sociais e culturais). Para que as crianças possam aprender a gerenciar suas ações e julgamentos conforme princípios outros que não o da simples obediência, e para que possam ter noção da importância da reciprocidade e da cooperação numa sociedade que se propõe a atender o bem comum, é preciso que exercitem o autogoverno, usufruindo de gradativa independência para agir, tendo condições de escolher e tomar decisões, participando do estabelecimento de regras e sanções (os combinados).
Dessa forma, brincando, a criança conhece e explora as manifestações culturais, além de expressar emoções e pensamentos, aprendendo, assim, a respeitar e valorizar a diversidade (Parâmetros Curriculares Nacionais, 1997). Acredita-se que o envolvimento das crianças com ações pedagógicas permitem o desenvolvimento de uma imagem positiva de si, descobrindo e conhecendo seu próprio corpo com possibilidades e limitações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário