A
divisão do conhecimento em disciplinas erra por não apresentar um aprendizado
do contexto e toda sua complexidade, corroborando para a promoção do debate
sobre a política educacional para a educação contemporânea.
Trazendo o entendimento e
reflexão que as pessoas e o mundo evoluíram com o passar do tempo, com a troca
de experiência, obtido através da
prática ou da vivência e prenunciando incertezas nesta evolução. Assim a
angustia, conflito e essencial busca de instruir o aluno a compartilhar,
instigar e ampliar seu conhecimento. Consciente da cidadania a partir da
compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia,
das artes e dos valores que se fundamenta a sociedade. Assim, procura colocar
as afinidades e semelhanças das relações entre as pessoas e o conjunto em
atenção a identificação originária dos erros e das ilusões, considerando as
diferenças e os dificuldades socioculturais nos dias de hoje. O erro e a fantasia
são para o autor os caminhos da
educação pós-moderno, percebe-se os múltiplos exemplos do conhecimento terminam
por ofuscar o oportuno aprendizado.
“A complexidade humana
não poderia ser compreendida dissociada dos elementos que a constituem: todo
desenvolvimento verdadeiramente humano significa o desenvolvimento conjunto das
autonomias individuais, das participações comunitárias e do sentimento de
pertencer à espécie humana. (MORIN, 2000, p. 55).”
Notamos a apreensão do autor com o amanhã, instigando o ensino, expressando
o desejo de formar o cidadão para o mundo na convivência social e profissional,
também se preocupa com a sua formação como indivíduo que possui sentimentos,
cultura e valores pessoais. É justamente este significado e essa valorização do
sujeito que a escola tenta desenvolver através de seus projetos, resgatando a
finalidade humana da escola, interligando o sujeito ao meio.
Referência:
MORIN,
Edgar. As cegueiras do conhecimento: o erro e a ilusão. In: Os Sete
Saberes Necessários à Educação do Futuro. 5 ed. São Paulo: Cortez; Brasília:
DF; UNESCO, 2002, p. 18-27. Disponível em:
https://moodle.ufrgs.br/pluginfile.php/2216491/mod_resource/content/1/AS%20CEGUEIRAS%20DO%20CONHECIMENTO.pdf Acesso
em 18 de novembro 2017.
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