1-O que foi realizado?
Projeto: Eu não curto preconceito.
O presente projeto surgiu durante as semanas de ouvidorias e pesquisas sobre situações problemas. Os mesmos tiveram que escolher um assunto e propor soluções para resolvê-los. Partindo disso, a maior parte da turma fez relatos sobre vários tipos de preconceito e situações bullying que já sofreram devido às diferenças étnicas e raciais, religiosas, físicas, financeira, e sexuais.
“A única arma para melhorar o planeta é a Educação com ética. Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor da pele, por sua origem, ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar.” MANDELA, NELSON.
O principal foco do projeto é conscientizar os colegas, pais, educadores e comunidade sobre a importância em dizer não a qualquer forma de preconceito, visto que esse assunto é cada vez mais presente no cotidiano de todos nós. Pessoas sofrendo e até mesmo abdicando de uma vida social, porque não são aceitas por uma sociedade que ainda não mudou seu conceito e o “pré-conceito” em pleno ano de 2018.
2. Quais tecnologias foram utilizadas?
Tecnologias Educativas (Robótica, Ciência e Criação) Integrado com esporte e cultura e artes, Letramento científico ( terra, universo, ser humano e saúde).
Temática - Robótica e Ciência
- Competências a serem desenvolvidas:
* Criar estratégias para resolver situações problema utilizando os materiais tecnológicos e empreendendo ações para aplicação em seu meio próximo.
- Habilidades a serem desenvolvidas:
* Reconhecer e aplicar os conceitos básicos de robótica.
* Desenvolver a motricidade fina, a concentração e a observação.
* Construir novas atitudes a partir das experiências vivenciadas na robótica.
* Cooperar em trabalhos de equipe.
* Mobilizar os conhecimentos construídos em prol da resolução de problemas individuais e coletivos.
3-Quais os resultados dessa experiência?
Culminância (Fechamento do projeto, relacionado às hipóteses das crianças):
A culminância do projeto será apresentação de uma dança sobre o preconceito, onde convidaremos a escola de educação especial Aracy para participar. Estão na fase de ensaios e a música foi escolhida pelos alunos.
Avaliação ocorrerá em um processo sistemático, contínuo e processual, o Educador mediando constantemente o ato educativo através de muita observação e registros. Por considerar a avaliação como um processo contínuo, ela acontece através da verificação do desenvolvimento das atividades e das ações propostas para saber se estão ou não contribuindo para a mudança de atitudes e comportamentos. Ao final de cada semestre o aluno constrói sua auto avaliação, refletindo sobre o seu desenvolvimento.
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