segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

Analisando frase psicológicas e epistemológicas



Análise das frases


Analisando as frases seguintes, busco identificar as concepções pedagógicas, psicológicas e epistemológicas que elas aparecem:

 1. Professor Ensino Médio: “[A inteligência] nasce com o homem, eu acho. Ela pode ser desenvolvida, mas ela não pode ser, digamos, adquirida. [...]. Acho que ela nasce, uns com mais, outros com menos; ela pode ser desenvolvida, mas acho que ela já vem, acho que a gente já vem com isso”. (BECKER, F. Epistemologia do professor de matemática. Ed. Vozes)
R: Entendo que equivale o modelo de epistemologia apriorista, visto que o homem já atém o conhecimento, é uma pedagogia não diretiva e parte de uma percepção psicológica onde o estímulo não tem interferência sobre o aluno, ou seja, R→E.

 2. Professora de quarta série do ensino fundamental: “Eu acho que são todos esses estímulos, isso que o professor faz, de mostrar as coisas [...]. Porque, por exemplo, se ela nunca sentiu o cheiro de uma maçã tu não vai conseguir ter dentro de ti a noção do cheiro da maçã, então alguém vai ter que mostrar para ti ou fazer tu sentir o cheirinho da maçã, aí é que tu vai ter isso construído [sic] dentro de ti. Então, eu acho que é isso que nós fazemos; nós mais ou menos mostramos a “maçã”, digamos, assim”. (BECKER, F. Epistemologia do professor de matemática. Ed. Vozes)
R: Entendo que equivale o modelo de epistemologia empirista, consistir em estímulo que interfere na resposta, logo é o modelo de uma pedagogia diretiva, com um olhar psicológica percebo que é preciso existir estímulo para que aconteça um retorno, então R←E.

 3 Professor de Ensino Fundamental e Médio: “O professor é transmissor de conhecimento. [...] mas o conhecimento, a experiência, isso não se transmite [...]. Para a escola se tornar realmente um lugar onde se aprenda matemática, tem que passar por uma grande reformulação que vai desde proporcionar as experiências básicas fundamentais... o aluno tem que ter aquele momento da vida dele para vivenciar isso, a escola teria que ser um ambiente de experimentação, praticamente um laboratório o tempo todo.” (BECKER, F. Epistemologia do professor de matemática. Ed. Vozes)
R: Entendo como pedagogia relacional, em que o aluno aprenderá alguma coisa com a construção do conhecimento acontece de modo construtivista, assim, aluno e professor estabelecem uma relação recíproca no método de aprendizagem. Psicologicamente é R←→E.

 4. Professora de Ensino Fundamental: “Quando tu abraças uma árvore, tens a noção perfeita do que será futuramente um cilindro, aquele tronco, [noção] do que seja uma circunferência; [...] a árvore serrada te dá o contorno de uma esfera... Creio que a criança pode ter muita facilidade para a matemática quando ela tem experiências desse tipo”. (BECKER, F. Epistemologia do professor de matemática. Ed. Vozes)
R: Entendo como construtivista, logo, aluno e professor estabelecem uma relação recíproca no método de aprendizagem. Psicologicamente é R←→E.

5. “Isso aí [conhecimento matemático] tem um pouco de tudo, é uma arte, é principalmente talento da pessoa de [...] conectar um fato com outro e descobrir: ‘Bah, mas esses dois somados dão essa consequência aqui’. [...] isso é muito difícil ensinar. Poucas pessoas realmente conseguem. A minha opinião sobre isso, é que tu consegues ensinar se a pessoa tem talento. [...] E querer formar muitos matemáticos de boa qualidade, simplesmente achando que a questão é ensinar para muitas pessoas matemática, não é uma boa política realmente não dá, não adianta muito.” (BECKER, F. Epistemologia do professor de matemática. Ed. Vozes)

R: Entendo que faz parte de uma pedagogia não diretiva, em que analiso visivelmente na frase, porque a mesma manifestada a obrigação de o aluno já ter antecipadamente uma competência e habilidade, em que o apriorismo se percebe no modelo epistemológico. Em psicologia identifico como sendo R→E.

Ref.
Becker, Fernando.

      Educação e construção do conhecimento/Fernando Becker.-2.ed.-Porto          Alegre:Penso,2012 - 200p.;23cm.

Nenhum comentário:

Postar um comentário