segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

Tania B. I. Marques, Lino de Macedo teorias de Jean Piaget e Paulo Freire



Texto aborda sobre o tema a  Epistemologia genética" de Tania B. I. Marques, inicia explicando os termos epistemologia é teoria da ciência ou o estudo do conhecimento científico. Genética na área da biologia e na origem do conhecimento genético. Traz um a experiência e pesquisa do Piaget quando jovem na área de avaliação do conhecimento das crianças, com alegações muito parecidas entre o grupo de pesquisa que serviu de base para constituição seu método clinico.
Apresentou alguns conceitos importantes como a Abstração empírica/abstração reflexionante, Assimilação/acomodação/adaptação, equilibração, Estrutura e Esquema, Inteligência. Para Piaget, a gênese das estruturas de aprendizagem, é esclarecida pela construção, surgindo o construtivismo mediante influência mútua extrema entre sujeito e objeto. Abordando os estágios do desenvolvimento, assunto qual contribui no glossário e também aparece no texto DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM de Jean Piaget, e também fala sobre sua experiência do estudo na ampliação do conhecimento das estruturas cognitivas. Exemplificando as formas parecidas de pensar das crianças. Apresentando a conclusão do seu estudo, que a aprendizagem é provável simplesmente quando existe uma assimilação ativa.
Para Piaget (1976, p. 37), a construção de estruturas cognitivas só é possível por meio da ação, transformação e estabelecimento de relações, pois, “conhecer um objeto é agir sobre ele e transformá-lo, apreendendo os mecanismos dessa transformação, vinculados com as ações transformadoras. Conhecer é, pois, assimilar o real às estruturas de transformações”.
O escrito de Lino de Macedo, é a respeito do construtivismo e sua função educacional, contrastando com uma visão não-construtivista. Trazendo a reflexão das mudanças e transformações na família de hoje, com o trabalho e as demandas da casa o tempo é curto para dar atenção para os filhos, que a violência e tamanha que não temos mais contato nem com o vizinho, que os conflitos entre colegas e familiares é corriqueiro, e nos afastam das pessoas. E possuímos uma tecnologia que facilita nosso di-a-dia, e nos distancia de uma perspectiva construtivista. Permite-nos pensar na escola mais construtivista e de forma está a postura do professor? De como se trabalha com os materiais de ensino? E como os alunos de hoje são protagonistas e ativos em sala de aula, questionadores e não ficam satisfeitos com qualquer resposta. Eu amei este texto, vai de encontro com tudo aquilo que acredito, planejar uma aula alternativa com inovação e qualidade, que instigue o aluno a pesquisar e construir seu conhecimento.
Achei muito interessante o vídeo que realiza uma comparação do que representa um auditório e o que é um laboratório. Becker nos descreve que as escolas em nosso pais, o Brasil, embora não enxergamos são auditórios, local que os indivíduos chegam, sentam, ouvem e deste ou daquele modo vão adquirindo conhecimento. 
Também aborda as teorias de Jean Piaget e Paulo Freire, expressando que as escolas necessitam ser laboratórios, com períodos de experiências e o educando constituindo-se ativo, deste modo aprenderá algo a partir da construção de seu conhecimento, seja por ações ou por pensamentos

Com estas comparações necessitamos refletir em nossas práticas em sala de aula buscando se reinventar e renovar a cada dia, buscando alunos protagonista e ativos.

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