Texto aborda sobre o tema
a Epistemologia genética" de Tania B. I. Marques, inicia
explicando os termos epistemologia é teoria da ciência ou o estudo do
conhecimento científico. Genética na área da biologia e na origem do
conhecimento genético. Traz um a experiência e pesquisa do Piaget quando jovem
na área de avaliação do conhecimento das crianças, com alegações muito
parecidas entre o grupo de pesquisa que serviu de base para constituição seu
método clinico.
Apresentou alguns
conceitos importantes como a Abstração empírica/abstração reflexionante,
Assimilação/acomodação/adaptação, equilibração, Estrutura e Esquema,
Inteligência. Para Piaget, a gênese das estruturas de aprendizagem, é
esclarecida pela construção, surgindo o construtivismo mediante influência
mútua extrema entre sujeito e objeto. Abordando os estágios do desenvolvimento,
assunto qual contribui no glossário e também aparece no texto DESENVOLVIMENTO E
APRENDIZAGEM de Jean Piaget, e também fala sobre sua experiência do estudo na
ampliação do conhecimento das estruturas cognitivas. Exemplificando as formas
parecidas de pensar das crianças. Apresentando a conclusão do seu estudo, que a
aprendizagem é provável simplesmente quando existe uma assimilação ativa.
Para Piaget (1976, p.
37), a construção de estruturas cognitivas só é possível por meio da ação,
transformação e estabelecimento de relações, pois, “conhecer um objeto é agir
sobre ele e transformá-lo, apreendendo os mecanismos dessa transformação,
vinculados com as ações transformadoras. Conhecer é, pois, assimilar o real às
estruturas de transformações”.
O escrito de Lino de
Macedo, é a respeito do construtivismo e sua função educacional, contrastando
com uma visão não-construtivista. Trazendo a reflexão das mudanças e transformações
na família de hoje, com o trabalho e as demandas da casa o tempo é curto para
dar atenção para os filhos, que a violência e tamanha que não temos mais
contato nem com o vizinho, que os conflitos entre colegas e familiares é
corriqueiro, e nos afastam das pessoas. E possuímos uma tecnologia que facilita
nosso di-a-dia, e nos distancia de uma perspectiva construtivista. Permite-nos
pensar na escola mais construtivista e de forma está a postura do professor? De
como se trabalha com os materiais de ensino? E como os alunos de hoje são
protagonistas e ativos em sala de aula, questionadores e não ficam satisfeitos
com qualquer resposta. Eu amei este texto, vai de encontro com tudo aquilo que
acredito, planejar uma aula alternativa com inovação e qualidade, que instigue
o aluno a pesquisar e construir seu conhecimento.
Achei muito interessante
o vídeo que realiza uma comparação do que representa um auditório e o que é um
laboratório. Becker nos descreve que as escolas em nosso pais, o Brasil, embora
não enxergamos são auditórios, local que os indivíduos chegam, sentam, ouvem e deste
ou daquele modo vão adquirindo conhecimento.
Também aborda as teorias
de Jean Piaget e Paulo Freire, expressando que as escolas necessitam ser
laboratórios, com períodos de experiências e o educando constituindo-se ativo,
deste modo aprenderá algo a partir da construção de seu conhecimento, seja por ações
ou por pensamentos
Com estas comparações necessitamos
refletir em nossas práticas em sala de aula buscando se reinventar e renovar a
cada dia, buscando alunos protagonista e ativos.
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